Câmaras da região intensificam trabalho de articulação

Vereadores da RMC debatem interesses em comum junto a órgãos de controle e defendem papel do Legislativo
Câmaras da região intensificam trabalho de articulação

Foto: ACS/CMI - Anselmo Cabral

Presidentes de Câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) reforçaram nesta sexta-feira (11) o papel de articulação política que os Legislativos devem desempenhar. A reunião de trabalho foi realizada na Câmara de Indaiatuba, com o cumprimento de todas as recomendações sanitárias.
O anfitrião do encontro, presidente Pepo Lepinsk, recepcionou o presidente do Parlamento da RMC e da Câmara de Campinas, José Carlos Silva, que fez a condução da atividade. O presidente de honra do parlamento, vereador licenciado e secretário de Assistência Social Hélio Ribeiro, também esteve entre os presentes.
Os vereadores reforçaram o peso político da RMC e a importância do trabalho integrado para viabilizar políticas públicas comuns a todas as cidades.
Somente nesta semana, os legisladores participaram de outras duas atividades. As reuniões remotas foram com a diretoria da Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na segunda-feira, e com a direção-geral e a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na quinta-feira.
A maratona de debates teve como pautas melhorias nas rodovias da região, a situação hídrica das cidades e o estabelecimento de critérios mais objetivos e conhecidos de apreciação de contas das Câmaras. “Precisamos defender os trabalhos das Casas de Leis, que fazem esse contato direto com a população e auxiliam na elaboração de leis essenciais para os municípios”, expôs Pepo Lepinsk.
O presidente do Parlamento RMC, José Carlos Silva, sugeriu o envolvimento de todos os Legislativos. “A nossa união é que vai fazer a diferença”, opinou. “Nós precisamos promover a regionalização dos nossos pleitos, e para isso muito mais cidades devem participar dessas discussões”, comentou Hélio Ribeiro.
Ao encontro de sexta também compareceram os vereadores de Indaiatuba Othniel Harfuch e Décio Rocha, Afonso Lopes da Silva (primeiro vice-presidente - Jaguariúna), Fábio Valadão (primeiro secretário - Paulínia), Alexandre Pinheiro (Monte-Mor), Paulo Pereira Filho (Hortolândia), Elvis Garcia (Nova Odessa), Sônia Módena (Mogi-Mirim) e Renato Trevizolli (Cosmópolis).