Em Cabreúva, vereadores participam de retomada das obras da Barragem do Piraí

Obra vai ampliar abastecimento de água em cidades da região
Em Cabreúva, vereadores participam de retomada das obras da Barragem do Piraí

Foto: Gabinete Alexandre Peres

07/05/2025

Vereadores de Indaiatuba acompanharam a assinatura da ordem de serviço para retomada das obras da Barragem do Piraí, que vai ampliar o abastecimento de água em Cabreúva, Salto, Itu e Indaiatuba – cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi). A solenidade aconteceu na Câmara de Cabreúva.

O vice-presidente da Câmara de Indaiatuba, Alexandre Peres, o primeiro-secretário Hélio Ribeiro e os vereadores Luiz Alberto Cebolinha e Wilson Índio da Doze participaram do evento.

A construção da barragem é reivindicada pelos municípios da região há mais de 20 anos, e estava paralisada devido a impasses ambientais dirimidos pelo governo do Estado no ano passado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com capacidade de reservação de 10 bilhões de litros, a represa está orçada em R$ 227 milhões, dos quais R$ 70 milhões foram viabilizados após intermediação do deputado estadual Rogério Nogueira.

Em torno de 700 mil pessoas serão beneficiadas, principalmente os residentes em Itu e Salto, que registram constantes desabastecimentos de água.

“Os impasses ambientais foram solucionados e agora será dada continuidade na construção dessa importante obra que vai garantir segurança hídrica para os próximos anos”, afirmou Alexandre Peres.

A reunião teve a participação de representantes do consórcio e dos prefeitos das quatro cidades, entre os quais o de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares.

registrado em: fixa