História da Câmara

Em 1859, por meio da Lei nº 12, o município foi elevado à categoria de Vila, conquistando a sua emancipação político-administrativa da então Vila de Itu. Entre as exigências dessa lei estava a obrigatoriedade de se construir o prédio da Câmara, e que as obras deveriam ser custeadas pelos moradores da  vila recém-elevada. Assim, em 3 de julho de 1859, realizou-se a primeira eleição para vereadores, e em 31 de julho do mesmo ano empossados sete vereadores:

Vicente Ferrer do Amaral, como presidente, José de Sampaio Bueno, Francisco Xavier de Almeida, João Leite de Sampaio Bueno, Francisco Xavier de Almeida Campos. É importante salientar que naquela época, as pessoas com direito a voto precisavam comprovar renda anual de ao menos R$ 100 mil reis ( Cem mil reis ).

Outro dado importante é que a Câmara não possuía um prédio próprio e, durante 10 anos, as reuniões aconteceram nas residências dos vereadores. Somente em 1869 foi comprada uma casa na Rua das Flores, atual Pedro de Toledo, onde se instalou o Paço Municipal.

prefeitura1.jpg

Foto: Prédio da Câmara Municipal e cadeia na atual praça Prudente de Moraes.

Em 1891, a Câmara Municipal de Indaiatuba passou a funcionar em um prédio construído no centro da Praça Prudente de Moraes, onde ficava também a Cadeia. É importante salientar que naquela época o presidente era eleito entre os vereadores mais votados e exercia as funções do Executivo, não existindo o cargo de prefeito.

Em 1964, a Câmara passou a funcionar em um prédio na rua Bernardino de Campos. Somente em 1977 o Legislativo foi transferido para o prédio atual da prefeitura municipal e, em 1983, inaugurou sua própria sede, o Palácio Votura, na rua Humaitá, onde está até hoje. Recentemente reformado para assegurar acesso aos cadeirantes e às pessoas com mobilidade reduzida, o prédio do Legislativo Municipal  é considerado um dos cartões postais do município de Indaiatuba.