Câmara realiza sessão solene de entrega de títulos honoríficos

Noite de gala homenageou 18 pessoas; cerimônia comemorou 191 anos do município
Câmara realiza sessão solene de entrega de títulos honoríficos

Foto: Anselmo Cabral/ ACS CMI

A Câmara realizou nesta quarta-feira (8) a sua tradicional sessão solene de entrega dos títulos honoríficos Cidadão Indaiatubano, Cidadão Benemérito “Dr. Caio da Costa Sampaio”, Esportista do Ano e Empresário do Ano “Raffaello Fantelli” – consideradas as mais importantes comendas concedidas pelo município. A cerimônia, que ocorre anualmente, integra a programação de eventos do aniversário de Indaiatuba, comemorado no dia 9 de dezembro.
Duzentas pessoas participaram da cerimônia a convite dos homenageados Gustavo César Rodrigues (esportista), Rodrigo Di Lascio Tomaselli, Edvaldo Bertipaglia e Carleans Madruga de Brito (empresários), Maurício Baroni Bernardinetti (prefeito de Elias Fausto), Patrícia Carla Zanetti Lima (servidora municipal), Luiz Antonio Ruz Trabachini (comerciante), Rosana Maria Petrilli (advogada), André Luiz Garó e Elizeu Ribeiro de Almeida (pastores evangélicos), Luiz Roberto Steiner Fruet e Carlos Leonardo Busse (engenheiros), Jane Marcia Bonet (professora), Maria Cristina Peixoto Bem Costa e Fábio Felippo Bacco (médicos), Paulo Roberto Emiliano e Renato de Moura Petrocco (párocos católicos) e Cléber Gomes de Castro (procurador municipal).
Ao abrir a cerimônia, o presidente da Câmara Pepo Lepinsk ressaltou a importância do evento e a seletividade dos homenageados: “Quero lembrar a todos que estes títulos são honrarias que os vereadores concedem aos cidadãos que muito contribuem para o desenvolvimento da melhor cidade do Brasil”.
Na mesma linha, o vice-prefeito Túlio José Tomass do Couto reforçou em seu pronunciamento: “Indaiatuba é a melhor cidade do Brasil porque tem os melhores cidadãos do País”. E, fazendo alusão às atividades profissionais dos homenageados, destacou: “As coisas acontecem e avançam em Indaiatuba porque nós temos fé, porque nós temos ciência, porque nós temos estrutura e porque nós temos gestão”.
O evento respeitou as determinações sanitárias do governo do Estado de São Paulo para este tipo de atividade. A íntegra da solenidade pode ser conferida aqui.

ESPORTISTA DO ANO

O vereador Othniel Harfuch homenageou Gustavo César Rodrigues com o título de Esportista do Ano.  Gustavo integra a seleção brasileira de handebol e é jogador do time francês Chambery, uma das potências mundiais dessa modalidade desportiva. No ato de entrega da honraria, o homenageado foi representado por seu pai, Paulo César Rodrigues.

EMPRESÁRIO DO ANO

Rodrigo Di Lascio Tomaselli recebeu o título de Empresário do Ano “Raffaello Fantelli”. Indicado pelo presidente da Câmara Pepo Lepinsk, Tomaselli reside em Indaiatuba há 25 anos, onde mantém a sede da sua empresa Lofts Incorporações e gera 600 empregos diretos e indiretos. “Sinto uma honra muito grande por poder homenagear uma pessoa cujo trabalho é maravilhoso e que tanto contribui com a nossa cidade”, afirmou Pepo.

CIDADÃOS BENEMÉRITOS

O título de Cidadão Benemérito “Dr. Caio da Costa Sampaio” é concedido exclusivamente a nascidos em Indaiatuba. Neste ano receberam a comenda o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni Bernardinetti, a servidora municipal Patrícia Carla Zanetti Lima, o comerciante Luiz Antonio Ruz Trabachini e a advogada Rosana Maria Petrilli.

CIDADE VIZINHA

Antes de ser eleito e reeleito prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni Bernardinetti obteve quatro mandatos de vereador em Indaiatuba. O vereador Alexandre Peres falou a respeito do seu homenageado: “Maurício, estou muito feliz por poder lhe proporcionar esta honraria, e saiba que você só nos enche de orgulho, porque você não se acomoda nunca, você sempre olha para a frente”.

CONSELHO DE SAÚDE

A servidora municipal Patrícia Carla Zanetti Lima tem 45 anos, é casada e mãe de três filhos. Trabalhou anos na área da saúde, chegando a ocupar a secretaria-executiva do Conselho Municipal de Saúde. Recebe o título de Cidadã Benemérita por iniciativa do vereador Othniel Harfuch. “Este título é dado de coração, e porque a Patricia tem a capacidade de organizar onde estiver atuando”, destacou o vereador.

HUMILDADE

Luiz Antonio Ruz Trabachini tem ampla atuação no comércio de Indaiatuba, tendo administrado armazém, açougue, confecção de roupas e empresa de manutenção industrial. Também tem participação ativa em campanhas filantrópicas. O vereador Leandro Pinto falou sobre o seu homenageado: “Pessoa ímpar, humilde, conquista as pessoas que têm a sorte de conhecê-lo”.

ÍCONE

Indicada pelo vereador Arthur Spíndola, a advogada Rosana Maria Petrilli tem atuação destacada como representante da categoria. Foi a primeira presidente mulher da subseção da OAB em Indaiatuba e a primeira mulher do interior do Estado a presidir uma Câmara Recursal da OAB no Estado. “Rosana é um dos ícones da advocacia indaiatubana, e nos representa em posições importantes, a começar pela compreensão de que o advogado cumpre papel fundamental à administração da Justiça”, frisou o vereador.

CIDADÃOS INDAIATUBANOS

Título repleto de significados porque exclusivo de quem, não tendo nascido em Indaiatuba, fez muito pelo progresso do município. São os que adotaram a cidade e a cidade, com muito orgulho, os adota de papel passado. Foram agraciados com a honraria os pastores evangélicos André Luis Garó e Elizeu Ribeiro de Almeida, os padres católicos Paulo Roberto Emiliano e Renato de Moura Petrocco, a professora Jane Marcia Bonet, os empresários Edvaldo Bertipaglia e Carleans Madruga de Brito, os médicos Maria Cristina Bem Costa e Fábio Felipo Bacco, o procurador municipal Cléber Gomes de Castro e os engenheiros Carlos Leonardo Busse e Luiz Roberto Steiner Fruet. 

PLENITUDE

O pastor André Luis Garó é natural de São Paulo e veio para Indaiatuba em 1998. Em 2002 fundou e desde então preside a Igreja Ministério Plenitude de Indaiatuba. De acordo com o vereador Luiz Carlos Chiaparine, o seu homenageado “realiza um trabalho de extrema seriedade”.  Garó, segundo disse, é uma dessas pessoas queridas que muito fazem pela comunidade, e que entendem que a igreja exerce uma função importantíssima, muitas vezes até como a de o último refúgio”.

A OBRA

O padre Paulo Roberto Emiliano está há 4 anos em Indaiatuba como pároco da Igreja São Francisco de Assis, na Cecap. Nestes anos, padre Paulo ficou conhecido pela força e sabedoria com que prega as palavras do Senhor. “Deus é quem salva, Deus é quem faz a obra”, costuma repetir em seus sermões. O presidente da Câmara Pepo Lepinsk falou sobre o seu homenageado: “A vida do Padre Paulo é carregada de bons ensinamentos para todas as pessoas”, ressaltou.

ASSOCIAÇÃO

O engenheiro Luiz Roberto Steiner Fruet nasceu em Itu, mas ainda bebê veio morar em Indaiatuba, onde seu pai trabalhava como mecânico. Em 1986 fundou a Solo Firme Engenharia de Fundações, empresa na qual trabalha até hoje. Durante 19 anos presidiu a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba. O vereador Alexandre Peres contou da tribuna que um dos sonhos de seu homenageado era ser reconhecido como cidadão indaiatubano. “E é com muito orgulho que lhe proporciono a realização deste sonho”, frisou.

EMOÇÃO

Um dos momentos mais emocionantes da sessão foi o pronunciamento do vereador Wilson Índio da Doze sobre o homenageado Padre Renato de Moura Petrocco, nascido em Campinas, e, em Indaiatuba, desde 2014 como pároco da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Morada do Sol. Com lágrimas nos olhos e voz embargada, o vereador contou que se recuperou da Covid, quando já estava quase desenganado, por causa da imensa fé transmitida pelo padre Renato aos fiéis da sua paróquia. “Padre, não tenho palavras para agradecer o tanto que o senhor fez por mim”.

BRINQUEDOS

A professora de educação artística Jane Márcia Bonet nasceu em Campinas e logo veio para Indaiatuba. Com trabalho amplamente reconhecido como uma das maiores colecionadoras de brinquedos antigos, pôde apresentar seu acervo em emissoras de TV, como a Record e a Rede Globo. Para o vereador Arthur Spíndola, a homenageada deixará como legado uma geração de ex-alunos comprometidos com a geração do bem comum e o trabalho coletivo. A frase que a professora expressa de que “em trabalho em equipe não brilha uma estrela, mas sim toda uma constelação é um ensinamento que sempre nos guia”, destacou Spíndola.

MEDICINA

A médica Maria Cristina Peixoto Bem Costa nasceu em Recife e mudou-se para Indaiatuba em 2006, após graduar-se em Medicina pela Unicamp e ser aprovada em concurso público para trabalhar na rede municipal de saúde. Atualmente integra o Comitê de Combate à Pandemia do Coronavírus no município. A vereadora Silene Carvalini ressaltou que ter a homenageada como cidadã Indaiatubana “é uma honra para todos nós”.

AMOR E PAZ

O pastor Elizeu Ribeiro de Almeida é paranaense e há 31 anos reside em Indaiatuba. Trabalhou nas empresas Cobreq, Sama Ferramentaria e Filtros Man. Graduou-se em Teologia pelo Centro Evangélico de Educação e Cultura e desde 2018 exerce a presidência do Conselho de Pastores de Indaiatuba, COPAIN. De acordo com o vereador Décio Rocha, o homenageado há 30 anos presta serviços relevantes ao município, levando amor e paz às comunidades e às pessoas que precisam de um ombro amigo. “Muitas vezes as igrejas chegam onde o Poder Público não chega”, reforçou o vereador.

REFERÊNCIA

O médico Fábio Felipo Bacco nasceu em Campinas e reside em Indaiatuba há 36 anos. Aqui fundou a Clínica Centro Médico Indaiatuba, empresa que presta serviço de excelência e é referência de atendimento em toda a região. Dr. Fábio também é médico pediatra da Prefeitura, com relevante participação na evolução e qualidade do atendimento primário do município. Para o vereador Othniel Harfuch, o homenageado é pessoa excelente, com caráter firme. “É um privilégio nosso ter você aqui. Parabéns por ser um cidadão indaiatubano”.

LIONS CLUBE

O engenheiro metalúrgico Carlos Leonardo Busse reside em Indaiatuba desde 1972, quando o município tinha uma população de 16 mil habitantes e inúmeras precariedades. Nestes 49 anos, Busse se notabilizou pelas empresas que ajudou a fundar e dos projetos que dirigiu pelo fortalecimento industrial do município. Participa de várias frentes sociais, como do Lions Clube, onde é o secretário. Na opinião do vereador Sérgio Teixeira, o homenageado fez e faz a diferença em Indaiatuba, por meio de importantes ações sociais.

DIREITO

O procurador municipal Cleber Gomes de Castro nasceu em São Paulo e mudou-se para Indaiatuba em 1990. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Itu e pós graduou-se nas matérias Processual Civil, Contratual, Tributário, Administrativo e em Gestão Pública. Ingressou, por meio de concurso, na Prefeitura em 2006.  Integrou diversos conselhos municipais, como os de Saúde, Antidrogas e da Pessoa com Deficiência. O vereador Leandro Pinto destacou que o homenageado é um ser humano maravilhoso, que trabalha sempre em prol dos que mais precisam. “É um cidadão indaiatubano de fato”, frisou.

AOS 8 ANOS

O empresário Edvaldo Bertipaglia é natural de Tupi Paulista e reside em Indaiatuba desde 1975. Começou a trabalhar com 8 anos de idade, montando caixas de madeira para tomate. Em 2003, Bertipaglia criou a Hot Flowers de produtos sensuais e hoje emprega mais de 200 pessoas na empresa. De 2017 a 2020, exerceu mandato de vereador na Câmara de Indaiatuba. O vereador Ricardo França ressalta que o homenageado tem uma história de vida marcante e é uma pessoa comprometida com a cidade. “Para mim, é muito bacana poder homenagear o Edvaldo”, disse.

EMOÇÃO

O empresário Carleans Madruga de Brito nasceu em Pelotas e é graduado em Estudos Sociais e em Geografia, matéria que chegou a ministrar. Tem pós-graduação em marketing. Colabora com a Associação Beneficente Irmã Dulce e com o Hemocentro da Unicamp. Foi diretor-voluntário do Hog Campinas, exercendo atividades para melhoria e segurança no trânsito moto ciclístico. Para a vereadora Ana Maria dos Santos, o homenageado é um homem bom, íntegro, que age com coerência, um amigo do coração. “Gratidão por você ter escolhido a nossa Indaiatuba”, destacou.