Com a presença da Câmara, Rodrigo Garcia anuncia barragem do Piraí

Legislativo aprovou por unanimidade participação de Indaiatuba no rateio entre municípios

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (26) no Museu da Água, o governador em exercício Rodrigo Garcia anunciou o barramento do Ribeirão Piraí e descerrou a placa de conclusão das obras na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Indaiatuba. A solenidade contou com as presenças do presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, e de mais seis vereadores: Arthur Spíndola, Alexandre Peres, Décio Rocha, Leandro Pinto, Silene Carvalini e Wilson Índio da Doze.

A barragem ficará na divisa entre Itu e Salto e poderá armazenar cerca de 9 bilhões de litros de água – beneficiando o abastecimento das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi).

Na sessão do dia 18 de outubro, a Câmara aprovou a autorização para que Indaiatuba participe do rateio para efetivação do reservatório. Ao todo, a obra custará R$ 85 milhões, sendo R$ 70 milhões provenientes do Estado e o restante dividido proporcionalmente entre os municípios.

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, vereadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), prefeitos paulistas, entre outras autoridades. O governador em exercício destacou a importância do investimento. “A bacia dessa região é um grande desafio para o Estado e estamos felizes de poder proporcionar segurança hídrica para todos”, mencionou.

Pepo Lepisnk lembrou o papel da Câmara na efetivação do projeto: em meio a uma crise hídrica sem precedentes recentes, a cidade foi uma das poucas que não precisou adotar racionamento de água. “Recentemente, aprovamos por unanimidade e em regime de urgência a autorização para que o Executivo faça parte do rateio para construção da Barragem do Piraí. Uma Câmara atenta aos anseios da população. Penso que é por isso que estamos no Museu da Água. Esse espaço cuida do passado e do presente das nossas águas. E hoje, o que fazemos aqui, é cuidar também do futuro das nossas águas”, afirmou o presidente.