Comitiva de Louveira visita a Câmara para conhecer programas voltados aos idosos

Autoridades e representantes de entidades receberam informações sobre a Vila dos Idosos e a Residência Inclusiva

01/06/2023

Representantes do município de Louveira visitaram a Câmara nesta quarta-feira (31), onde foram recepcionados pelo presidente da Casa Pepo Lepinsk e pelo vereador Du Tonin. A visita teve o propósito de buscar informações sobre os programas implementados em Indaiatuba e destinados a assegurar melhoria da qualidade de vida dos idosos.
“Indaiatuba está de parabéns, é uma cidade linda, próspera e com um olhar diferenciado para as questões sociais, sobretudo as que envolvem os idosos”, comentou a secretária de Assistência Social de Louveira, Ana Aparecida Bichara Mellin. “Volto à minha cidade satisfeita pela acolhida e com muita disposição de replicar em Louveira os excepcionais projetos assistenciais e habitacionais desenvolvidos em Indaiatuba”.
Acompanharam a secretária de Assistência Social de Louveira, os diretores do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa (IBDPI), Adriana Viel e Dário Prado Figueiredo, e a assessora do vereador louverense Nilson Cruz, Sonia Maria Tarallo.
No encontro, Pepo Lepinsk e Du Tonin passaram informações sobre o conjunto “Vila dos Idosos Luiz Carvalini”, que oferece moradia para até 80 pessoas com idade a partir dos 60 anos. Também repassaram aos visitantes cópias das leis que normatizaram a construção do conjunto habitacional e que definiram os requisitos exigidos para os idosos contemplados, tais como não ser proprietário de imóvel nem detentor de direito de usufruto, morar ou trabalhar em Indaiatuba por ao menos 10 anos, ser independente para as atividades da vida diária e não perceber renda mensal familiar superior a 3 salários mínimos.
Pepo explicou que o projeto da Vila dos Idosos foi elaborado no período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Habitação. “Visitei inúmeras vilas existentes no Estado até chegar ao nosso modelo, que, acredito, conseguiu contornar erros de concepção que prejudicaram e prejudicam o funcionamento de outras vilas semelhantes”, esclareceu.
Indagados sobre para onde serão encaminhados os atuais moradores da Vila quando perderem a necessária autonomia física e psicológica, os vereadores informaram que os idosos dependentes serão transferidos para a instituição Residência Inclusiva, onde receberão atenção integral 24 horas por dia. A Residência é um serviço de acolhimento institucional para jovens e adultos com deficiência oferecido pelo CIASPE em parceria com a Prefeitura – explicaram.
“Estou encantada com tudo que vi e que ouvi”, afirmou a diretora da IBDPI, Adriana Viel. “A Vila dos Idosos é um projeto que devolve a esperança e a dignidade para quem muito trabalhou, muito fez pela sociedade e, mesmo assim, talvez se encontre em situação de vulnerabilidade extrema, vivendo em condições precárias e, em alguns casos, abandonados pelos filhos”, comentou. “São exemplos como este de política pública voltada ao resgate da dignidade das pessoas idosas que o nosso Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa quer promover e recomendar para reprodução aos governantes e à sociedade”, ressaltou.

registrado em: fixa