Indaiatuba celebra “Outubro Rosa” para sensibilizar sobre os cânceres de mama e de colo uterino

Para caracterização da campanha, a Câmara e outros prédios públicos estão iluminados com cor rosa

03/10/2023

Desde o dia 2 de outubro, a fachada da Câmara Municipal está iluminada com luzes cor-de-rosa. A iluminação especial faz parte da celebração do “Outubro Rosa”, mês consagrado mundialmente à sensibilização da população sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo uterino.

A lei que inseriu o Outubro Rosa no Calendário Oficial de Eventos do Município é da vereadora Silene Carvalini. “O evento consiste em conscientizar e orientar as pessoas sobre a relevância da realização de exames como a mamografia e a ultrassonografia, como forma de reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, procedimentos fundamentais para a remissão dos tumores e a cura”, afirmou a parlamentar.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com 11,71 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres. O câncer do colo do útero é a terceira causa com aproximadamente cinco óbitos por 100 mil mulheres.

SINTOMAS
A vereadora explica que o câncer de mama não tem uma única causa, ao contrário do de colo uterino, majoritariamente causado por infecção sexualmente adquirida por HPV (Papilomavírus Humano). “A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente apalpando as mamas, entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual, a partir dos 20 anos de idade”.

É importante ficar atenta – prossegue – a sinais e sintomas como nódulos palpáveis na mama ou região das axilas, alterações na pele que recobre o local do nódulo, região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja e saída de secreção.

Com relação ao câncer de colo uterino, Silene Carvalini comenta que, no estágio inicial, essa neoplasia não apresenta sintomas. A doença evolui silenciosamente até surgirem os sintomas, como corrimento com odor e coloração incomum, sangramento fora do ciclo menstrual e dor nas relações sexuais e na pelve.

registrado em: fixa