Câmara sedia encontro da Diretoria de Ensino sobre cyberbullying e segurança nas escolas

Autor de leis sobre o tema, o vereador Hélio Ribeiro diz que todos têm papel a cumprir na prevenção e combate ao bullying

09/08/2023

A Câmara sediou na manhã desta quarta-feira (9) encontro regional de profissionais da educação, representantes de grêmios estudantis e policiais militares sobre segurança nas escolas, tecnologias digitais e cyberbullying. Denominado “Orientação técnica: alinhamentos e estudos da tecnologia a serviço da aprendizagem”, o encontro foi promovido pela Diretoria de Ensino da Região de Capivari, à qual as escolas de Indaiatuba estão subordinadas.

Na abertura do evento falaram a dirigente regional de ensino, Alair Candelária Bernadinetti Lelli, e os supervisores de ensino Evelise Padovani e Miguel Ângelo Rodrigues. Os três agradeceram à Câmara pela cessão do espaço, deram boas-vindas aos professores e gremistas estudantis, elogiaram a atuação da Polícia Militar para a manutenção da segurança nas escolas e destacaram a atual onipresença da tecnologia. “A tecnologia está em tudo, mas ela deveria ser utilizada apenas para o bem e não para divulgação de mentiras, ofensas e fake news, como tem ocorrido. E está claro que falta humanidade à tecnologia”, ressaltou o supervisor Miguel Ângelo na apresentação de um vídeo, “muito real e muito triste, sobre o uso excessivo dos celulares, a tal ponto de hoje as pessoas morrerem ao nosso lado e a gente nem notar”.

O vereador Hélio Ribeiro, autor de leis municipais sobre bullying, também discursou na abertura do encontro. Hélio ressaltou a importância dos Grêmios Estudantis na gestão das escolas e na prevenção e no combate aos bullyings nas escolas. “Todos têm um papel a cumprir sobre essa questão que afeta de forma tão direta a vida dos estudantes”, enfatizou.

PALESTRAS
Na sequência, policiais militares vinculados ao PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – discorreram sobre a relação existente entre a insegurança no ambiente escolar, a utilização desmedida dos dispositivos móveis e a divulgação de cyberbullyings nas redes. “A chamada Geração Z, dos nascidos após 1995, é a geração da tecnologia. Os jovens dessa geração vivem conectados o dia inteiro e alguns deles levam uma vida paralela, sobre a qual os pais pouco ou nada sabem”, disse o soldado Gustavo, instrutor do Proerd.

O policial disse ainda que os adolescentes que sofrem bullyings têm a vida impactada de diversas formas: “Eles passam por problemas emocionais como ansiedade, depressão e baixa autoestima, problemas de ordem social como dificuldades nas relações interpessoais e o pior: impactos na saúde mental, cuja consequência é o aumento de casos de suicídios”.

DEBATE
Após a apresentação dos instrutores do Proerd, gremistas estudantis foram convidados a participar de uma rodada de perguntas sobre segurança nas escolas.

registrado em: fixa