Em sessão solene, Câmara entrega títulos de “Cidadão Indaiatubano” e “Cidadão Benemérito”

As homenagens foram aprovadas por unanimidade após análise do Departamento de Preservação e Memória da Prefeitura

03/07/2023

Em sessão solene nesta sexta-feira (30), a Câmara de Indaiatuba realizou a entrega dos títulos “Cidadão Indaiatubano” e “Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio” a dez destacados cidadãos do município. A cerimônia contou com a presença de mais de 300 pessoas e, além das homenagens, marcou também a celebração dos 164 anos da Câmara Municipal, instituída no dia 3 de julho de 1859.

Foram agraciados com o título “Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio” -- comenda reservada aos naturais de Indaiatuba -- o empresário José Luis Scachetti, o professor Gentil Gonçales Filho, o professor e empresário Hélio Pavani e a pedagoga Carla Giraldi de Queiroz, presidente do Centro de Inclusão e Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais – CIASPE.

Concedido exclusivamente a pessoas nascidas em outras cidades, o título de “Cidadão Indaiatubano” foi entregue ao ex-prefeito de Salto e atual superintendente da FIEC José Geraldo Garcia, ao pároco da igreja Santa Rita, padre Rogério Carvalho de Almeida, ao médico e vice-prefeito Túlio José Tomass do Couto, à pedagoga Dra. Rubeneide Oliveira Lima Fernandes e aos empresários Eliana Bertipaglia e José Luiz de Brito.

A entrega das duas mais importantes honrarias do Legislativo Municipal finalizou rigoroso processo de ratificação iniciado com a indicação por um vereador do cidadão a ser homenageado, posterior validação do nome do indicado efetuada pelos membros do Departamento de Preservação e Memória da Secretaria da Cultura e, na sequência, apreciação pelo plenário da Câmara com a exigência de votos favoráveis de no mínimo 2/3 dos vereadores.

Ressalte-se que os nomes dos dez homenageados obtiveram a concordância unânime dos vereadores, o que reforça ainda mais a certeza de que são pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Indaiatuba e que contam com reputação ilibada e idoneidade moral – os requisitos indispensáveis para a concessão da honraria, conforme determina o Regimento Interno da Câmara.

PRESENÇAS
A sessão solene foi aberta pelo presidente da Câmara Pepo Lepinsk. “Agradeço a presença de todos e cumprimento os dez homenageados desta noite – todos muito bem escolhidos, todos com comprovado trabalho em favor de nossa cidade”, disse. Ao lado de Pepo, o prefeito Nilson Gaspar desejou “uma noite inesquecível aos homenageados”.



A seguir, foi transmitido um vídeo sobre as atividades legislativas do semestre, com números recordes de proposituras apresentadas pelos vereadores (1531 indicações, 654 ofícios, 122 projetos de lei e 188 moções). Também foram apresentadas as iniciativas voltadas ao combate à fome, à urbanização de regiões desprovidas de infraestrutura, com ações de segurança e mobilidade do Palácio Votura – a sede do legislativo que completou 40 anos -- e de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados para garantia de confidencialidade das informações pessoais dos cidadãos que visitam o Palácio Votura, dos que acessam as páginas online da Câmara e dos servidores e terceirizados da Casa. A CPI da CPFL também mereceu destaque.

Na sequência foi dada a palavra ao vereador Wilson Índio da Doze para que justificasse a escolha pelo empresário José Luis Scachetti, o primeiro homenageado a receber o título de “Cidadão Benemérito”. “Por toda a sua história e a de sua família, que não mede esforços para ajudar as famílias necessitadas e pelo cuidado que tem com a natureza e o plantio de árvores, com todo o orgulho você é o meu homenageado”.

Em agradecimento, Scachetti disse que tem muito a agradecer a Indaiatuba. “Devo tudo que tenho a esta cidade maravilhosa”, afirmou.


O vereador Sérgio Teixeira falou sobre o seu homenageado, o também professor Gentil Gonçales Filho. “É uma honra imensa agraciar uma pessoa ímpar, a quem considero como a um irmão, e que tem um trabalho reconhecido como dedicado professor e ferrenho defensor da nossa categoria” – Gentil Gonçales é diretor do Sinprovales – Sindicato dos Professores dos Estabelecimentos Privados de Ensino dos Municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.

O homenageado respondeu: “No Tratado da Gratidão, São Tomás de Aquino afirma que há três níveis de gratidão: o nível superficial, de reconhecimento ao outro por sua atitude; o nível intermediário, em que o agraciado dá graças e louva a quem lhe prestou o favor; e o nível profundo, no qual a pessoa se compromete com quem lhe prestou o benefício, em um nível de vínculo entre as pessoas. Somente na língua portuguesa é possível agradecer no nível mais profundo da gratidão: a palavra obrigado traz o sentido da obrigação, ‘eu me obrigo com você por ter me feito isso’. É assim que me sinto com você, meu irmão Sérgio, e com todos aqui, ou seja, me obrigo com vocês a criar vínculos duradouros, comprometimentos”.



O vereador Hélio Ribeiro saudou o seu homenageado, o professor e empresário Hélio Pavani: “Quantos alunos aprenderam com você, Hélio, nos seus muitos anos como professor da FIEC? E quantos atos de bondade você praticou ajudando as pessoas em condições de rua? Você está de parabéns por cuidar das pessoas – e quão difícil é cuidar de pessoas”.

Pavani respondeu: “Ao longo de meus 30 anos como professor, perdi as contas de quantos estudantes ajudei a formar. Nestes anos também exerci outras muitas atividades – e sempre que posso ajudo as entidades que prestam assistência aos que estão passando por momentos de dificuldade. Agradeço a todos, e ao vereador Hélio em especial”.



O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, subiu à tribuna para falar sobre a diretora do CIASPE, Carla Giraldi de Queiroz. “O trabalho que a Carla faz no Ciaspe merece todo o nosso reconhecimento. São 20 anos de árduo trabalho em favor da inclusão social, em favor das pessoas com deficiências. Quando penso neste trabalho maravilhoso me vem um samba que diz assim: ‘Pra quem acha que a vida não tem esperança/ Fé em Deus/ Pra quem estende a mão e ajuda a criança/ Fé em Deus/ Pra quem acha que o mundo acabou/ Pra quem não encontrou um amor/ Tenha fé, vá na fé/ Nunca perca a fé em Deus”.

Carla Giraldi agradeceu por ter nascido em Indaiatuba: “É uma honra e uma alegria ser filha de Indaiatuba e aqui ter tantos amigos, muitos que estão hoje aqui. Como é uma honra e uma alegria estar à frente do Ciaspe, onde o trabalho que fazemos é por vocação e por amor a Deus. Agradeço a todos por esta honraria”.



A seguir, foi chamado a usar a palavra o vereador Alexandre Peres, proponente da concessão de “Cidadão Indaiatubano” ao superintendente da FIEC, José Geraldo Garcia.

“Meu homenageado é administrador de empresa e radialista. Foi secretário da Cultura e Turismo e três vezes prefeito de Salto. Foi presidente do Consórcio do Ribeirão Piraí e, na função, conseguiu R$ 60 milhões do Governo Federal, recursos que estão sendo fundamentais para a construção da barragem que irá garantir segurança hídrica para Salto, Itu, Cabreúva e Indaiatuba. E agora, como superintendente da FIEC, está à frente da expansão física da fundação, construindo um prédio com mais de 2 mil metros quadrados, que irá abrigar mais cursos e mais alunos”.

José Geraldo Garcia disse que vivia “um momento muito forte, uma alegria imensa pela distinção”. E completou: “Em nome dos meus pais, vou honrar, vou fazer o meu melhor para fazer jus a este reconhecimento”.



Autor da indicação que homenageia o pároco Rogério Carvalho de Almeida, o vereador Luiz Carlos Chiaparine afirmou que o padre é um guerreiro. “Poucas pessoas têm a capacidade de trabalho do padre Rogério: ele é uma benção de Deus que nos contagia com sua disposição e fé”.

O pároco subiu à tribuna e falou: “Esta homenagem vai fortalecer ainda mais a Paróquia Santa Rita e o nosso trabalho de reconstrução, que só possível graças ao povo de Deus. O meu coração se enche de alegria porque sei que o meu coração está sintonizado com muitos outros corações aqui, nesta noite”. E finalizou com o bordão com que encerra os seus sermões: “Isto é bom ou não é?”.



O vereador Othniel Harfuch foi quem propôs a honraria ao médico e vice-prefeito Túlio Tomass do Couto. “Falar do Túlio é falar dos muitos que nasceram das mãos dele e dos programas municipais para acompanhamento de gestantes. É falar também dos programas voltados ao Planejamento Familiar e à prevenção de gravidez na adolescência. É falar do amigo querido e do grande parceiro que muito fez pela cidade como médico, como político e como pessoa generosa que é”.

O vice-prefeito ressaltou: “Hoje vejo a importância de ter entrado na política, porque a política abre portas, abre caminhos. A política e os bons políticos de Indaiatuba me ajudaram a pôr em andamento programas muito importantes, o de prevenção de câncer de útero por HPV, por exemplo, é um deles e é um programa de saúde da mulher que só tem em Indaiatuba. E quero lembrar a todos a importância dos títulos que estamos recebendo: os nossos 12 vereadores representam os 260 mil habitantes de nosso município. Isto quer dizer que estamos sendo homenageados por todos os cidadãos de Indaiatuba, e digo a vocês: não há honra maior do que esta para quem já havia decidido ser enterrado aqui”.



O vereador Du Tonin, antes de saudar o seu homenageado, o empresário José Luiz de Brito, elogiou as pessoas presentes na cerimônia. “Vocês fazem a diferença e a grandeza de Indaiatuba”. Sobre o empresário, Du destacou as ações empreendidas como dirigente do clube 9 de Julho, um dos mais tradicionais do município.

José Luiz de Brito ressaltou que “não podemos jamais esquecer a essência de Indaiatuba, e a essência de Indaiatuba passa pelo passado: pelas luzes de neon verde e amarelo da farmácia D. Bosco, do cheiro do pão quentinho da padaria Denny, do cheiro da peroba rosa da madeireira dos irmãos Calunga, do cheiro dos parafusos da Casa Rêmolo Zoppi, das breves escadas que nos conduziam ao Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes, das recém-inauguradas escadarias da escola D. José Camargo Barros, da nossa alegria ao esperar os romeiros quando chegavam de Pirapora, da nossa alegria em folhear a Tribuna de Indaiá aos sábados, da coxinha do bar do Vando. Agradeço aos meus avós maternos que, em 1909, optaram por residir em Indaiatuba e me propiciaram este momento. Nossa Senhora da Candelária continue nos protegendo e guiando”.



A vereadora Silene Carvalini enalteceu a atuação da pedagoga Rubeneide Oliveira Lima Fernandes: “Foram muitos desafios enfrentados, sempre na educação. Seus bons serviços estão sendo reconhecidos hoje, minha amiga. Que Deus continue a abençoando”.

A pedagoga respondeu: “Se estou aqui hoje é porque Ele me permitiu estar vivenciando esta honraria tão importante. E como diz o hino de Indaiatuba: ‘Salve, ó terra querida e venturosa/ Santo ninho de amor caro e gentil/ Com teu ar e teu clima és uma rosa/ no mais lindo recanto do Brasil/ Hoje em festa, a cantar, pensando em ti/ A tua filha te saúda com ardor’. Obrigada, Silene, meu eterno carinho. Agora faço parte de vocês”.



Por fim, o vereador Arthur Spíndola apresentou a sua homenageada, a empresária Eliana Bertipaglia: “É inquestionável o sucesso empresarial da Eliana, hoje com 300 funcionários. Ela é muito discreta em suas ações sociais, ajudando famílias carentes e pessoas com câncer, por meio de doações. E também é uma atenta defensora da causa animal. E exatamente hoje comemora 33 anos de casada com o ex-vereador e amigo Edvaldo Bertipaglia. Eliana, receba este honroso título como o reconhecimento por acreditar nesta cidade”.

"A partir de hoje sou uma verdadeira cidadã indaiatubana, com documento e tudo" -- afirmou a homenageada. Que concluiu: “E talvez vocês não tenham ideia do quanto emocionada estou por me sentir e ter a certeza de que sou uma conterrânea de todos vocês. Muito obrigada a todos”.

registrado em: fixa