Indicações buscam investimentos em habitação, mobilidade urbana e saúde

Ao todo, os vereadores apresentaram 79 novas propostas, entre projetos de lei, indicações e moções

O plenário da Câmara apresentou na sessão desta quarta-feira (13) 79 matérias, entre projetos de lei, indicações e moções.
O presidente da Câmara Pepo Lepinsk defendeu a construção de mais um conjunto habitacional a ser ocupado exclusivamente por pessoas idosas solteiras ou por casais a partir de 60 anos que não tenham condições de arcar com o pagamento do aluguel. “Sabemos que há idosos que deixam de comer para poderem pagar um lugar para morar”, reforça o vereador.
Pepo lembra que há uma Vila dos Idosos sendo construída, mas a demanda nesta área é sempre crescente.
Confira outras matérias apresentadas na sessão:

INTERDIÇÃO

Alexandre Peres solicitou a interdição da faixa de rolamento esquerda no entorno do Parque Ecológico nas manhãs de domingo, no trecho entre o estacionamento da Concha Acústica e a rotatória do Colégio Objetivo. A medida visa – segundo o parlamentar – oferecer mais um espaço de lazer e diversão para famílias inteiras em um dos principais pontos de encontro da cidade.

BRINQUEDOTECAS

Ana Maria dos Santos sugere a implementação de brinquedotecas municipais públicas em parceria com as entidades e programas que acolhem as crianças deficientes. Na opinião da vereadora, “o jogo, o brinquedo e as atividades lúdicas exercem papel fundamental para o desenvolvimento integral da criança, especialmente o da criança com deficiência intelectual, uma vez que a ajuda na aprendizagem ao fazê-la identificar e satisfazer as suas necessidades individuais, além de estimular sua concentração, atenção, memória e raciocínio”.

PROGRAMA SOCIOEDUCATIVO

Arthur Spíndola propõe que a Prefeitura, em parceria com a FIEC, desenvolva programa socioeducativo para crianças e adolescentes realizarem curso como medida complementar ou alternativa às sanções estabelecidas pela Lei Municipal 7306/2020. A norma se aplica aos que foram flagrados utilizando, portando, comercializando ou até mesmo transportando linha chilena ou com cerol.

ALTERAÇÃO

Décio Rocha sugere a alteração no estacionamento dos ônibus na rua 24 de maio defronte ao Ponto Cidadão.  “O estacionamento atrapalha a visibilidade dos motoristas podendo ocasionar acidentes, uma vez porque o fluxo no cruzamento da Rua Oswaldo Cruz com a rua 24 de Maio é intenso”, reforça o vereador.

MÃO ÚNICA

Leandro Pinto recomenda a conversão em mão única da rua Tereza Jesus da Fonseca Nascimento, no trecho que se estende do número 10 ao 73. O parlamentar explica que a conversão se faz necessária em razão do aumento significativo do trânsito da via após a instalação de semáforo na rua dos Indaiás. “Os motoristas para desviar do sinal vermelho vêm se utilizando da rua Tereza Jesus como rota alternativa”.

TAPA BURACO

Luiz Carlos Chiaparine solicita a realização de serviço de tapa buraco em toda a extensão da rua Paulo Von Há, no Jardim Morada do Sol. Segundo o vereador, a via precisa de revitalização.

PLAYGROUND

Othniel Harfuch indica a instalação de playground na Praça Acrísio de Camargo no Jardim Pau Preto. “A indicação tem como objetivo tornar a praça um local ainda mais agradável aos frequentadores e com mais opções às crianças”, frisa.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Ricardo França indicou ao prefeito a realização de campanhas de conscientização acerca da doação de órgãos e tecidos por intermédio dos canais de comunicação oficiais da Prefeitura. O vereador declara que o tema é de extrema importância no desenvolvimento da saúde pública.

ESTACIONAMENTO

Sérgio Teixeira indicou ao prefeito a implantação de estacionamento de 45° nas ruas Nicarágua e Sorocaba, extensão da lateral da Praça da Liberdade, na Vila Vitória. “O pedido se faz a partir de solicitação dos moradores e comerciantes do bairro que reclamam da dificuldade de utilizarem as ruas por conta do grande número de veículos estacionados nos dois lados das vias”.

BANCO 24 HORAS

Silene Carvalini reivindica a implantação de um posto de atendimento do Banco 24 Horas no Jardim Campo Bonito. Segundo a vereadora, a implantação do banco possibilitará saques, depósitos e pagamentos pelos moradores do bairro, atualmente enfrentando dificuldades para a realização de operações bancárias.

RESERVATÓRIOS

Wilson Índio da Doze defende que o município crie um sistema de captação de água da chuva, como reservatórios ou cisternas, nos novos loteamentos. A proposta visa armazenar água para uso doméstico geral, como irrigação de jardins, lavagem de veículos, limpezas de paredes e de pisos.