Central de Libras completa dois anos

Projeto idealizado pela vereadora Silene Carvalini conta com o atendimento de mais de 150 intérpretes
Central de Libras completa dois anos

Arte: Divulgação/RIC/Prefeitura

14/07/2023
Implantada em 2021, a Central de Libras completa hoje (14) dois anos de funcionamento no município. Proposto pela vereadora Silene Carvalini por meio de projeto de lei que recebeu aprovação unânime na Câmara, o serviço realiza a mediação na comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e interlocutores de qualquer órgão público ou privado.

A mediação é feita por meio de intérpretes da empresa Icom que fazem a tradução simultânea por vídeo chamada. “Denominada Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e Guias Intérpretes para Surdos, a Central de Libras é um programa formidável de inclusão que possibilita o diálogo e a interação dos deficientes auditivos para resolução de suas demandas, sem que para isso seja necessária a presença de acompanhante habilitado na linguagem de sinais”, afirma a vereadora.

“Nestes dois anos – prossegue Silene -- o serviço foi acionado milhares de vezes nas mais diversas situações – das cotidianas, na busca por informações de preços em farmácias e supermercados, às mais complexas, em solicitações de documentos públicos ou privados”.

A parlamentar explica que com o aplicativo da Icom, ou com o QR Code espalhado por toda a cidade ou ainda pelo link no site da Prefeitura – o www.indaiatuba.sp.gov.br – a pessoa terá acesso à tradução simultânea por intermédio de um dos 150 intérpretes da Icom, disponíveis 24 horas por dia, os sete dias da semana. Estima-se que atualmente mil pessoas façam uso do serviço.
REUNIÃO
Ontem (13), representantes da comunidade surda se reuniram com o prefeito Nilson Gaspar, a vereadora Silene Carvalini e a secretária de Relações Institucionais e Comunicação (RIC), Graziela Milani, cuja pasta é a responsável pela operacionalização da central em Indaiatuba.

O objetivo do encontro foi celebrar os dois anos da iniciativa e receber sugestões de melhorias. “Ao implementar o programa dois anos atrás, a administração deu mostras claras de sua capacidade de gestão e de seu olhar sensível aos problemas vivenciados pelos cidadãos com deficiências”, destacou a vereadora.
registrado em: fixa