Câmara e Prefeitura concluem primeira fase da digitalização de processos

Iniciativa poupa recursos públicos e agiliza atendimento às demandas do Legislativo
Câmara e Prefeitura concluem primeira fase da digitalização de processos

Presidente Pepo Lepinsk e secretária Graziela Milani programam mais estratégias de integração de processos

A primeira fase da digitalização e integração de processos enviados pela Câmara para a Prefeitura de Indaiatuba foi concluída. Na prática, a inovação desenvolvida pelos Departamentos de Tecnologia da Informação do Legislativo e do Executivo permitirá mais agilidade e economia de recursos públicos.
As indicações propostas pelos vereadores, por exemplo, serão remetidas em lote e de maneira digital para a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação (RIC), responsável pela distribuição dos documentos. O mesmo vale para os ofícios.
Entre janeiro e abril de 2022, 848 ofícios foram remetidos pelo Legislativo para o Executivo e até a sessão ordinária desta segunda-feira (9), 900 indicações foram apresentadas pelos gabinetes - volume de processos que agora passa a ser transmitido digitalmente.
Esse avanço técnico está sendo possível porque atualmente os servidores do Poder Executivo estão tendo acesso ao sistema interno de tramitação da Câmara (denominado SAPL), por meio do qual registram a chegada e a remessa dos documentos oficiais.
O presidente Pepo Lepinsk afirma que a integração proporcionará agilidade ao fluxo de trabalho entre os poderes e economia de tempo e de recursos públicos.
“Até hoje, os ofícios dos vereadores foram encaminhados à Prefeitura de maneira manual, individual e impressos em papel -- e transportados pelos veículos da Câmara. E o mesmo acontecia com a resposta aos ofícios encaminhados pelas secretarias municipais aos vereadores, manualmente, em papel e também transportados pela frota municipal", lembra.
A transparência dos atos legislativos também não foi deixada de lado, uma vez que a tramitação de cada indicação pode ser acompanhada pelo cidadão no site da Câmara.
O prefeito Nilson Gaspar saúda a iniciativa. “Idealizamos essa inovação pensando na quantidade de folhas que podemos economizar e, assim, contribuir com o meio ambiente. No ano passado, por exemplo, tivemos um gasto de cerca de 15.890 folhas que poderia ser evitado", afirma o chefe do Executivo, por meio da RIC.
"Teremos um acervo documental de tudo que tramitar pela Câmara que poderá ser consultado com mais facilidade. Além disso, os documentos podem ser acessados de qualquer lugar. É uma conquista para a Prefeitura, para a Câmara e para população”, pontua a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani.

SEGUNDA FASE
Em uma segunda etapa, Câmara e Prefeitura pretendem unificar a numeração de seus protocolos para os ofícios enviados pelos gabinetes. Com isso, vereadores, secretários e servidores terão acesso facilitado a pedidos e respostas encaminhados por cada órgão.
O aprimoramento no fluxo de processos faz parte de um amplo trabalho de digitalização dos procedimentos na Câmara, que inclui ainda novas rotinas adotadas nos Departamentos de Expediente, Pessoal/Recursos Humanos, Registro de Documentos, Protocolo e Financeiro.