Câmara retoma sessões com 165 matérias apresentadas
Os vereadores retomam as sessões ordinárias no próximo dia 22 de fevereiro, às 17h30. As reuniões legislativas são abertas ao público e têm transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Por enquanto, os 12 gabinetes apresentaram 165 matérias que serão apreciadas no primeiro encontro, entre indicações, projetos de lei, moções e outras proposituras.
No período de recesso parlamentar, os legisladores encaminharam 284 ofícios para o Poder Executivo. Os documentos não precisam de deliberação do plenário e encontram resposta mais ágil no período em que não há sessões ordinárias. Foi por meio de ofícios, por exemplo, que os vereadores solicitaram reparos nos danos provocados pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde dezembro.
“A disposição ao trabalho dos vereadores é cada dia mais evidenciada pelo número de matérias que apresentam, inclusive nos primeiros meses do ano”, avalia o presidente Pepo Lepinsk. “O vereador é a porta de entrada das demandas da população, e nessa época do ano os pedidos relativos à educação e à zeladoria da cidade são os mais comuns”, pontua.
Agilidade
Para o público que acompanha as sessões, uma novidade foi instituída a partir deste ano. A plateia poderá acessar a pauta prévia dos encontros por meio da leitura de QR Code disponível nas duas telas do plenário. A inovação permite mais transparência e agilidade no acompanhamento das matérias.
As sessões ordinárias acontecem sempre às segundas-feiras, às 17h30, com exceção daquelas que coincidem com feriados e pontos facultativos, como é o caso da primeira reunião.