Câmara ultrapassa a marca de 3 mil proposições

Indicações, projetos de lei e outras matérias foram fundamentais no período de pandemia
Câmara ultrapassa a marca de 3 mil proposições

Foto: Simone Santos/ ACS CMI

A sessão desta segunda-feira (6), a 35ª ordinária e penúltima do ano, ficará marcada como o dia em que o total de proposições apresentadas na Câmara de Indaiatuba ultrapassou as 3 mil matérias. Ao todo, foram 3.054 documentos de iniciativa dos 12 vereadores ou do Poder Executivo - na maior produção em pelo menos 20 anos.
O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, lembra do esforço da Mesa Diretora e dos demais legisladores em oferecer respostas na forma de políticas públicas aos efeitos da pandemia. “Parte desse desempenho buscou ações imediatas e abrangentes para os desdobramentos sociais e econômicos da pior crise sanitária dos últimos cem anos”.
Passaram pelo plenário este ano projetos importantes, como o que instituiu a renda emergencial municipal e o Refis, votado no primeiro dia do ano, e que permite a renegociação de tributos.
Somadas todas as matérias em que algum aspecto nocivo da pandemia foi enfrentado, o resultado que aparece é 116 propostas entre projetos de lei, indicações e moções. Nesta última sessão, por exemplo, os vereadores apresentaram duas justas moções de congratulação a profissionais da área da saúde que atuaram firmemente em favor da população durante a pandemia do coronavírus: o médico Adriano Vendimiatti Cardoso, conhecido como “Dr. Derrame” (iniciativa de Luiz Carlos Chiaparine), e os membros do Conselho Municipal de Saúde, homenageados pela Mesa Diretiva. “Enaltecer e premiar quem faz – ressalta a primeira-secretária Silene Carvalini – também são formas de demonstrar atenção às questões e estabelecer posturas-modelo para o enfrentamento dos problemas”.

OUTROS ASSUNTOS

Entre as ferramentas de atuação de que dispõem, os vereadores podem propor as chamadas indicações, com as quais sugerem a consecução não impositiva de obras, serviços, programas e ações. Foram as indicações as propostas em maior número neste ano, 2,2 mil, ao todo, relacionadas às mais diversas áreas.
“Todos os 12 vereadores estão de parabéns, já que na média cada um apresentou cerca de 240 proposições, e este empenho vem contribuindo para que a cidade continue com os índices de qualidade de vida pelos quais é sempre reconhecida", avalia Pepo.