Legislativo realiza audiência pública sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento

Presidida por Pepo Lepinsk, a audiência contou com intervenções dos vereadores Alexandre Peres e Du Tonin

01/11/2023

A Câmara realizou na manhã desta quarta-feira (1º) audiência pública sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico proposto pelo Executivo e elaborado pela empresa de assessoramento Novaes Engenharia. Indispensável peça de planejamento, o plano estabelece as diretrizes e investimentos que o município deverá observar pelos próximos vinte anos nas questões relacionadas à abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.

Conduzida pelo presidente do legislativo Pepo Lepinsk, a audiência contou com intervenções dos vereadores Alexandre Peres e Du Tonin, ambos engenheiros civis. “A audiência de hoje foi uma das mais importantes dos últimos anos, porque tratou das áreas mais sensíveis ao bem-estar da população e ao futuro dos nossos mananciais”, afirmou Pepo. “Discutimos nesta manhã temas fundamentais como água encanada, esgoto coletado e tratado, o que fazer com o lixo que produzimos e bairros que sofrem com enchentes em razão da ausência de drenagem de suas vias”, concluiu.

A audiência contou com a presença do secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima Doti, de representantes de entidades de classe e de moradores da região de Itaici que, há anos, reivindicam investimentos públicos para implantação de distribuição de água e coleta de esgoto na chamada “margem esquerda do rio Jundiaí”.  “Lá se encontram muitos dos loteamentos mais antigos construídos em Indaiatuba e, na época, a legislação não obrigava o loteador a realizar as obras de infraestrutura em saneamento básico – falha jurídica revertida a partir dos anos 80, mas que ainda hoje expõe muitos indaiatubanos aos problemas sanitários advindos do consumo de água de poço, em muitos casos contaminada, e à utilização de fossa para o esgotamento de seus efluentes”, explicou o presidente da Câmara.

DIRETRIZES

Durante mais de uma hora, os engenheiros Luciano Farias Novaes e Thiago Furlan Penatti, da Novaes Engenharia, expuseram os principais conceitos, diretrizes e metas do Plano de Saneamento. Segundo disseram, o plano tem como objetivo central buscar a universalização dos serviços no município.

Para tanto, estimaram o crescimento populacional do município até 2044 e concluíram que Indaiatuba terá um aumento de 100 mil moradores – dos atuais 262 mil para 360 mil. Esse crescimento – frisaram -- implicará um aumento da mancha urbana, hoje de 20% do território, e a consecução de investimentos vultosos em ampliação das estações de tratamento de água e na de tratamento de esgoto e a implantação de uma Usina de Valorização de Resíduos Sólidos.

Para que o município cresça de modo ordenado nos próximos 20 anos, os técnicos da Novaes propuseram a construção de uma sexta estação de tratamento de água, com capacidade para tratar no mínimo 150 litros por segundo.

A respeito da construção da nova ETA, o vereador Alexandre Peres, que é funcionário do SAAE, informou que a ordem de serviço para o início das obras será emitida nos próximos dias. “Até 2025 a ETA VI estará pronta”, disse. Pelo plano, a região de Itaici será abastecida com as águas tratadas por essa nova estação.

registrado em: fixa