Sessão ganha cronômetro e aprova cinco projetos

Equipamento é programado e vereador pode acompanhar tempo que resta para falar através de painel instalado na parede lateral do Plenário
14030.jpg

A 9ª Sessão Ordinária da Câmara, ocorrida terça-feira após os feriados da Páscoa e Tiradentes, aprovou cinco projetos dos seis constantes da Ordem do Dia. A sessão também foi a primeira a ser realizada após a instalação de um cronômetro no Plenário da Câmara que serve para marcar o tempo da fala de cada vereador.

Foram aprovados o projeto de Decreto Legislativo do vereador Maurício Baroni que concede o título honorífico “Cidadã Indaiatubana” à Rosa Maria Buzinaro, a Rosinha da Rádio Jornal; projeto do vereador e presidente da Câmara Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira que altera a Lei 5.632 de 16 de setembro de 2009 que denominava Beato José de Anchieta creche instalada no bairro Tombadouro e que agora passa a se chamar “Creche Santo José de Anchieta”; projeto do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes que denomina Rua José Germano a Rua 9, do loteamento localizado no Jd. Imperial Dona Lucilla; projeto do Executivo que autoriza a Prefeitura a contratar operações de crédito com a Agência de Fomento do Estado de São Paulo; e projeto do vereador Hélio Alves Ribeiro, incluindo no calendário oficial do Município a Campanha da Fraternidade.

O 6º projeto da noite, o do Executivo Municipal que altera a denominação e estrutura da Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania, teve pedido de vistas de cinco dias a pedido do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes.

Cronômetro

A sessão, que teve início às 18h e terminou às 19h45, após a Palavra Livre, marcou a instalação no Plenário do ‘Cronômetro Digital Regressivo’. O aparelho, operado pelo presidente da Câmara, marca os tempos de fala de cada vereador, estabelecidos de acordo com o Regimento Interno da Câmara.

O tempo, feito no sistema de contagem regressiva, aparece num painel luminoso de 43cm x 23cm instalado numa das paredes laterais do Plenário e pode ser acompanhado pelo próprio vereador, pelo público presente à sessão; além, é claro, dos demais vereadores. Após o término do tempo, o cronômetro emite um sinal sonoro e a palavra deve ser encerrada.

A próxima sessão de Câmara acontece segunda-feira (28), às 18h, no Plenário da Câmara.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI