Primeira reunião da Comissão que analisa acidente na SP-75 irá oficiar Artesp e Colinas

Encontro ocorrido segunda-feira definiu membros da comissão e as próximas ações do grupo, que deverá ser aberto à participação da população
15035.jpg

A Comissão de Representação formada com o objetivo de interceder junto a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e órgãos competentes providências visando diminuir o número de acidentes que ocorrem na Rodovia SP-75 esteve reunida pela primeira vez segunda-feira (24), na Sala de Reuniões da Câmara de Indaiatuba.

A reunião serviu para definir os membros da Comissão e as primeiras ações do grupo. O vereador Gervásio da Silva preside a Comissão; Antônio Sposito Junior (Toco Croissant) é o relator; Bruno Ganem e César Djalma de Oliveira (César da Cidade do Sol) são os demais membros.

Na reunião, acompanhada pelo advogado Dr. Willian dos Santos, do Departamento Jurídico da Câmara, a Comissão definiu algumas ações que visam buscar dados sobre todos os acidentes ocorridos na SP-75, nos trechos que delimitam o Município de Indaiatuba, e que vai do KM 47 ao KM 63, entre as cidades de Campinas e Salto.

Através de ofícios, a comissão definiu que solicitará o contrato da concessionária Rodovia das Colinas junto à Artesp e a própria concessionária para análise dos vereadores. “Decidimos solicitar esse documento junto aos dois órgãos para que os dois apontem o contrato e queremos, com ele em mãos, analisar o que cabe à concessionária, saber dos investimentos que devem e estão sendo feitos e das ações que devem ser cumpridas, sob pena de se perder a concessão”, aponta Gervásio.

O presidente da Comissão também decidiu com o grupo solicitar dados como o número de acidentes ocorridos nesse trecho nos últimos 36 meses, separados por colisões, atropelamentos e acidentes com vítimas fatais. “Também queremos saber os trechos com maiores índices de acidentes e os horários em que eles mais ocorrem; enfim; fazer uma análise da Rodovia SP75 em termos de segurança para os usuários”.

Gervásio também propôs abrir as reuniões para a população, que poderá oferecer à comissão dados sobre a Rodovia. “As pessoas deverão se inscrever com antecedência e faremos uma espécie de Palavra Livre, dando voz aos usuários”, explica Gervásio.

A Comissão também fará oitivas para ouvir diretores da Artesp e da Rodovia das Colinas, além de outros órgãos, como a Polícia Rodoviária. Conforme explica o advogado William Santos, a Comissão não pode colocar prazo para que os órgãos oficiados respondam aos questionamentos, mas nos ofícios, a Comissão irá declarar que tem 90 dias para terminar os trabalhos e que, portanto, solicita as informações com urgência.

A formação da Comissão foi votada em Plenário no dia 30 de junho, mas a publicação na Imprensa Oficial do Munícipio, ocorreu apenas no dia 15 de agosto a pedido do vereador Gervásio e em função do recesso parlamentar de julho, na Câmara. A partir de 15 de agosto, portanto, os vereadores têm 90 dias para concluir os trabalhos.

“A partir das respostas aos ofícios, iremos marcar nossa próxima reunião, definindo a pauta do encontro que será aberto a toda a imprensa e também à participação da população”, afirma Gervásio.

A Assessoria de Comunicação Social da Câmara ficou responsável por dar ampla publicidade a esta data, em que todos da comissão irão analisar os documentos, ouvir autoridades e população; além de definir os próximos passos da Comissão.

“Não é mais possível perdermos vidas nessa rodovia e por isso precisamos agir”, afirma o vereador Toco, que todos os dias utiliza a SP75, assim como muitos indaiatubanos, que constantemente, acompanham pelas manchetes de jornais, meios eletrônicos (blogs e sites) e redes sociais, histórias de graves acidentes nessa Rodovia, alguns com vítimas fatais. “Pessoas que perdem a vida por imprudência de quem? Queremos saber”, enfatiza Gervásio.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI