Sessão tem início com informação sobre Ponto Facultativo válido apenas para a Câmara

Portaria dispõe sobre 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra; Prefeitura e autarquias funcionarão normalmente
13161.jpg

A 32ª Sessão de Câmara teve início com o presidente da Casa, o vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira (PMDB), comunicando sobre a Portaria 0069/2013, que dispõe sobre Ponto Facultativo dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. A Portaria deverá ser publicada na próxima edição da Imprensa Oficial do Município. O Ponto Facultativo não é válido para a Prefeitura e suas autarquias que, nesta data, farão várias atividades alusivas à data, porém funcionarão normalmente.

O feriado de 20 de Novembro é um projeto do vereador Derci de Lima (PT). “A Câmara terá Ponto Facultativo, mas com uma série de atividades que envolvem vereadores e funcionários da Casa; além, é claro, de várias entidades e o convite para o envolvimento de toda a população”, afirma Cebolinha.

Ordem do Dia

A sessão de Câmara contou com sete projetos na Ordem do Dia.  O mais polêmico, de autoria do Executivo Municipal e que dispõe sobre o Plano Plurianual, chegou a ser debatido por cerca de 1h, devido a oito subemendas apresentadas pelo vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), todas aprovadas por unanimidade. O projeto de Lei também foi aprovado pelos vereadores.

A Sessão transcorreu em meio a um temporal que caiu sobre Indaiatuba, bem na hora das votações. O temporal derrubou galhos de árvores na rua do Palácio Votura, local em que ocorrem as Sessões. A chuva de granizo chegou a invadir a entrada do Plenário e a tempestade culminou, por várias vezes, com a interrupção de energia.

Mesmo assim, seis projetos foram votados e aprovados pelos vereadores. Apenas o Projeto de Lei Nº 124/2013, de autoria do vereador Linho, que dispõe sobre a divulgação da lista de espera dos munícipes cadastrados para acesso aos programas habitacionais, recebeu pedido de vistas do vereador Túlio José Tomass do Couto (PMDB).

Indicações e Moções

A Sessão ainda contou com a leitura de 37 indicações e cinco Projetos de Lei, encaminhados às Comissões. Os vereadores também aprovaram 12 moções, com destaque para, pelo menos, três delas: a do vereador Antônio Sposito Júnior (Toco), que congratula o radialista Ademar Braitt pelos 37 anos de carreira dedicada ao rádio; ao do vereador Massao Kanesaki que congratula a Associação de Diabetes ‘Sempre Amigos’ e a Moção de Pesar do vereador Maurício Baroni pela morte de Arlete Ferreira Sigrist.

A Sessão contou também com as presenças de representantes da Kumon (unidade Cidade Nova e Centro), que receberam Moção de Congratulação do vereador Massao, pela realização da ‘Expo Kumon’, realizada na Câmara; representantes da Tejusa, Campeã Paulista Sub-11, que recebeu congratulações do vereador Gervásio Aparecido da Silva e as ganhadoras do Concurso ‘Miss Indaiatuba’, promovido pela Musique Models, que recebeu Moção de congratulação do vereador Massao.

Esse ano, o concurso deu a Yasmin Zeleniakas Giannocaro o título de ‘Miss Indaiatuba’. Em seu discurso, Massao também parabenizou a funcionária da Câmara, Mariane Mattioni que também participou do concurso.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI