Câmara encerra 2023 com quase 4 mil matérias apresentadas

Volume de trabalho apresentado é o maior entre todas as legislaturas

20/12/2023

A Câmara de Indaiatuba encerrou o ano com a maior produção legislativa da história. Ao todo, os 12 gabinetes apresentaram mais de 4 mil matérias, entre indicações, projetos de lei, moções e outros documentos.

A maioria das proposituras propõe ações de governo nas áreas de mobilidade urbana e saúde, mas também há iniciativas voltadas para educação, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e preservação do patrimônio.

Entre os projetos de lei, destaque para a votação e aprovação dos textos que liberaram mais de R$ 6 milhões em recursos para entidades assistenciais de Indaiatuba, de iniciativa do Poder Executivo, e as aprovações dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos e de Saneamento.

No fim do primeiro semestre, a Câmara também apurou os constantes apagões na cidade, no que ficou conhecido como “CPI da CPFL”. A Comissão Parlamentar de Inquérito investigou por que há tantas falhas no abastecimento de energia em Indaiatuba. O relatório – apresentado ao Ministério Público e às agências reguladores – sugerem medidas que a empresa já começou a tomar, como mudança na metodologia de podas de árvores e a construção de uma nova subestação de energia.

Outro ponto marcante de 2023 foi a sessão solene em homenagem aos 40 anos da Guarda Civil, corporação que ajuda Indaiatuba a obter os excelentes indicadores em segurança pública.

“Foi um ano muito produtivo, em que todos os vereadores dedicaram seu tempo para ouvir a população e para encontrar soluções para os problemas da cidade”, avalia o presidente Pepo Lepinsk. “Indaiatuba é a melhor cidade do país graças ao trabalho primoroso da nossa administração, mas também ao empenho que a Câmara tem em ajudar a manter esses indicadores, quer seja na fiscalização responsável, quer seja na aprovação inclusive unânime daquilo que tem interesse público”, pontua.

Reconhecimento

Em novembro, a Casa recebeu o Selo Ouro do Radar da Transparência - plataforma alimentada com informações dos Tribunais de Contas dos Estados e gerenciada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O Legislativo ficou com o conceito 91,7% - sendo que a média estadual foi de 57,2%. Apenas 10 Câmaras do Estado de São Paulo receberam a avaliação Ouro.

A qualidade das informações fornecidas no site do Legislativo foi o principal critério a ser analisado para o reconhecimento.

“Encerramos este ano com a sensação de missão cumprida tanto no aspecto político quanto nos quesitos administrativos. Somos a Câmara mais econômica e a mais produtiva da região, mas sabemos que não devemos nos acomodar, e 2024 virá com muito mais trabalho”, conclui o presidente.

registrado em: fixa