Cebolinha assume Prefeitura durante férias do prefeito e licença do vice

Decreto aprovou saída do vice Antônio Carlos Pinheiro para viagem ao exterior; vereador assume Executivo pela 2ª vez em sua trajetória política
14038.jpg

O presidente da Câmara, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, assume sábado (17) o cargo de ‘Prefeito em Exercício’ de Indaiatuba. É que a Câmara aprovou na sessão da última segunda-feira (12), Projeto de Decreto Legislativo que autoriza o vice-prefeito Antônio Carlos Pinheiro a licenciar-se do cargo de 17 a 25 de maio, quando sairá em viagem ao exterior. Como os vereadores já haviam aprovado projeto autorizando também as férias do prefeito Reinaldo Nogueira, o cargo passa, segundo a Lei Orgânica do Município, a ser ocupado pelo presidente da Câmara.

Essa é a segunda vez que Cebolinha assume a Prefeitura. A primeira aconteceu em dezembro de 1994, quando o vereador ocupou o cargo de presidente da Câmara, na gestão 1993/1994.

Na ausência de Cebolinha, a presidência da Casa será ocupada pelo vereador Luiz Carlos Chiaparine, atual vice-presidente da Mesa Diretora.

A 12ª Sessão aprovou outros nove projetos da Ordem do Dia, um deles em regime de urgência especial; o do Executivo Municipal que altera dispositivos da Lei 6.230 relativa ao orçamento do Município. Já o vereador Túlio José Tomass do Couto pediu vista do 10º projeto constante da Ordem do Dia, de autoria do Executivo, que autoriza a alienação de áreas pertencentes ao Patrimônio Público Municipal.

Quatro vetos dando nome à logradouros do Município também foram aprovados, assim como projeto do vereador Bruno Ganem que autoriza os estabelecimentos bancários a instalarem assentos aos usuários que estiverem aguardando atendimento; projeto do Executivo que prorroga o prazo de concessão de uso de imóvel pertencente ao Patrimônio Público em favor do Clube de Malha Santa Rosa e projeto que dá nova redação a Lei que regularização ações do Programa de Incentivo à criação do Distrito de Micros e Pequenas Empresas (Dimpe).

Homenagens

A sessão também foi marcada por uma homenagem a Antônio Packer, falecido na tarde de segunda-feira. A morte de Packer, um dos homens mais atuantes em projetos sociais e beneficentes de Indaiatuba e um dos fundadores do Lar de Velhos e Cegos Emmanuel, mereceu Moção do vereador Maurício Baroni, que será encaminhada à família. Em função do falecimento, a sessão teve um minuto de silêncio.

Como o corpo foi velado no Plenário da Câmara, os vereadores abriram mão de comentários sobre moções e indicações, e também da Palavra Livre.

Maio Amarelo

Os vereadores também utilizaram durante toda a sessão, o símbolo da campanha ‘Maio Amarelo’, um laço colado junto ao peito. A campanha mundial chama a atenção para a necessidade de ações que visam diminuir o número de mortes fatais no trânsito. Em Indaiatuba, a campanha está sendo realizada pela Prefeitura e ONG Gabriel.

No domingo (18), a partir das 8h, o Maio Amarelo realiza o ‘Passeio Pela Integração da Mobilidade’. A concentração será em frente à Prefeitura com direção ao Pólo Shopping, local em que haverá uma série de atividades. Todos estão convidados a participar.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI