Conheça os homenageados da sessão solene de 2022

Na mesma cerimônia, plenário 'Joab José Puccinelli' será reinaugurado

A Câmara realiza na próxima sexta-feira, dia 1º, sessão solene de reinauguração do Plenário Joab José Puccinelli. O espaço passou por inúmeras readequações que buscaram oferecer melhores condições para a realização das sessões plenárias, ao mesmo tempo que garantissem mais conforto, acessibilidade e segurança ao público. A intervenção faz parte do projeto de readequação de todo o Palácio Votura, que segue em andamento.
Para chegar à nova conformação, algumas das intervenções foram sugeridas pela direção do Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência) e outras pelo Corpo de Bombeiros. Uma plataforma elevatória para cadeirantes, por exemplo, foi instalada para assegurar às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida o acesso presencial às sessões.
“Precisávamos nos adaptar a este novo tempo de igualdade de direitos e de possibilidades, e um dos direitos mais formidáveis que a pessoa com deficiência conquistou foi o da mobilidade, de estar onde achar melhor estar, e de ter garantido o acesso aos eventos e repartições públicas”, afirma o presidente Pepo Lepinsk.

ORQUESTRA JOVEM
As pessoas presentes à solenidade encontrarão o plenário com muitas novidades. Além da pintura nova, as intervenções incluem nova sala técnica e modernas instalações de som, assentos para obesos e espaço para cadeirantes, banheiros reformados, uma nova galeria de presidentes e uma em homenagem às vereadoras.
Outro ponto alto da cerimônia será a apresentação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, corporação musical vinculada à Orquestra Sinfônica de Indaiatuba.

HOMENAGENS
Logo após a solenidade de reinauguração do plenário, terá início a cerimônia de entrega dos títulos honoríficos Cidadão Indaiatubano e Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’, duas das principais comendas concedidas no município.
Para obtê-las, os agraciados têm o nome e a atuação em favor do município examinados pelo Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura. Somente depois desse escrutínio, é que os nomes são levados a plenário para apreciação dos vereadores.
Neste ano, onze destacados munícipes serão homenageados. Oito com o título de Cidadão Indaiatubano – honraria exclusiva para quem não nasceu em Indaiatuba --, e três com o título de Cidadão Benemérito, para nascidos no município. Todos os nomes foram aprovados por unanimidade.
Conheça a relação dos agraciados e a dos seus proponentes, os vereadores que recomendaram as indicações. Cada vereador pôde indicar um homenageado:

Cidadão Indaiatubano

Dra. Graziela Milani  (Vereador Pepo Lepinsk)

Com sólida formação acadêmica, Graziela Milani é formada em Biomedicina pela Unifesp, com mestrado em Biologia Molecular. É doutora em Ciências Médicas pela Unicamp e tem pós-graduação em Gestão e Administração de Cidades. Nascida em São Paulo, tem um filho. Iniciou no serviço público em 2005, tendo ocupado cargos como Diretora de Turismo, secretária e adjunta de Desenvolvimento e Diretora do Departamento de Estatística e Estratégias Municipais. Atualmente é Analista Clínica e Secretária de Relações Institucionais e Comunicação da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Apesar do doutorado em Ciências Médicas, Graziela Milani se destacou nos últimos anos transformando a forma do Governo se comunicar com os munícipes. Entre os destaques, Graziela leva no currículo a popularização das plataformas digitais como fonte de notícia e a atuação sem precedentes no comando das informações institucionais e atos governamentais em plena pandemia.

Márcio Augusto Mazzi  (Ver. Luiz Carlos Chiaparine)

Marcio Augusto Mazzi é natural de Uchoa, região de São José do Rio Preto. Veio para Indaiatuba há 29 anos, constituindo sua família. Formado em Farmácia e Gastronomia, é proprietário da ManipuLife Farmácia de Manipulação (ex Manipulatta) e empresário do ramo farmacêutico (manipulação de fórmulas e atendimento farmacêutico) desde 1992. Pós Graduado em Cosmetologia e Farmácia Estética. Fez parte da cozinha do HAOC, trabalhou como “freelancer” em restaurantes, participando de eventos, como Personal Chef. Participou do Rotary Club Indaiatuba. Márcio, um dos mais brilhantes farmacêuticos de Indaiatuba é casado com uma “filha de Indaiatuba”, relata ser muito feliz em ter escolhido nossa cidade para viver. Por ter sido sempre muito bem acolhido pelos indaiatubanos, costuma dizer que, de coração, “já se considera cidadão Indaiatubano”.

Diácono Jandeir Teixeira (Ver. Índio da Doze)

Diácono Jandeir é de Inhapim (MG), casado com Maria Deusilene de Souza Teixeira, pai de 4 filhos: Eduardo, Lucas, Danilo e Guilherme. É considerado um exemplo de esposo, pai, empresário, líder e servo de Deus. Mora em Indaiatuba há 37 anos e já trabalhou em várias empresas do município, como a Metalúrgica Gasulite, Filtros Mann e Fupresa. Com o passar dos anos, abriu sua própria empresa, a JT Melhorias Industriais, no ramo de serralheria e caldeiraria, se consolidando no mercado e recebendo em 2016 o Troféu Frutos de lndaiá. Tem papel fundamental nas paróquias e comunidades católicas de Indaiatuba, seja como coordenador de pastorais e movimentos católicos; seja na atual função: diácono permanente na Paróquia Santo Antônio. 

Paulo Sérgio Pereira dos Santos  (Ver. Ana Maria dos Santos)

Paulo Sérgio Pereira dos Santos nasceu em São Paulo. É engenheiro mecânico, filho e pai por adoção. É casado com Maria Sueli Lima dos Santos com quem tem 11 filhos (oito deles por adoção e reside em Indaiatuba desde 2000). Como atividades voluntárias exercidas no Terceiro Setor, destacamos as seguintes: de 1985  à 1987 o desenvolvimento e implantação do "Projeto Adote" e em 1993, a fundação do "Projeto Acalanto", primeiro Grupo de Apoio à Adoção na cidade de SP; em 2003, o desenvolvimento e implantação do Projeto de Reintegração Familiar e Adoção, com a ABID sendo a mantenedora; em 2006, a fundação do "Projeto de Vida", na ABID e, em 2021, a implantação da sede da Associação Nacional de Grupos de Apoio Adoção (ANGAAD) no município, onde recebeu o prêmio Brasil "Amigo da Criança". Atualmente é Consultor Técnico Automotivo e presidente da ANGAAD.

Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz (Ver. Silene Carvalini)

Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz nasceu em Pirajuí (SP). É casada com Marcelo Fabricio Vaz e mãe de Ligia Ferraz Vaz e Lucca Ferraz Vaz. Mudou-se para Indaiatuba há 26 anos. É formada em enfermagem, com especialização em serviços de saúde (administração hospital e saúde pública e direito sanitário). Trabalhou em Pirajuí (SP), Santo Antônio de Posse (SP) e Campinas (SP). Começou suas atividades na Prefeitura de Indaiatuba em 1993, onde permaneceu de março a setembro. Em 1995, voltou a trabalhar na Prefeitura de Indaiatuba, onde permanece até o momento. Em Indaiatuba, atuou como Diretora de Departamento em 2003, esteve secretária municipal de Saúde em 2008 e foi assessora da secretária municipal de fevereiro a agosto de 2011. Atualmente, é responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, atividade que exerce desde 2012.

Tânia Castanho Ferreira (Ver. Arthur Spíndola)

Pedagoga e atual Secretária Municipal de Cultura, Tânia nasceu em São Paulo. Neta de um trabalhador ferroviário, passou a ter contato com Indaiatuba por este vínculo. Trabalhou como professora, diretora de escola, supervisora educacional e serve à população como funcionária pública há mais de 30 anos. Tânia é mãe de João e Beatriz, e primeira-dama do Município. Na condição de Secretária da Cultura, é possível observar que suas ações são dotadas de um espírito sistêmico e multidisciplinar, essenciais para a administração pública. Durante suas gestões, destacam-se a aptidão pela inovação do setor e projetos, como a criação do programa “Caminho das Rosas”, revitalização do “Museu Ferroviário”, criação do “Ponto de Informação Turística” e execução mensal de eventos que fomentam a dança, a música, o teatro e tantas outras áreas culturais.

Dr. Luiz Antonio Nazar (Ver. Hélio Ribeiro)

Luiz Antonio Nazar nasceu em São Paulo, no dia 28/11/1956. Mudou-se para Indaiatuba em fevereiro de 2000, permanecendo aqui até os dias atuais. É casado com Simone Gonzalez Nazar, com quem tem três filhos. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de São Paulo no ano de 1980, se especializando em Cirurgia Geral. Aprovado em concurso público, é Cirurgião Geral do Hospital Regional Sul (São Paulo), atua no Pronto Socorro de Cirurgia do Hospital Regional Sul (SP) e como Cirurgião Geral da Casa de Saúde Dom Pedro II. Também atuou na Santa Casa de Santo Amaro, onde também foi vice-diretor Clínico. Em 2002, após aprovação em concurso público, passou a exercer a profissão em nosso município, onde permanece até os dias atuais, prestando serviços em unidades como a do Jardim Brasil, Caminho da Luz, Oliveira Camargo e atualmente no Hospital Dia, local em que é tido como dedicado, requisitado e querido pelos pacientes e toda a equipe.

Dr. Flávio de Souza Brito (Ver. Leandro Pinto)

Flavio de Souza Brito, nasceu em São Paulo Capital, em 20 de outubro de 1981. Residente na cidade de Indaiatuba desde 1982, é casado com Andrea Borges Calapo do Pulos Brito e pai de Bruno, Beatriz e Sophia. Cardiologista especializado em insuficiência cardíaca, miocardiopatias e transplante cardíaco, é sócio-proprietário da INDACOR Cardiologia e Clínica Médica, além de cardiologista clínico responsável pelo programa de transplante cardíaco do HC-UNESP (Botucatu) e coordenador médico do programa de Insuficiência Cardíaca Total Care e Hospital TotalCor desde 2016. Médico Graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-2005), fez residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista; em Cardiologia e em Transplante pela Universidade Federal de São Paulo; além de Fellowship em Pesquisa Clínica Cardiológica na Carolina do Norte.

Cidadão Benemérito “Dr. Caio da Costa Sampaio”

William de Camargo (Ver. Alexandre Peres)

O arquiteto e urbanista William de Camargo nasceu em Indaiatuba no dia 18 de março de 1975. É o segundo filho de Vera Lúcia Von Ah de Camargo e de Waldemar de Camargo (in memorian). Seus pais eram agricultores. William de Camargo é solteiro, não tem filhos e é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba e desde 2000 projeta espaços de uso público e privado, como a reurbanização da Praça da Nascente e o projeto de ampliação do Educandário Deus e a Natureza. É diretor-suplente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba (AEAI) e integrou a Comissão de Revisão do Código de Obras vigente em Indaiatuba. Por quatro anos (2003 à 2007) pertenceu ao Conselho Municipal de Preservação da Fundação Pró-Memória.

Luciana Aparecida dos Santos (Ver. Sérgio Teixeira)

Luciana Aparecida dos Santos nasceu em 12/03/1982, é empresária, estudante de Educação Física, casada e tem 3 filhos. Viveu no bairro Fazenda Pimenta até os 5 anos, quando a família se instalou no bairro Videiras, onde vive e reside até hoje. Aos 12 anos, começou a participar efetivamente na Comunidade de Videiras, primeiro como catequista, depois ingressando no grupo de canto, permanecendo por 4 anos. Com 20 anos, devido ao trabalho e estudos, se afastou dos trabalhos voluntários, retornando aos 24 anos. Desde então, nunca mais parou de desenvolver trabalhos em prol da comunidade em locais como a Associação Amigos de Bairro Videiras e Creche Mãe Rainha. Em 2016, assumiu a Presidência da Associação, cargo em que permanece até hoje. Uma das suas maiores conquista e orgulho é poder ter colaborado para que a quadra poliesportiva Amadeo Tomazeto, tenha se tornado uma realidade.

Reginaldo José Salla  (Ver. Othniel Harfuch)

O empresário Reginaldo José Salla nasceu em Indaiatuba e é casado com Cristiane Aparecida Wolf Salla. Serviu o Exército Brasileiro na cidade de Itu - SP, onde deu baixa como 3° Sargento no ano de 1987. Neste mesmo ano, iniciou em Indaiatuba a empresa Praty Indústria e Comércio. A empresa familiar atuou no ramo de confecção, higiene, limpeza e beleza, e levou o nome da cidade pelo mundo, através das vendas de seus produtos, que também sempre teve grande circulação por todo o Brasil. Nardão Salla, como é conhecido, se não for o maior, é um dos maiores transformadores do centro da cidade, pois em 2013 começou atuar na construção civil, restaurando, reformando e construindo vários prédios na região central, sempre com o sócio, o irmão Álvaro José Salla Junior. Tomando gosto pela construção civil, destacou-se como referência neste ramo. Hoje tem obras e empreendimentos espalhados por toda Indaiatuba.