Legislativo sedia sessão em comemoração aos 90 anos do HAOC

Os vereadores Luiz Carlos Chiaparine, Silene Carvalini, Alexandre Peres e Du Tonin prestigiaram o evento

28/06/2023

Diretores e funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) comemoraram nesta terça-feira, em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, o aniversário de 90 anos de fundação do hospital. Os vereadores Luiz Carlos Chiaparine, Silene Carvalini, Alexandre Peres e Du Tonin estiveram presentes na solenidade, ao lado do vice-prefeito Túlio José Tomass do Couto e da secretária municipal de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia.

Médico do HAOC desde 1990, Luiz Carlos Chiaparine discursou na solenidade. “Estou aqui representando o presidente da Câmara Pepo Lepinsk e estou entre amigos de muitos e muitos anos. Falar do hospital é falar da minha segunda casa. Por isso, fico muito triste quando o hospital recebe críticas. O hospital não é para receber críticas, é para receber ajuda”, disse.

O vereador, a seguir, falou sobre a fundação do HAOC em 1933. “O Brasil e o mundo passavam por um período de grande recessão, e Indaiatuba tinha apenas 6 mil habitantes quando o casal Leonor e Augusto de Oliveira Camargo tiveram a coragem e a ousadia de construírem um hospital na cidade. E hoje, com quase 300 mil habitantes, o HAOC atende a todos, sem fazer distinção”.

O hospital passou por alguns momentos difíceis – comentou -- até a chegada do sr. Renato Sargo, superintendente do HAOC há mais de duas décadas. “O Renato trouxe luz e alento para os pacientes, médicos e funcionários. Por isso quero agradecer-lhe pessoalmente e dizer que o HAOC pode contar sempre comigo e com a Câmara Municipal de Indaiatuba”.

A secretária da Saúde afirmou que a história do HAOC é uma história de visionários. “A dona Leonor foi uma visionária, por antever que Indaiatuba precisava de um hospital. E o sr. Renato foi um visionário quando disse “vamos fazer uma usina de oxigênio” -- e o quanto essa usina salvou pessoas durante a pandemia”.

Também médico do HAOC há mais de 30 anos, o vice-prefeito lembrou: “Houve um período em que era um sofrimento para nós médicos, já que faltava até fio para fechar a pele. Com o Renato, o hospital se transformou, e hoje tem totais condições de tratar praticamente todas as enfermidades”.

O diretor-geral do HAOC, Dr. Edmir Deberaldini, relatou que o hospital teve momentos bons e momentos maus, “e hoje estamos vivendo uma fase ótima”. Para comprovar a boa fase, Deberaldini informou alguns números: 1200 internações por mês, pelo SUS e pelos convênios; 21 mil usuários; 700 cirurgias em quatro UTIs; 280 leitos, 270 médicos e quase 1300 funcionários. “O HAOC atualmente é um dos maiores empregadores de Indaiatuba” – enfatizou.

Ao final da solenidade, a diretoria do hospital homenageou médicos, enfermeiros e funcionários administrativos e de limpeza. Enfermeira do HAOC há mais de 20 anos, a vereadora Silene Carvalini foi uma das homenageadas.

registrado em: fixa