Legislativo debate e aprova 74 matérias entre projetos, indicações e moções

Melhorias viárias estão entre os temas mais abordados
Na 16ª sessão ordinária de 2021, realizada na última segunda-feira (14), os vereadores de Indaiatuba debateram e aprovaram 74 matérias - entre indicações, moções e projetos de lei.
Luiz Carlos Chiaparine solicita a instalação de tachões entre a 3ª faixa da via livre da avenida Presidente Kennedy, sentido avenida Conceição, como forma de evitar que veículos que se encontrem na 3ª faixa passem para a 2ª faixa e causem acidentes.
Othniel Harfuch sugere a implantação de um eco ponto subterrâneo de coleta seletiva no bairro Caminho da Luz, com vistas a contribuir para a limpeza da cidade e para as boas práticas dos munícipes.
Sérgio Teixeira indica a troca ou a manutenção do ponto de ônibus situado na rua Chico Mendes, esquina com a rua Ayrton Senna da Silva, no bairro Veredas da Conquista. “O ponto de ônibus se encontra em situação precária, com a cobertura danificada e com o risco de desabar a qualquer momento, pondo em risco a vida das pessoas que o utilizam à espera do transporte público”.
Alexandre Peres sugere a ampliação das equipes de acolhimento nas unidades de saúde enquanto perdurar a pandemia de covid – 19. “Os usuários relatam que as UBSs estão com grande demanda, com a formação de filas de espera e, às vezes, confusão. A pandemia tem gerado uma sensação de medo e insegurança e, quando os munícipes procuram atendimento médico, precisam de um acolhimento adequado e assertivo, que transmite mais segurança”.
Arthur Spindola indicou ao prefeito a instalação de placas que alertem os motoristas sobre a travessia de animais silvestres ao longo da estrada General Motors – IDT 372. “Recentemente uma onça foi atropelada na via, na altura do nº 2222, e infelizmente não sobreviveu. Com tristes acontecimentos como esse, é importante que haja sinalização para alertarmos os motoristas sobre a necessidade de prudência ao trafegarem pelo local”.
Silene Carvalini solicita a implantação de itinerários de linhas de ônibus que passem na rua Eurico Primo Venturini, Jardim Pedroso, próximo ao número 379. Tendo em vista a mudança de local de atendimento do Espaço Bem Viver, do atendimento do Ambulatório de Especialidades da Saúde da Mulher e do Ambulatório de Especialidade de Pediatria, “faz-se necessária a implantação de itinerários do transporte público para atender os munícipes que são atendidos por essas unidades de saúde em seus novos locais de atendimento”.
Pepo Lepinsk indica a vistoria em todas as árvores existentes no Residencial Colinas do Mosteiro e Terras de Itaici, para a poda ou remoção. “Ocorre que a região tem sofrido com a falta de energia elétrica em razão de fios partidos por galhos de árvores. Tal fato se agrava durante as chuvas e rajadas de vento, as quais fazem com que muitas árvores caiam, rompendo os fios da rede e causando prejuízos”.
Leandro Pinto sugere a instalação de barreiras para impedir o fluxo de ciclistas que transitam em alta velocidade sobre o boulevard da Cecap, principalmente “por ser um local de grande movimentação de pessoas, garantindo assim mais segurança para a população”.
Ricardo França sugeriu ao prefeito que seja estendida a capacitação fornecida pela rede municipal a todos os interessados em aprender os procedimentos de primeiros socorros em casos de engasgamento e aspiração de corpo estranho por recém-nascidos e crianças “nas situações de emergência domiciliar, para que os pais possam executar os protocolos até o acionamento da emergência e o transporte da criança ao hospital”.

Ana Bannwart indica a implantação de uma nova unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. “Observa-se um crescimento populacional significativo em Indaiatuba: 24,8% em nove anos (50.008 novos moradores entre 2010 e 2019), o maior crescimento populacional entre as dez maiores cidades da região de Campinas, segundo dados do IBGE”, o que causa a superlotação da UPA inaugurada em 2013.

Evacuação das escolas

Dentre as 74 matérias apreciadas na sessão, a Câmara também aprovou por unanimidade projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade das escolas de ensino da rede privada e municipal de ministrarem aos professores, aos funcionários e aos alunos treinamento para evacuação dos prédios, como prevenção a eventuais ocorrências de incêndios ou outros sinistros.
De autoria do vereador Alexandre Peres, o projeto fixa que as simulações deverão ser realizadas no início de cada ano letivo até o término do mês de abril. Fixa também que eventual descumprimento da lei poderá acarretar às escolas de ensino da rede privada a aplicação de multa de 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp) por dia, até a data da regularização