Massao faz indicação para melhorar segurança no trânsito para pedestres

De acordo com Massao, é possível estabelecer apoio à travessia de pedestres com deficiência visual, idosos e indivíduos que se deslocam à pé
13074.jpgImplantar semáforos dotados de sinalizador sonoro sincronizado à figuras do ser humano e contador regressivo em dois tempos, conforme regulamentação do Contran, nas principais avenidas da cidade. Essa foi uma das indicações do vereador Massao Kanesaki (DEM), preocupado com o crescimento notório no trânsito de Indaiatuba que influencia, não somente os motoristas, como também os pedestres

Segundo a justificativa, o vereador Massao tem observado o trânsito intenso em Indaiatuba e conversado com a população. “Em nossa cidade, após observação e contato com os moradores local, percebemos que a sinalização semafórica para pedestres mostra-se bastante incipiente no que se refere a ausência de sinais luminosos próprios aos transeuntes”, diz.

Para o vereador, a valorização do pedestre pode ser enfatizada a partir de um programa de renovação e implantação de sinaleiros, que operam em dois tempos, com figuras humanas dispostas nas cores vermelha e verde, sincronizadas a contador digital regressivo e sinalizador sonoro diferenciado, para os comandos de parar e seguir.

Com a indicação, de acordo com Massao, é possível estabelecer apoio à travessia de pedestres com deficiência visual, idosos e a todos os indivíduos que se deslocam à pé; mas, sobretudo, às pessoas com deficiência visual e com dificuldade de locomoção, entre as quais incluem-se idosos, obesos, gestantes e adultos acompanhados de crianças.

“A visualização regressiva do tempo disponível de retenção ou de liberação para a travessia é determinante na decisão dessas pessoas de passar ou parar, conforme a condição de mobilidade de cada um. Para o deficiente visual, o apelo sonoro representa uma ferramenta apropriada e fundamental à sua independência e locomoção segura”, argumenta.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI