Vereadores apresentam 71 indicações em sessão ordinária

Na Ordem do Dia, 11 projetos de lei foram aprovados

Os vereadores aprovaram na segunda-feira (6) a criação do Selo Gestante Nota Dez. O objetivo da medida, segundo o autor Alexandre Peres, é fazer com que as gestantes se sintam estimuladas a realizarem todos os procedimentos médicos preconizados para o período de pré-natal.

“Todos sabemos que um pré-natal bem feito, com todas as consultas e exames realizados, é a melhor maneira para assegurar uma gravidez com poucos sobressaltos, e contribuir para a redução dos índices de mortalidade materno-infantil em Indaiatuba”, afirma o vereador.

Alexandre Peres diz que as gestantes que estiverem com as consultas e exames em dia ganharão, no terceiro trimestre da gestação, a oportunidade de conhecerem os hospitais onde são realizados os partos na rede municipal de saúde. E também poderão participar de aula explicativa sobre a fase final da gestação e dos cuidados que deverão tomar no pré e no pós-parto.

Essas orientações serão transmitidas pela equipe do Programa Nascer Bem, a mesma equipe especializada que concederá o selo Gestante Nota Dez.

ANIMAIS

Na mesma sessão desta segunda-feira, a 15ª ordinária do ano, os vereadores votaram pela instituição do Projeto Escola Amiga dos Animais, proposta por Sérgio Teixeira e Pepo Lepinsk. O projeto visa a ampliar a educação ambiental voltada ao bem-estar e defesa de animais domésticos e silvestres nas escolas públicas e privadas do município.

Sérgio Teixeira argumenta que a implementação de programas educativos com foco, sobretudo, em temas como guarda responsável e adoção consciente resultará a médio e longo prazos na redução dos casos de abandono de animais e na de reprodução descontrolada.

Outro ponto relevante do projeto é - de acordo com Teixeira -- disseminar a informação de que conviver com um animal de estimação pode ser um grande aliado na saúde das crianças, jovens e adultos, especialmente diante dos momentos de ansiedade, tristeza ou depressão.

“Uma pesquisa recente – prossegue o vereador – sugere que os benefícios da companhia de um animal podem ser ainda mais profundos. Um estudo com 80 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo grave – metade mantendo contato com animais durante o tratamento, enquanto a outra metade seguiu sem contato com algum pet – teve como resultado que a metade que se relacionou com pets apresentou melhoras significativas em seu quadro, enquanto a outra metade não apresentou melhora alguma”.

DUAS DATAS

A vereadora Ana Maria dos Santos teve aprovados duas propostas de inclusão de datas no calendário de Eventos do município. A primeira institui o Dia Contra a Homofobia, Transfobia e a Bifobia, a ser comemorado anualmente no dia 17 de maio, com o propósito de reforçar a necessidade da valorização da diversidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva para as futuras gerações.

A segunda data se refere ao Dia Municipal do Jovem Trabalhador. Ana Maria propõe que anualmente, no dia 24 de abril, sejam realizadas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para os jovens.

OUTRAS MATÉRIAS

Na sessão de ontem houve a aprovação de 11 projetos de lei e a apresentação de 88 novas matérias – 71 indicações e 17 moções. Confira algumas delas:

LEITE

Wilson Índio da Doze indicou ao prefeito a implantação de um Banco de Leite Humano e de um Posto de Coleta de Leite Humano em Indaiatuba. O legislador argumenta que há mães que, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras. “O leite humano é essencial para os recém-nascidos porque, além de alimentá-los, protege-os contra infecções respiratórias, diabetes, alergias e diarreias”.

ESPAÇO PET

Pepo Lepinsk sugere a implantação de um Espaço Pet próximo ao Ponto Verde em Itaici. De acordo com o presidente da Câmara, os espaços Pets vêm ao encontro do desejo das pessoas de passar mais tempo com seus animais de estimação sem abrir mão do seu próprio lazer. 

SINALIZAÇÃO

Luiz Carlos Chiaparine solicita a repintura da sinalização de solo na rotatória que liga a avenida Engenheiro Paulo de Tarso Souza Martins à Estrada Municipal do Sapezal. A pintura está apagada, explica o parlamentar.

TECNOLOGIA

Ricardo França propõe a instalação de mais escolas técnicas e tecnológicas no município. O vereador argumenta que as educações profissionais técnica e tecnológica são opções cada vez mais eficazes para a inserção no mercado de trabalho. “Embora existam cursos profissionalizantes disponibilizados pela FIEC, a administração municipal poderia ampliar o rol de cursos de formação profissional, mediante parcerias com os governos estadual e federal”.

BULLYING

Hélio Ribeiro defende a adoção de medidas de conscientização, prevenção e combate ao “Bullying”, para dar cumprimento às disposições da Lei Municipal 5792/2010, de sua autoria. “A prática de violência no ambiente escolar é um problema preocupante, envolve crianças, jovens e adolescentes e precisa ser eliminado totalmente”, afirma o parlamentar. “Queremos que os alunos tenham paz e tranquilidade para que possam ter um aprendizado tranquilo”.

ORIENTAÇÃO

Alexandre Peres recomenda que a administração municipal ofereça cursos de orientação financeira familiar para os servidores públicos municipais. Segundo o vereador, o endividamento das famílias brasileiras chegou a 77,5% em abril de 2022, conforme levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

ASFALTO

Sérgio Teixeira solicita a pavimentação do último trecho da Rodovia Lix da Cunha. É um trecho pequeno que começa no Condomínio Evidências e termina no Jardim Brasil.  O asfaltamento trará mais segurança, tranquilidade e agilidade a todos.

MONITORAMENTO

Ana Maria dos Santos indica a instalação de câmeras de monitoramento e de placas informativas no bairro Vale do Sol, como forma de coibir o abandono de animais. Munícipes informam, segundo a parlamentar, que há grande número de animais abandonados na localidade.

VEÍCULOS

Othniel Harfuch sugere que seja intensifica a fiscalização sobre veículos abandonados em via pública. O legislador comenta que há muitos veículos abandonados no município, o que coloca em risco a saúde pública, pois são depósitos de lixo e de insetos. Também comprometem a paisagem urbana e, em muitos casos, fluidez do trânsito.

RETORNO

Leandro Pinto solicita melhorias no retorno localizado na avenida Manoel Ruz Peres, no Jardim Colonial. “O local tem fluxo intenso de veículos e o retorno tem causado transtornos aos motoristas, pois quem pretende retornar acaba bloqueando uma das vias”, explica o parlamentar.

CABOS

Silene Carvalini propõe que o município interceda junto à CPFL para que haja a substituição dos cabos de distribuição de energia no bairro Jardim Rêmulo Zoppi. Os moradores do bairro afirmam que, nos dias de chuva e vento forte, os cabos balançam e encostam um no outro, o que causa a queda de energia.

ATIVIDADE

Arthur Spíndola indicou ao prefeito a implantação de um “Parkour Park” no município. Spíndola explica que o parkour é uma atividade física que consiste em percorrer um trajeto pulando e correndo com o objetivo de atravessar obstáculos de maneira rápida, manobrando o próprio corpo. “Ainda não existem Parkour Parks no interior do Estado. Com a criação de um em Indaiatuba, seria visto como mais um atrativo esportivo intermunicipal e interestadual de nossa cidade”.