Conheça os homenageados da sessão solene de 2022

Cerimônia será no dia 8 de dezembro, às 18h30

A Câmara realiza na próxima quinta-feira (8) sessão solene de entrega de títulos honoríficos, em comemoração aos 192 anos de Indaiatuba. A solenidade começa às 18h30 e será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

Confira a relação de homenageados:

CIDADÃOS INDAIATUBANOS
Dra. Graziela Milani (autor: Pepo Lepinsk)

Com sólida formação acadêmica, Graziela Milani é formada em Biomedicina pela Unifesp, com mestrado em Biologia Molecular, também pela Unifesp. É doutora em Ciências Médicas pela Unicamp e tem pós-graduação em Gestão e Administração de Cidades. Nascida em São Paulo, tem 48 anos e um filho. Trabalha no serviço público desde 2005 e, em sua trajetória, ocupou os seguintes cargos: Diretora de Turismo; secretária adjunta de Desenvolvimento; e Diretora do Departamento de Estatística e Estratégias Municipais. Atualmente é Analista Clínica e Secretária de Relações Institucionais e de Comunicação da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, com atuação destacada, sendo uma das principais articuladoras das mudanças na forma do Governo Municipal se comunicar, com transparência e eficiência notáveis. Assim, Graziela leva no currículo a instalação na Prefeitura da comunicação digital e em redes, no aumento expressivo das visitações ao sítio governamental, na popularização das plataformas como fonte de notícia e a performance, sem precedentes, no comando da divulgação das informações institucionais e dos atos do governo em plena pandemia.

Silvio Alexandre Soares da Sampaio (autor: Alexandre Peres)

Sílvio Alexandre Soares de Oliveira tem 55 anos, é solteiro e possui formação na área contábil. Nascido em Santo André, veio residir em Indaiatuba quando tinha 12 anos. Cursou Economia e Ciências Contábeis na PUC de Campinas. Na área contábil, trabalhou nas empresas IBM do Brasil, Compaq do Brasil, Solectron, Damico Consultoria Contábil, Unione Consulting, Kaisen, Celéstica, Pryor e Contábil 11. Sempre atuante nas atividades do município, especialmente por meio de trabalhos voluntários, como na Feira da Bondade da APAE, evento no qual trabalha ativamente todos os anos desde a primeira edição, realizada há 22 anos. No entanto, foi na Volacc (Voluntários de Apoio à Família com Pessoas Portadores de Câncer e Patologias Hematológicas) onde Sílvio encontrou sua verdadeira vocação, aliando a formação profissional com o trabalho social. Logo que sua família chegou à cidade, sua mãe, Margarida de Oliveira, conheceu dona Joanna Joly que, com sua solidariedade e generosidade, despertou na mãe e no filho o desejo de serem ainda mais atuantes em ações sociais e trabalhos voluntários. A Volacc foi fundada em 1994 e dona Joanna a presidiu até 2013. Desde então, Sílvio comanda a entidade, uma das mais respeitadas de Indaiatuba.

Dr. Flávio de Souza Brito (autor: Leandro Pinto)

Flavio de Souza Brito nasceu em São Paulo, em 20 de outubro de 1981. Residente em Indaiatuba desde 1982 é casado com a Andrea Borges Calapodopulos Brito e pai de Bruno, Beatriz e Sophia. Médico Graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), fez residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista, residência em Cardiologia e em Transplante Cardíaco pela Universidade Federal de São Paulo e doutorou-se pelo CNPQ pelo programa Ciência sem Fronteira em Clínica Cardiológica nos Estados Unidos e no Brasil. Atuou como coordenador médico do programa de Insuficiência Cardíaca do Grupo Américas da Rede Amil, de 2014 a 2019, e integrou o programa de transplante cardíaco do Hospital Albert Einstein, de 2014 a 2020. Atualmente Flávio de Souza Brito é professor assistente de Cardiologia Clínica da Unesp e sócio proprietário da INDACOR Cardiologia e Clínica Médica, em Indaiatuba, local em que realiza os seus atendimentos e teleatendimentos. É também coordenador científico do Centro de Pesquisa Clínica INDACOR e cardiologista clínico responsável pelo programa de transplante cardíaco do Hospital das Clínicas da UNESP, em Botucatu. Recentemente o programa Fantástico, da Rede Globo, deu cobertura jornalística ao transplante de dois irmãos de Indaiatuba com doença genética rara, a Doença de Danon, que enrijece o músculo cardíaco e causa arritmias graves e, nos casos extremos, morte súbita. Flávio Brito chefiou a equipe de cinco cirurgiões cardíacos e cinco clínicos gerais que realizou os transplantes. 

Dr. Hilário Matheus Wolf Junior (Dr. Othniel Harfuch)

 

O ginecologista e obstetra Dr. Hilário Matheus Wolf Júnior nasceu em Uberlândia, Minas Geais, em 2 de julho de 1963. Mas só nasceu em Uberlândia, pois mal completados seis meses de vida, seus pais decidiram voltar a Indaiatuba. Descendente de uma das famílias mais tradicionais da colônia Helvétia – os Wolf, cujo patriarca Pedro José saiu da Suiça em 1854 e chegou a Indaiatuba em 1888 --, cresceu, estudou e viveu aqui até formar-se em Medicina pela PUC de Campinas, turma de 1988. Já médico, rodou o Estado: trabalhou anos em Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato, Santa Bárbara do Oeste e em outras cidades, realizando consultas ginecológicas e muitos partos, cerca de 40 ao mês. Mais de dez anos depois, Hilário veio trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde, lotado na UBS do Jardim Morada do Sol (atual UPA), participando do programa de prevenção da saúde da mulher, referência no município até hoje. A seguir foi durante 17 anos sócio proprietário da Clínica Femina e, atualmente, é o proprietário da Clínica Tratis, uma das mais respeitadas do município. O homenageado é casado com a fisioterapeuta Viviane Zaratim Wolf e pai de uma menina.

Márcio Thomaz (Tio Fininho) (Prof. Sérgio Teixeira)

 

Márcio Thomaz (conhecido por Tio Fininho) é natural de Santo André e reside em Indaiatuba desde 1987, tendo vivido toda sua infância e adolescência no Jardim Morada do Sol. Formado em Turismo pelo Senac no ano de 2002, exerceu a atividade até meados de 2009, viajando boa parte do país como Guia de Turismo Nacional. Em 2011 ingressou no serviço público, em cargo que ocupa até hoje. Atualmente desenvolve um projeto, criado por ele mesmo, de transporte de pacientes oncológicos de forma humanizada, sobretudo de crianças em tratamento contra a doença. Como sempre teve muito jeito em lidar com crianças, pois trabalhara com elas na área de recreação em diversos projetos e momentos, as transporta com alegria e diversão. Foi assim que fundou em 2014 a ONG Triboful do Bem, cumprindo inúmeras ações apoiadas por voluntários, sociedade civil e empresas. Em 2021, com ainda mais experiência e envolvimento na área da saúde, fundou o Projeto Tio Fininho, cujo foco exclusivo é auxiliar os pacientes oncológicos, priorizando e alertando acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. É esta causa, de dimensão humana incomparável, que o nosso homenageado Tio Fininho considera sua principal missão de vida.

CIDADÃO BENEMÉRITO 'DR. CAIO DA COSTA SAMPAIO'
Cláudio Alexandre do Amaral Sampaio (autor: Dr. Luiz Carlos Chiaparine)

 

Claudio Alexandre do Amaral nasceu em Indaiatuba no dia 13 de agosto de 1967. É casado com Joelma Varão Lima, com quem tem uma filha, Alice Lima Sampaio. É Filho de Caio da Costa Sampaio (dentista e vereador por vários mandatos) e da professora Maria Theodora Campos do Amaral Sampaio. É neto de Scyllas Leite Sampaio, dentista e ex-prefeito de Indaiatuba. Trabalhou como Produtor de Efeitos Especiais na TV Globo (de 1998 a 2013), onde pôde participar ativamente da renovação técnica do departamento de efeitos. Sócio proprietário da Pro Adis produções de cinema e teatro, é também sócio-proprietário da BX Empreendimentos e, desde 2017, sócio proprietário da Rádio Jornal Indaiatuba. Nos últimos quatro anos tem se dedicado, com seu sócio Dr. Alexandre Schreiner, à renovação e atualização da principal e mais tradicional rádio do município. Neste período, a Rádio Jornal fez sua migração da AM para FM, teve sua programação revitalizada e focou na disseminação de informações com credibilidade, no entretenimento e na prestação de serviços. A Rádio completou 40 anos, voltando a ser referência de conteúdo e audiência em Indaiatuba e em toda a região.

Ricardo Lopes Miranda (autor: Wilson Índio da Doze)

O homenageado Ricardo Lopes Miranda nasceu na zona rural de Indaiatuba no sítio São José, no bairro Mato Dentro, em 1970. Sempre estudou em escolas públicas e cursou fotografia no Instituto Belas Artes em Campinas. Começou a trabalhar ainda jovem como instalador de som e acessórios para automóveis nas empresas Zanotello Som, Carsom e Ballila. Em 2005 foi convidado para compor a equipe do Jornal Tribuna de Indaiá, iniciando ali sua carreira jornalística, que depois teve passagens significativas pela TV Sol, Jornal Votura e Rádio Jornal. Em 2016, fundou o Portal “Comando Notícia”, onde chefia a equipe composta por seu sócio Reginaldo Rodrigues, a jornalista Diana Locatelli e o repórter esportivo Pitágoras. Nestes 6 anos, o “Comando Notícia” – um dos portais noticiosos mais acessados da região – alcançou mais de 25 milhões de visualizações, entre seus diversos canais nas mídias sociais. Ricardo Lopes Miranda tem duas filhas, Vanessa e Sabrina.

Viviane Roberta Barnabé (autora: Silene Carvalini)

Viviane Roberta Barnabé nasceu em Indaiatuba no dia 23 de julho de 1980. Assistente social pós-graduada em Pedagogia Social e Administração Pública e Gerência de Cidades, trabalhou na Prefeitura Municipal de Cabreúva, onde implantou e coordenou o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. Em Indaiatuba trabalhou como técnica em enfermagem no Litocentro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo e, atualmente, encontra-se na Prefeitura, onde atuou como assistente social no CRAS II e III e foi presidente do Centro de Referência de Assistência e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Viviane também foi diretora do Cresans, assessora na Secretaria de Assistência Social e hoje ocupa a Secretaria Adjunta de Assistência Social, contribuindo sempre de modo direto para o desenvolvimento social de nosso município.

Maria Apparecida Perucci Gaspar (autor: Pepo Lepinsk)

 

Nascida em Indaiatuba, Maria Apparecida Perucci Gaspar exerceu o magistério por mais de 40 anos. Foi professora primária de escolas em Cardoso (por 2 anos), em Itaberá (por 1 ano) e no Randolfo Moreira Fernandes por 30 anos. Depois de já aposentada lecionou ainda por mais sete anos na escola Monteiro Lobato. Pessoa de grande valor ético e moral, e com uma admirável dedicação à educação pública, a homenageada completou 91 anos. É mãe de três filhos, sendo um deles o nosso atual prefeito Nilson Gaspar.

Eliana Belo Silva (autor: Arthur Spíndola)

 

Eliana Belo Silva nasceu em 1964 e faz parte da terceira geração de indaiatubanos de sua família. Casada há trinta anos com Anselmo Silva, é mãe de Matheus Felipe e de Daniel de Lucca. Formada em História e Pedagogia pela PUC de Campinas, fez de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) uma declaração de amor a Indaiatuba, narrando a formação do bairro histórico de Itaici, um dos mais antigos do município e sede da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), entidade da Igreja Católica notabilizada pela dedicação às causas sociais e à democracia. A homenageada foi professora de História e coordenadora pedagógica de escolas públicas e particulares e é autora dos livros “O crime do Poço” e “História de Indaiatuba sob a perspectiva de Antonio Reginaldo Geiss”. Trabalhou por mais de uma década como membra do Conselho Consultivo e do Conselho Administrativo da extinta Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, função que a fez participar ativamente dos processos de tombamentos de imóveis do município com valor histórico. Há mais de 15 anos, Eliana mantém um blog de divulgação científica sobre a história de Indaiatuba, um dos mais acessados da cidade e que contabiliza mais de um milhão e oitenta mil visualizações.

ESPORTISTA DO ANO
Agnaldo Sergio Hubert (autores: Dr. Luiz Carlos Chiaparine e outros)

 

O funcionário público Agnaldo Sérgio Hubert nasceu em Indaiatuba em 26 de junho de 1966, filho de Luiz José Hubert e Carmem de Lourdes Matavelli Hubert, ambos falecidos. Aos 15 anos, começou a trabalhar na empresa Têxtil Judith S/A, sendo convidado a acompanhar três amigos que treinavam com bicicleta de corrida. Começaria ali, uma longa caminhada no esporte, que culminou em inúmeras medalhas e troféus, na criação de várias provas ciclísticas no Município e na união com pessoas de todas as idades e preparos físicos para passeios ou provas ciclísticas.  Outro destaque é a sua atuação no trabalho de conscientização sobre trânsito. É que, ao longo de sua vida sobre duas rodas, Agnaldo sempre buscou melhorias na convivência entre a bike e as vias públicas, com foco, principalmente, em quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Para isso, fez cursos na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em São Paulo e foi o responsável por solicitar à Prefeitura a colocação de placas de sinalização, semáforos e outras melhorias em Indaiatuba. Em 1990, fundou a Associação dos Ciclistas de Indaiatuba (ACI) e, em janeiro de 1995, fundou a 1° Romaria Ciclista de Indaiatuba à cidade de Aparecida/SP.

EMPRESÁRIO DO ANO 'RAFFAELLO FANTTELI'
Julio Cesar Miranda Filho (autores: Leandro Pinto e outros)

 

Júlio César Miranda Filho tem 37 anos de idade e é empresário. Nascido e criado em Indaiatuba, é casado com Izabela e pai de três filhas (Clarice, Cecilia e Maria). Júlio César é filho do fundador da oficina Chavão, empresa referência nacional no que se refere à funilaria e restauração de veículos.  A empresa Chavão conta com 25 colaboradores e essas 25 famílias são motivo de orgulho para Júlio César, que também fundou a hamburgueria The Cleaver, empresa do ramo alimentício, referência em Indaiatuba e região. Atualmente, Júlio Cesar não faz mais parte do quadro societário da The Cleaver, mas se sente orgulhoso de ter criado a empresa, juntamente com seu irmão e sócio de negócios. Devido ao seu sucesso como empresário, sempre pôde ajudar em ações sociais e no crescimento do Município. “Ainda tenho muito a contribuir”, afirma.

ORDEM VOTURA DE 'MÉRITO CULTURAL'
Tânia Castanho Ferreira (autor: Alexandre Peres)

A homenageada nasceu em São Paulo no dia 6 de julho de 1967. Pedagoga e funcionária pública de carreira há 30 anos, atuou como professora, diretora de escola e supervisora, dedicando-se sempre à aplicação de novas tecnologias para qualificar o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos. Em 2018, Tânia Castanho foi nomeada para ser a titular da Secretaria Municipal de Cultura. Nestes quatro anos, o setor cultural de Indaiatuba passou por verdadeira transformação, com a ampliação de ações de fomento e popularização da cultura, por meio de do aumento da oferta de vagas e de modalidades de oficinas culturais direcionadas a crianças e jovens. Parcerias importantes foram firmadas com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, com a Camerata Filarmônica, com a Corporação Musical Villa-Lobos e, mais recentemente, com o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo. Os cursos acontecem em vários polos culturais e incluem instrumentos como violino, viola clássica, cavaquinho, flauta transversal, clarinete, saxofone e violão sete cordas. O “Maio Musical”, evento já tradicional na cidade, foi reformulado e muitas atrações e shows passaram a ser realizados em palco aberto, dando a oportunidade para o público apreciar gratuitamente apresentações de renomados artistas do cenário nacional e regional. Em 2020, Tânia assumiu também o Departamento de Preservação e Memória, transformando a Casa da Memória, o Museu do Casarão Pau Preto e o Museu Ferroviário em polos culturais mais próximos da população. A homenageada é esposa do prefeito Nilson Gaspar e tem um casal de filhos.

MOÇÃO DE LOUVOR
Reinaldo Nogueira Lopes Cruz

 

Por iniciativa da Mesa Diretora, será concedida Moção de Louvor ao ex-prefeito Reinaldo Nogueira pelos 30 anos de sua primeira vitória eleitoral. Em 1992, Reinaldo se elegeu vereador com apenas 24 anos de idade. Depois dessa vitória, o ex-prefeito se elegeu outras cinco vezes, quatro como prefeito e uma como deputado federal, “inaugurando para Indaiatuba – conforme consta na moção – uma era de prosperidade sem precedentes, inserindo o nosso município no cenário nacional e internacional”.