Fevereiro tem datas dedicadas à reflexão sobre o alcoolismo

Semana de Combate ao Alcoolismo e Dia da Superação refletem sobre a dependência

Indaiatuba comemora em fevereiro cinco datas instituídas a partir de propostas aprovadas na Câmara Municipal. A Semana de Combate ao Alcoolismo, por exemplo, é de autoria da vereadora Silene Carvalini e busca conscientizar a sociedade, sobretudo as crianças e os adolescentes, sobre os males provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas.

“O alcoolismo é responsável por destruir famílias e a vida social de quem bebe muito”, observa Silene. Dados do Ministério da Saúde demonstram – explica a vereadora – que a prática de consumir excessivamente bebidas alcoólicas vem crescendo ano a ano no Brasil, país que já se encontra entre as 10 nações que mais consomem álcool no mundo.

Para conscientizar a população, a vereadora propôs que, durante a Semana de Combate ao Alcoolismo, a ser celebrada de 18 a 24 de fevereiro, especialistas no assunto como psicólogos, agentes de segurança pública e médicos ministrem palestras em escolas, postos de saúde e empresas. “A informação é a principal ferramenta na luta contra a dependência do álcool. Por isso, uma das melhores formas de combate é falar sobre o tema e mostrar que o dependente tem escolhas e pode dar um novo rumo à vida”, comentou.

Acerca de assunto afim, o vereador Leandro Pinto é autor da lei que criou o Dia da Superação no município. A ser comemorado no dia 18 de fevereiro, a data tem por finalidade valorizar as pessoas que venceram o vício das drogas e do alcoolismo, e mostrar à sociedade, e em especial àqueles que se encontram no vício, que é possível vencê-lo. “É sempre importante demonstrar a essas pessoas o quão importante elas são para a sociedade e para as suas famílias”, ressaltou.

OUTRAS DATAS
No dia 19 de fevereiro, Indaiatuba celebra o aniversário do bairro Jardim do Sol. Incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município por proposta do vereador Hélio Ribeiro, a data objetiva homenagear a população do bairro que este ano completa 43 anos. “O bairro foi criado para receber as famílias dos operários transferidos da região metropolitana da Grande São Paulo para trabalharem na unidade da Mercedes Benz de Campinas. Por isso levou inicialmente o nome de Vila Mercedes, e só depois, com a chegada de inúmeras famílias do estado do Paraná, é que foi adotado o nome Jardim do Sol, que vigora até hoje”, rememora o vereador.

Outras duas efemérides são comemoradas no decorrer deste mês: o “Dia da Consciência Esportiva”, lei aprovada em 2009 a partir de projeto do então vereador Fábio Conte, e o “Dia Municipal do Beisebol”, proposto na legislatura passada por Célio Massao Kanesaki.

Ambas as datas pretendem levar à população informações sobre a importância da prática de exercícios físicos e de dietas alimentares balanceadas. Massao Kanesaki considerou relevante também reconhecer o trabalho desenvolvido pela Associação Cultural Nipo Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), entidade que introduziu a prática do beisebol no município. 

A relação completa de datas oficiais pode ser consultada aqui.