Faltando 3 sessões, matérias apresentadas já ultrapassam 3 mil

Recorde de propostas de 2021 pode ser batido neste ano; presidente Pepo Lepinsk atribui feito à dedicação dos vereadores

22/11/22

Os vereadores apresentaram, analisaram e votaram 3016 matérias no decorrer do ano. O número foi alcançado na sessão ordinária desta segunda-feira (21). Como ainda serão realizadas três sessões até o final do ano legislativo, a previsão é a de que o recorde de 2021 (3.149 proposituras apresentadas) será batido com certa folga, já que a média de matérias por sessão passa de 90, o que acrescentaria 270 à produção anual.

O presidente da Câmara Pepo Lepinsk atribui o feito à dedicação dos vereadores. “Sempre fomos um Poder Legislativo muito atuante – e a prova dessa atuação muito positiva é o status que a nossa Indaiatuba alcançou no curso dos anos: uma das três melhores cidades do Brasil em vários setores, como na educação de nossas crianças, no atendimento médico gratuito e universal e nos índices invejáveis de segurança pública”.

Veja a tabela abaixo:

74 NOVAS MATÉRIAS

A marca alcançada ontem ocorreu porque 74 novas matérias foram acrescentadas à produção total. Durante a sessão – a 33ª ordinária do ano -- os vereadores focaram suas propostas nos setores de mobilidade urbana, saúde e educação.

Hélio Ribeiro sugeriu que o prefeito faça gestões junto à Secretaria Estadual de Educação para que o Governo do Estado instale uma Diretoria de Ensino em Indaiatuba. “As diretorias têm a atribuição de executar a política educacional do Estado, a prestar assistência técnico-administrativa aos diretores de escolas de sua área de atuação e a controlar e a avaliar as atividades administrativas de sua área de jurisdição”, informa o parlamentar.

“Ocorre que Indaiatuba conta com mais de 260 mil habitantes e todo atendimento concernente à educação da rede estadual está concentrada na cidade de Capivari, distante 40 quilômetros daqui”, argumenta Hélio, para demonstrar a dificuldade da situação atual e a necessidade da instalação da Diretoria no município.

Wilson Índio da Doze defende a identificação dos motoboys por meio do colete, mochila e baú de entrega. Na opinião do legislador, as empresas que realizam entregas por motoboys devem criar um cadastro de entregadores e manter afixado o número de identificação de cada um deles de forma visível nos equipamentos utilizados por eles. “O objetivo da proposta – destaca Índio da Doze -- é reforçar a segurança da população, pois, ao deparar com um entregador sem identificação, o munícipe terá tempo de se precaver, podendo gerar um alerta e o acionamento da polícia”.

Alexandre Peres propôs a ampliação da entrega de fraldas geriátricas para pessoas com deficiência e mobilidade temporariamente reduzida. O vereador ressalta que a fralda geriátrica é um produto de higiene pessoal necessário para muitas pessoas, mas trata-se de produto com valor elevado e inacessível para quem vive com salário mínimo ou em situações ainda mais difíceis.

Ana Maria dos Santos, por sua vez, pediu a elaboração de estudos que viabilizem a construção de alça de acesso na Marginal Sul e Norte, próxima à empresa Filtros Mann. A parlamentar argumenta que o trecho possui trânsito caótico e é palco de constantes acidentes.

A relação completa de matérias pode ser consultada aqui.