Grupo Escoteiro Rosa dos Ventos é declarado de utilidade pública

Na mesma sessão, foi instituída a Semana do Lançamento Anual da Campanha da Fraternidade no município

04/04/2023

Tendo por base projeto lei apresentado pelo vereador Sérgio Teixeira, a Câmara declarou nesta segunda-feira o Grupo Escoteiro Rosa dos Ventos Indaiatuba entidade de utilidade pública. Fundado em 2017, o Grupo Escoteiro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e filantrópico.
Na justifica do projeto, Sérgio Teixeira afirma que o escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo político-partidário, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o “método concebido pelo fundador Baden-Powell”.
O vereador sublinha também que o escotismo atua em prol da sociedade, por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. “Além disso, o jovem escoteiro torna-se o protagonista das ações do seu próprio crescimento e um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina” -- valores fundamentais para o desenvolvimento da comunidade em que o jovem se insere.

CAMPANHA
Na mesma sessão, os vereadores instituíram no município a “Semana do Lançamento da Campanha da Fraternidade”. O projeto de lei de iniciativa do presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, propõe que a data deve ser comemorada anualmente na primeira semana após a Quarta-feira de Cinzas. “A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica, e ocorre sempre na Quaresma, período no qual os fiéis são incentivados a refletirem sobre o seu papel no mundo e a destinarem parte do seu tempo a atividades assistenciais, em defesa da vida e da igualdade social”, afirma Pepo.
O projeto recebeu aprovação unânime.

registrado em: fixa