Comando dos Bombeiros apresenta plano na Câmara

Presidente Pepo Lepinsk se compromete a articular ações solicitadas pela corporação
Comando dos Bombeiros apresenta plano na Câmara

Foto: ACS/CMI - Anselmo Cabral

O comando do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros se reuniu na tarde desta segunda-feira (12) com o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk. No encontro, a corporação apresentou o plano quadrienal e as demandas que dependem de políticas públicas para ser viabilizadas.
O comandante do grupamento, Major PM Kleber Moura da Oliveira, destacou a possibilidade da criação de um fundo municipal que concederia maior autonomia institucional ao Corpo de Bombeiros, com gestão compartilhada entre a corporação e a sociedade civil. O Fundo Especial dos Bombeiros (Febom) seria mantido com recursos de fora do Tesouro e que ajudariam no custeio operacional.
Os representantes do grupamento apontaram ainda um déficit expressivo na quantidade de hidrantes em Indaiatuba. Atualmente, há apenas 53 dispositivos do tipo no município. “O ideal é que os bombeiros não precisassem levar água até a ocorrência, e que os hidrantes fossem distribuídos de maneira equidistante”, apontou o comandante.
Eles propuseram a criação de uma lei municipal que vincule a necessidade de disponibilizar um hidrante ou fazer a doação de valor equivalente ao fundo municipal. O suprimento seria garantido por empresas de médio e grande portes. A vantagem é que o próprio seguro das empresas fica mais barato quando a cidade possui leis prevencionistas.
Os bombeiros ainda apontaram a necessidade de aquisição de veículo e conversaram com o presidente sobre as demandas do quartel em Indaiatuba. Eles se solidarizaram com pedido da presidência para ajudar na luta por melhores condições na SP-075, nas imediações da Toyota, que registra alto índice de acidentes.
"O Corpo de Bombeiros é a instituição que possui maior prestígio e confiança na sociedade, e não é para menos. Eles salvam nossas vidas e nos protegem quando mais precisamos. Recebi vários pedidos e um deles já será convertido em projeto de lei nas próximas semanas: a inclusão do Dia do Bombeiro no nosso calendário oficial", comprometeu-se o presidente.
Depois da reunião, o comando se encontrou com os demais vereadores da Câmara de Indaiatuba na sala de reuniões.