Festa da Tradição de Helvetia passa a fazer parte do patrimônio cultural imaterial de Indaiatuba

Vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria de Alexandre Peres

A Câmara instituiu na segunda-feira (21) a Festa da Tradição de Helvetia como patrimônio cultural imaterial de Indaiatuba. Realizada no final de semana próximo ao Dia Nacional Suiço, comemorado no dia 1º de agosto, a festa resgata valores, manifestações culturais e tradições folclóricas das muitas famílias que emigraram da Suiça e vieram se estabelecer no município.
De autoria do vereador Alexandre Peres, o projeto obteve votação unânime.
A festa de Helvetia integra o Calendário Oficial de Indaiatuba desde 1997.

Conheça algumas das propostas apresentadas na 17ª sessão ordinária do ano

Ricardo França sugeriu ao prefeito que seja definido um percentual mínimo de participação de mulheres, em conformidade com o princípio de paridade de gênero, nos conselhos gestores municipais. O vereador argumenta que “os dados sobre a composição dos conselhos demonstram o baixíssimo grau de inclusão política nos espaços tradicionais de representação política”.
Sérgio Teixeira solicitou a instalação de redutor de velocidade, com faixa de pedestre/ciclovia, no cruzamento da rodovia João Ceccon com Rota dos Cavaleiros. “Nota-se que a cada dia tem aumentado o fluxo de ciclistas que se utilizam desse trajeto, em busca de maior qualidade de vida e de bem-estar por meio da prática de atividades físicas. Recebemos várias solicitações para a instalação do redutor, tendo em vista a melhoria da segurança dos ciclistas”.
Luiz Carlos Chiaparine pede a substituição das lâmpadas dos postes de iluminação pública por lâmpadas de LED, no bairro Castelo Branco. “A iluminação do bairro é feita por lâmpadas de mercúrio, mais fracas e que consomem mais energia, em comparação com as de LED”.
Alexandre Peres indica a instalação de lixeiras, do tipo container, nos limites de Indaiatuba com o município de Monte Mor. “Na divisa entre os dois municípios está se formando um lixão na beira da estrada. Os resíduos atraem animais e vetores de doenças, como ratos e insetos, isto sem contar os prejuízos ambientais”.
Ana Bannwart solicita que sejam efetuadas ações preventivas de limpeza e despoluição do lago existente no Parque Ecológico do Jardim Europa. “Ao entender a finitude dos recursos naturais e o grau de dependência de seu pleno funcionamento, os moradores do bairro reivindicam a limpeza e a despoluição do lago, uma vez que se encontram despejados nele lixo, plantas e peixes mortos, o que causa um odor muito ruim na região”.
Pepo Lepinsk sugere que a Secretaria de Saúde determine que as farmácias de alto custo regularizem a entrega de insulina aos diabéticos. “Desde fevereiro que as pessoas que fazem uso do medicamento estão passando por dificuldades para conseguirem o fornecimento da insulina, medicamento essencial para a qualidade de vida do diabético”.
Décio Rocha indicou ao prefeito a possibilidade do aumento da quantidade das linhas de ônibus em horários de alto fluxo de passageiros no bairro Distrito Industrial. “Recebi reclamações de pessoas que ficam esperando muito tempo no ponto, tanto para ir trabalhar quanto para voltar para suas residências”.
Silene Carvalini solicitou a implantação de um programa Vale Gás de Cozinha voltado para as famílias carentes do município. “Na atual situação, muitas famílias recebem doação de mantimentos, porém falta a elas o gás para o preparo dos alimentos”.
Othniel Harfuch indica a instalação de travessia elevada na rua Tuiuti, 752, defronte ao portão de entrada e saída de alunos da Escola Prof. Helena de Campos Camargo, “para maior segurança dos estudantes”.
Leandro Pinto sugere a prorrogação do prazo de adesão ao Programa de Regularização Fiscal (Refis – 2021) até o dia 31 de dezembro de 2021. “Diante da pandemia e visto que o programa é de suma importância tanto para elevar a receita da Prefeitura quanto para que os cidadãos possam quitar seus débitos e ficar em dia com suas obrigações, solicito a prorrogação do prazo de adesão ao programa”.
Wilson Índio da Doze pede a implantação de um radar com limite de velocidade na avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, no trajeto entre as ruas Ãngelo Petrilli e São Carlos. “Naquele trecho da avenida há uma curva onde acontecem acidentes com frequência, causados por veículos que trafegam em alta velocidade”.
Arthur Spíndola indicou ao prefeito a criação de uma campanha de conscientização sobre os locais adequados para soltar pipa, além de ampliação da fiscalização contra o uso do cerol e da linha chilena. “Sabendo dos diversos casos de acidentes envolvendo linha cortantes, inclusive que culminaram em óbito, em Indaiatuba existe a lei municipal 7306 de 2020 de minha autoria, que dispõe sobre a proibição do cerol, da linha chilena e de similares”.