Em sessão ordinária, Legislativo celebra Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

Os vereadores vestiram camiseta e apresentaram indicações e moções sobre o tema

04/04/2023

O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado anualmente no dia 2 de abril, monopolizou a atenção dos vereadores nesta segunda-feira, na 7ª sessão ordinária do ano.
Durante a sessão, para celebrar a data que tem como propósito difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação que cercam as pessoas afetadas com o transtorno, os vereadores discursaram, apresentaram proposições sobre o tema e todos os doze estiveram no plenário com camisetas com os dizeres “2 de Abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Eu apoio”.
“Esta atenção especial à questão se deve à dimensão do número de pessoas com o transtorno”, afirmou o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk. “Segundo a ONU, a instituição internacional que instituiu a data em 2007, há no mundo mais de 70 milhões de pessoas com o TEA e, no Brasil, cerca de dois milhões. Em crianças, é uma síndrome mais comum do que AIDS, câncer e diabetes juntos”, comentou Pepo, citando dados oficiais do Ministério da Saúde.
Hélio Ribeiro, autor de parte da legislação municipal referente ao assunto, citou algumas das iniciativas que já estão em vigor em Indaiatuba - como a concessão do direito de uso das vagas especiais por cidadãos com TEA e a adoção de exame para diagnóstico precoce na rede municipal.

PROPOSIÇÕES
Os vereadores sugeriram ao Executivo a adoção de ações em favor dos autistas.
Arthur Spíndola propôs a implementação de um curso de profissionalização e de capacitação de cuidadores focados em pessoas com TEA. “Indaiatuba é pioneira em diversos projetos que tratam do cuidado ao próximo, como creches para idosos, moradia exclusiva para a Terceira Idade, o Espaço Avançar e locais de acolhimento para pessoas com deficiências. O curso que defendo para cuidadores especializados em autismo seria mais um projeto importantíssimo e pioneiro”, afirmou o parlamentar.
Silene Carvalini defendeu a implantação de um consultório odontológico para atendimento de pacientes com TEA. “O consultório precisa ser instalado em um ambiente confortável, que transmita tranquilidade, e o profissional deve ter conhecimento sobre o autismo e sobre as técnicas que precisam ser empregadas em cada situação”, recomenda.
Já Ana Maria dos Santos indicou a instituição de programa nutricional específico para pessoas com o transtorno. “As crianças com TEA podem apresentar comportamentos restritivos, seletivos e ritualísticos que afetam diretamente seus hábitos alimentares, resultando em desinteresse e recusa para a alimentação”, argumentou a parlamentar.

MOÇÕES
Arthur Spíndola e Silene Carvalini propuseram moção de congratulações conjuntas à AMAII – Amigos e Mães de Autistas Independentes de Indaiatuba --, pela realização no domingo, dia 2, da 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo.
Arthur e Silene também manifestaram reconhecimento pelo trabalho de excelência desenvolvido em favor das pessoas com o transtorno pelo Cirva (Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista) e pelo Espaço Avançar. E enalteceram a empresa Topázio Cinemas pela realização da Sessão Acolher, no sábado, dia 1º, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.

registrado em: fixa