Câmara declara de utilidade pública a Sociedade Ítalo-Brasileira

Na mesma sessão foram instituídas duas datas comemorativas: o Dia do Psicopedagogo e o Dia de Doar

19/03/2024

A Câmara aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (18) projeto de lei do vereador Alexandre Peres que declara de utilidade pública a Sociedade Ítalo-Brasileira de Indaiatuba.

Entidade sem fins lucrativos fundada em 1998 com o objetivo de transmitir as tradições e costumes trazidos pelos imigrantes italianos às novas gerações de descendentes e brasileiros, a Sociedade Ítalo-Brasileira também oferece aos seus associados assessoramento para a obtenção da cidadania italiana e formação no idioma italiano para 400 alunos.

Em seu estatuto, a entidade enfatiza que “não distribui entre os seus associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas de seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, aplicando-os integralmente na consecução de sua finalidade e objetivos”.

Ao defender o projeto de lei, Alexandre Peres elogiou a atuação da entidade e destacou que, dos 250 mil habitantes do município, mais de 70 mil têm ascendência italiana.

DATAS
Na sessão de ontem os vereadores também aprovaram a instituição de mais duas datas comemorativas: o Dia Municipal do Psicopedagogo e o Dia de Doar.

De autoria do vereador Sérgio Teixeira, o Dia do Psicopedagogo visa destacar o importante papel desse profissional na sociedade. “O psicopedagogo trabalha com os processos de aprendizagem e com as dificuldades e limitações relacionadas a esse processo com pessoas de todas as idades”, justificou o parlamentar. A data será comemorada anualmente no dia 12 de novembro.

O “Dia de Doar”, por sua vez, foi inserido no Calendário Oficial do Município por iniciativa da vereadora Ana Maria dos Santos. A ser celebrado no dia subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças -- comemorado anualmente na última quinta-feira do mês de novembro --, o Dia de Doar objetiva promover a cultura de doação para fins de filantropia e mobilizar indivíduos, empresas, entidades e o governo na busca por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, em especial para com as organizações do terceiro setor.

Na opinião da vereadora, celebrar um dia específico para enaltecer o ato da doação “acaba por dimensionar àqueles que ainda não participaram direta ou indiretamente de algo tão significante o quão valiosa a participação de cada um pode propiciar para os mais necessitados”.

INDICAÇÕES
Foram apresentadas 86 indicações na sessão ordinária desta segunda-feira. Em sua maioria, as propostas tratam de questões relacionadas à saúde pública e mobilidade urbana.

MUDAS
Sérgio Teixeira indicou o plantio de mudas de árvores no entorno do Complexo Educacional do Jardim Veneza. “O local é muito bonito e bem arborizado. Porém, com o passar do tempo, por conta de pragas e das fortes chuvas, algumas árvores de grande porte acabaram caindo, deixando espaço para o plantio de novas árvores no local”, relatou.

CHUVEIRO
Dr. Othniel Harfuch propôs a instalação de um chuveiro e de uma torneira próximos à quadra da Arena Multiuso Guerino Natal Possan, recentemente inaugurada. O parlamentar argumenta que a arena é mais um espaço público entregue à população para a prática de futevôlei, beach tênis e vôlei de praia. O chuveirão servirá para os atletas se lavarem após a atividade, e a torneira para, em dias de calor intenso, resfriarem a areia.

ESTACIONAMENTO
Dr. Luiz Carlos Chiaparine defendeu o estacionamento de veículos em apenas um dos lados da rua Três Marias na altura do nº 736. O presidente da Câmara ressalta que a adoção da medida evitará acidentes e congestionamentos no local.

FOTOVOLTAICAS
Alexandre Peres sugeriu a implantação de placas fotovoltaicas para a geração de energia limpa nos novos projetos habitacionais. “Além de ser fonte de energia limpa, cada vez mais urgente e necessária em todo o mundo, a medida ainda traz economia significativa em energia elétrica para pessoas de baixa renda contempladas com unidades habitacionais”, comenta.

CRECHES
Hélio Ribeiro propôs a implantação de creches noturnas no município. “A creche noturna apresenta-se hoje como uma necessidade considerando que o número de pessoas que trabalham ou estudam à noite cresce cada dia mais”, frisou.

AGÊNCIAS
Du Tonin indicou ao prefeito que a prefeitura exija das agências bancárias o cumprimento da lei que estabelece tempo máximo de espera dos clientes para o atendimento presencial – 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em vésperas ou dias seguintes a feriados e em dias de pagamento a servidores públicos ou de pagamento de tributos. “Há bancos que organizam filas do lado de fora da agência ou antes de distribuir a senha, sendo que a contagem do tempo se dá após processo interno, desconsiderando o tempo total que o munícipe ficou no aguardo”, observou.

ONCOLOGIA
Ana Maria dos Santos solicitou a substituição de equipamentos do Centro Integrado de Oncologia do Jardim Morada do Sol e a contratação de mais profissionais para trabalhar na unidade. A parlamentar lista uma série de ações que considera necessárias: contratação de mais enfermeiros e técnicos de enfermagem; aquisição de veículo para visitas domiciliares da equipe a pacientes; substituição dos aparelhos de ar condicionado, das macas e das cadeiras plásticas; e aquisição de muletas e de botas ortopédicas.

HIDROGINÁSTICA
Leandro Pinto sugere que sejam disponibilizados equipamentos de primeiros socorros para os polos esportivos que oferecem aulas de hidroginástica. O vereador indica os seguintes equipamentos: cadeiras de rodas, máscara pocket, prancha aquática, colete cervical, desfibrilador, entre outros.

WI-FI
Luiz Alberto Cebolinha propõe que a prefeitura disponibilize sinal de wi-fi nos campos de futebol durante as partidas. “A união do lazer com o acesso à internet para os frequentadores, sem distinção, servirá para estimular o esporte e a cultura”, justificou.

UTI
Wilson Índio da Doze indicou ao prefeito disponibilizar à população uma UTI móvel para garantir a ela um serviço especializado, e, assim, “aperfeiçoando os trabalhos já desenvolvidos pelos incansáveis servidores da Saúde e proporcionando aos munícipes celeridade na ida a um hospital” – comentou.

BEBÊ
Luci dos Santos recomendou a implementação do programa “Gestante, assistida, bebê saudável”, no município. “O objetivo principal do programa é proporcionar assistência abrangente às mulheres grávidas desde o início da gestação até o parto, por meio de profissionais especializados”, explicou.

CASA DE PASSAGEM
Silene Carvalini propôs a implantação no município de uma unidade da “Casa de Passagem de Criança e Adolescente” – local de acolhimento temporário para crianças e adolescentes, encaminhados pelos Conselhos Tutelares, a fim de garantir que o afastamento da criança do contexto familiar seja uma medida de caráter excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.

registrado em: fixa