Câmara autoriza premiação em dinheiro nos concursos culturais

Prêmios serão destinados a músicos, escultores, escritores, fotógrafos e pintores

A Câmara aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (25) projeto de lei que autoriza a Prefeitura a premiar em dinheiro os vencedores dos concursos e festivais culturais que vier a promover no decorrer do ano. Somados, os prêmios alcançam R$ 80 mil.
O projeto diz que a proposta tem o objetivo de incentivar e fomentar os talentos musicais, literários e artísticos da cidade, estimulando o exercício da atividade intelectual e da criatividade, e ainda proporcionar diversão e cultura para a população indaiatubana. Favorável à iniciativa e entusiasta da cultura, o presidente Pepo Lepinsk destaca o empenho em valorizar os agentes locais, como ficou demonstrado na programação do Maio Musical, que tem início no próximo dia 1º.
O líder da base do governo na Câmara, vereador Arthur Spíndola, salientou a abrangência da premiação, pois serão agraciados em dinheiro músicos, escultores, escritores, fotógrafos e pintores. “Esses incentivos serão repassados aos artistas de nosso município, e sabemos o quão difícil é viver de arte no Brasil”.
A Secretaria de Cultura – enfatiza o projeto -- irá promover, ainda neste ano, festivais de rock e instrumental, o concurso literário “Acrísio de Camargo” e o “Salão de Artes Visuais”, eventos que já fazem parte do calendário oficial do município.

UTILIDADE PÚBLICA
Na sessão de ontem – a décima ordinária do ano – os vereadores também aprovaram outros treze projetos de lei. Entre eles o que declara de utilidade pública a entidade GAADIN -- Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba. Fundado em 2004, o GAADIN tem como missão proporcionar a prática esportiva às pessoas com deficiência física.
De acordo com o vereador Wilson Índio da Doze, autor do projeto, a entidade surgiu da união de seis amigos cadeirantes, e hoje conta com um time principal de basquete, na modalidade “Sobre Rodas”. “É um grupo que representa a cidade nos eventos esportivos (aparecendo com frequência na imprensa nacional), e é pautado pelos valores do compromisso ético e social, da humanização, valorização e respeito ao esporte”, afirmou o parlamentar.
Aprovado por unanimidade, o projeto recebeu elogios do presidente Pepo Lepinsk e dos vereadores Arthur Spíndola e Hélio Ribeiro.