Sessão Solene da Câmara irá homenagear seis pessoas

Evento aberto à população ocorre dia 9, a partir das 20h, como parte das comemorações dos 185 anos de Indaiatuba
15054.jpg

Seis pessoas serão homenageadas pela Câmara de Indaiatuba na próxima quarta-feira, dia 9, durante Sessão Solene que ocorre no Plenário, a partir das 20h. A Sessão comemora os 185 anos de Indaiatuba e será marcada pela entrega dos títulos Cidadão Indaiatubano, Cidadão Benemérito “Dr Caio da Costa Sampaio” e Ordem do Mérito do Legislativo Municipal.

 

Recebe o título “Ordem do Mérito do Legislativo Municipal” das mãos do vereador Luiz Carlos Chiaparine, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Nilson Alcides Gaspar. O título honorífico Cidadão Benemérito “Doutor Caio da Costa Sampaio” será concedido pelo vereador Djalma César de Oliveira ao pecuarista Tércio do Carmo Barnabé e a professora Doraci Aparecida da Silva Semente; esta última das mãos do vereador e presidente da Casa, Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha.

 

Três homenageados recebem o título “Cidadão Indaiatubano”. São eles: o comerciante José Medina Alves (título concedido pelo vereador Túlio José Tomass do Couto), o comerciante Valdecir Caetano da Silva, o Pixote (título concedido pelo vereador Bruno Arevalo Ganem) e o empresário Antônio Carlos Tomazeli (título que será entregue pelo vereador Djalma César de Oliveira).

 

A cerimônia de entrega dos títulos é aberta a toda a população e será realizada no Plenário da Câmara, após evento organizado pela Prefeitura de Indaiatuba – também como parte das comemorações de aniversário do Município – que entrega os títulos “Funcionário Padrão” e “Medalha João Tibiriçá Piratininga”.  

 

Abaixo, os currículos dos homenageados.

HOMENAGEADO                                                 TÍTULO                                                         VEREADOR

Nilson Alcides Gaspar                Ordem do Mérito Legislativo Municipal                Luiz Carlos Chiaparine

Nasceu em Campinas – SP, no dia 20/03/1969. Filho de Alcides Gaspar e Maria Ap. Perucci Gaspar. Casado com Tânia Castanho Ferreira e pai de Beatriz Ferreira Gaspar e João Pedro Ferreira Gaspar. Em 1997 iniciou sua carreira na Administração Pública Municipal como diretor de Meio Ambiente, em 2001 foi nomeado secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e, por fim, em 2011 foi nomeado superintendente do SAAE.

Neste período destacou-se na regularização da expansão urbana do município e atuou na implantação de programas importantes, como o da destinação dos resíduos sólidos, com a instalação do Aterro Sanitário, Aterro de Inertes, Ecopontos, Centro de Triagem de Material Reciclável, Compostagem, Ampliação da Coleta de óleo de fritura, ampliação da Usina de Biodiesel e instalação do Centro de Zoonoses. Foi também um dos principais responsáveis pela urbanização do Parque Ecológico e por Indaiatuba ter conquistado o Selo Município Verde Azul pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em 2010. Em 2014 tomou medidas importantes que evitaram que Indaiatuba sofresse com a crise Hídrica. Juntamente com o prefeito Reinaldo Nogueira e o deputado Rogério Nogueira, lutaram e conseguiram reclassificar o Rio Jundiaí. Acelerou muitas obras, como a construção de novos reservatórios, que ampliou em 154% a capacidade de reserva de água da cidade. A maior obra em andamento é a barragem do Rio Capivari-Mirim. Também estão em andamento a construção de novos emissários e interceptores, ampliando a coleta de Esgoto através da Estação Mário Araldo Candello.

 

Tércio do Carmo Barnabé                                 Cidadão Benemérito                  Djalma César de Oliveira

Nasceu em Indaiatuba – SP, no dia 16/07/1940. Filho de Ario Barnabé e Lilia Curti Barnabé. É pecuarista, casado com Terezinha Tereran Barnabé. É pai de Anatércia, Cesar e Fabrício Barnabé. Aos 17 anos, tomou frente dos negócios da família, administrando a Fazenda Engenho D’Água e desde essa época vem administrando as quatro fazendas e desenvolvendo seu trabalho como Tropeiro. Suas fazendas empregam inúmeras famílias. Com o desenvolvimento desse trabalho tem tropas premiadas de auto padrão, que levam o nome de Indaiatuba a todos os Estados brasileiros e até para o exterior.

 

Doraci Aparecida da Silva Semente              Cidadão Benemérito                  Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira

Nasceu em Indaiatuba – SP, no dia 07/06/1956. Filha de Henrique da Silva Semente e Cisella Mora Semente. Solteira. Concluiu o curso técnico de Enfermagem, graduou-se em Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Pedagogia e Administração Escolar. É pós-graduada em Educação Física, Lazer e Recreação, e Gestão de Organizações Não Governamentais. Participante de atividades associativas e de classe, é catequista da Igreja Nossa Senhora da Candelária, cerimonialista voluntária do Educandário Deus e a Natureza, participante de Grupos de Jovens também Igreja Candelária. Foi membro de Conselhos Municipais como o CMDI, CMAS, CONDEFI, dos quais participou da implantação, representando a parte governamental. Foi membro da comissão organizadora dos Jogos Regionais realizados em 1984 e 1994, membro da comissão organizadora da FAICI até 1999, organizando concursos da Rainha FAICI e por fim, membro da comissão organizadora da FENUI até 2001. É Fundadora do Instituto Henrique da Silva Semente, seu pai –um indaiatubano analfabeto, mas de valores morais e éticos exemplares, teve a ideia de montar oficinas de alfabetização voltadas para pessoas da 3ª idade que não sabem ler e escrever. Faz desta instituição seu projeto de vida há 16 anos.

 

José Medina Alves                                              Cidadão Indaiatubano                Túlio José Tomass do Couto

Nasceu em Salinas - MG, no dia 03/06/1949. Filho de Ana Rodrigues de Jesus e Mateus Alves de Souza. Casado com Ivanice Alves de Souza Medina Alves e pai de Diego, Camila e Bruno Medina Alves. Vive em Indaiatuba há 22 anos. Trabalhou sempre com comércio. No tempo em que viveu em São Paulo, colaborava com trabalhos voluntários e financeiramente para a Casa da Criança. Mudando para Indaiatuba, continuou com a sua colaboração com a ajuda da radialista Aydil Bonachella. Por ter um comércio, a Casa do Norte, conseguia ajudar os mais necessitados com alimentos, não tão somente as entidades, como também vizinhos e familiares. Recebeu alguns prêmios em festivais de viola, acompanhou e colaborou com o crescimento da cidade e, principalmente, do bairro Jardim São Conrado, onde sempre viveu.

 

Valdecir Caetano da Silva                                 Cidadão Indaiatubano                Bruno Arevalo Ganem

Nasceu em Ubiratã – PR, no dia 06/01/1963. Filho de Antônio Caetano da Silva e Beni Tereza da Silva. Casado com Sandra Maria. Mudou-se para Indaiatuba há 51 anos. De origem humilde, quando criança construía seus próprios brinquedos. Aos 17 anos parou de estudar para ajudar a família. Conseguiu seu primeiro emprego com carteira registrada na empresa Puriar, pois já havia trabalhado como servente de pedreiro. Depois trabalhou na fábrica Groten, uma confecção muito conhecida. Aos 22 anos, tornou-se presidente da Associação de Bairro da Vila Castelo Branco, onde promovia vários eventos, como campeonatos de futebol, onde cada jogador colaborava com um quilo de alimento, que eram doados às entidades. Com as dificuldades, deixou o emprego em que estava para ajudar a sua mãe a limpar os banheiros da rodoviária. Em 1987, decidiu, juntamente com sua mãe, comprar um carrinho de lanches, que foi nomeado como Pixote, em homenagem ao seu cachorro, o que também se tornou seu apelido. Durante 25 anos, Pixote vendeu lanches em frente ao então Hospital Santa Ignes. Por conta da concorrência, decidiu mudar o local de trabalho e começou a vender seus lanches no Jd. Morada do Sol. Seu sonho é abrir uma casa de lanches em Indaiatuba.

 

Antônio Carlos Tomazeli                                  Cidadão Indaiatubano                Djalma César de Oliveira

Nasceu em Capivari - SP, no dia 02/03/1971. Filho de Antônio Tomazeli e Leico Yotoko Tomazeli. Casado com Carla Midori Galo e pai de Guilherme e Gabriel Tomazeli. É empresário. Morou no Japão com a esposa por sete anos e quando retornaram, abriram a 1ª empresa da família nomeada de Miraifer Distribuidora. Hoje sua empresa possui 1 polo empregando 40 colaboradores, onde uma das principais tarefas é o trabalho que dá uma nova oportunidade de ressocialização a pessoas que enfrentam problemas com drogas e álcool. 

 

 



Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI