Câmara comemora os 40 anos de fundação da Guarda Civil Municipal

Evento contou com as presenças de autoridades e servidores que fizeram parte da história da corporação
31/10/2023
A Câmara realizou na noite desta segunda-feira (30) sessão solene em comemoração ao aniversário de 40 anos da fundação da Guarda Civil Municipal. Ponto alto da cerimônia, a entrega pelos vereadores de diploma e medalha aos integrantes da Guarda Civil que mais se destacaram durante as quatro décadas de atividades da corporação.

Agentes políticos também foram homenageados na solenidade. De acordo com o guarda civil e atual secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, nada mais justo do que a corporação demonstrar seu reconhecimento às autoridades que foram decisivas na adoção de medidas que fizeram com que a Guarda Civil alcançasse o nível atual de estruturação financeira, humana e tecnológica que a possibilitam atuar com sucesso a favor da segurança dos munícipes e no combate aos criminosos.

O resultado desse trabalho exitoso – segundo vídeo institucional exibido durante a cerimônia – foi a redução significativa dos registros criminais no município referentes ao número de assassinatos, roubos e furtos de veículos nos últimos dez anos.
Tal atuação rendeu a Indaiatuba o prêmio de 5ª cidade mais segura do Brasil (um país com 5.568 cidades) e de a mais segura entre os munícipios com mais de 200 mil e menos de 500 mil habitantes. Para se ter uma ideia da disparidade do que acontece aqui com o que é registrado nas cidades mais violentas do País, a taxa de segurança de Indaiatuba é de 3,5 assassinatos por 100 mil habitantes, enquanto em Jequié, na Bahia, é de 88,8 mortes violentas intencionais – isto é, 25 vezes maior.

Para o prefeito Nilson Gaspar, esse dado explica o porquê de tantas empresas e famílias estarem se transferindo para o município. “É muito comum encontrar pessoas que fugiram de sua cidade com medo de bala perdida e que vieram para cá porque sabem que Indaiatuba é diferenciada. E esta certeza de segurança gera investimentos, riqueza e empregos”, afirmou Gaspar, um dos homenageados da noite. “E agradeço aos vereadores o apoio unânime que deram há poucos dias na aprovação de duas leis de valorização salarial dos integrantes da Guarda Civil, integrantes que não titubeiam na hora de enfrentarem situações perigosas no combate ao tráfico e aos criminosos”, completou.

Em reconhecimento à aprovação de leis em favor da corporação e de seus componentes, o secretário Sandro Lima entregou um diploma ao presidente da Câmara. “Muito obrigado pelas leis e pela cessão desta Casa para que pudéssemos comemorar o nosso aniversário”, disse Lima a Pepo Lepinsk.

Em resposta, o presidente do Legislativo afirmou: “Em primeiro lugar agradeço a Deus por me dar a honra de presidir uma solenidade que está sendo promovida como gesto de gratidão aos esforços da Guarda Civil e de seus bravos integrantes que fazem de Indaiatuba esta cidade que é referência em bem viver e segurança”.

E prosseguiu: “Falo em nome dos 12 vereadores. Aqui é um parlamento e, como tal, há divergências de opiniões. Mas trabalhamos juntos por Indaiatuba. Por isso os 12 votaram a favor da valorização dos guardas civis”.

A contribuição do ex-prefeito Reinaldo Nogueira também foi enaltecida. De acordo com o secretário de Transparência e ex-secretário de Segurança Alexandre Guedes, nas quatro gestões de Reinaldo a corporação incorporou equipamentos modernos e apostou nas ações de inteligência no combate ao crime. E citou a implementação do COI (Centro de Operações e Inteligência), que monitora as passagens de mais de meio milhão de veículos diariamente e conta com um banco de dados de 40 milhões de movimentações de automóveis, como a principal medida estratégica.

Em seu discurso, Reinaldo contou que em duas ocasiões ajudou na perseguição a marginais. “A gente fica cego por causa da adrenalina, nem pensa na possibilidade de receber um tiro ou ser morto. Por isso é preciso que o município ofereça toda a guarida a seus guardas tanto no aspecto psicológico quanto no tecnológico para o combate ao crime. Como disse em entrevista à historiadora e servidora da Câmara Eliana Belo: a população não vê a tecnologia, mas sente na pele os bons resultados advindos da sua utilização pelas forças policiais”.

O ex-prefeito e fundador da Guarda Civil, José Carlos Tonin, recebeu a homenagem das mãos do vereador Du Tonin, um dos signatários do requerimento que deu origem à sessão solene e filho do homenageado.
📑Confira a relação completa de homenageados:
Guardas do ano
01 - Guarda Civil Marcos Vinicius Ferreira (2018);
02 - Guarda Civil Thiago Winicius Neia (2018);
03 - Guarda Civil Brenon Ferreira da Silva (2019);
04 - Guarda Civil Weverson Ney dos Santos (2019);
05 - Guarda Civil Geraldo Antonio de Souza Melo Junior (2020);
06 - Guarda Civil Osiel Henrique Vieira (2020);
07 - Guarda Civil Marcos Mendes Ribeiro (2021);
08 - Guarda Civil Robinson Miranda Poli (2021);
09 - Guarda Civil Edinaldo José da Silva (2022);
10 - Guarda Civil Alexsandro da Silva (2022).
Guardas civis femininas
Joana Darc Fernandes Guiraldo