Câmara aprova implantação do programa “Indaiatuba Pedala” e do Selo “Empresa Amiga do Ciclista”

Luiz Carlos Chiaparine apresentou o projeto de lei a pedido da Associação dos Ciclistas de Indaiatuba
Câmara aprova implantação do programa “Indaiatuba Pedala” e do Selo “Empresa Amiga do Ciclista”

Foto ilustrativa/ Creative Commons Zero

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (16), em primeira votação, a implantação do programa “Indaiatuba Pedala” e do selo “Empresa Amiga do Ciclista”.

O projeto, apresentado a pedido da Associação dos Ciclistas de Indaiatuba (ACI) pelo vereador Luiz Carlos Chiaparine, visa a fomentar o poder público e as empresas instaladas no município a incentivarem funcionários e clientes a utilizarem a bicicleta como meio de transporte eficiente e, sobretudo, mais saudável.

Para tanto, o projeto prevê o planejamento e a realização de ações voltadas ao benefício dos usuários de bicicletas, como implantação de vagas de estacionamentos em praças, parques e prédios públicos.  A proposta prevê também a promoção de cursos e palestras sobre mobilidade urbana, transporte não poluente e segurança no trânsito.

A bicicleta – observa Chiaparine -- foi eleita pela ONU o transporte mais sustentável do planeta, devendo ser utilizada como alternativa para locomoção da casa ao trabalho, à escola e como prática benéfica à saúde.

As empresas que aderirem ao programa receberão o selo “Empresa Amiga do Ciclista”, que poderá ser exibido em peças publicitárias, com o objetivo de identificar as empresas que são ambientalmente responsáveis.

OUTRAS MATÉRIAS

Na mesma sessão foram aprovados outros quatro projetos de lei, todos por unanimidade.

Um deles, de autoria de Sérgio Teixeira, institui a meia-entrada para professores do ensino fundamental, médio, técnico e universitário em todos os eventos culturais exibidos nas salas e casas de espetáculos, inclusive em museus, exposições e shows instalados ou realizados no município.  Para fazer jus à meia-entrada, de acordo com o projeto de lei, bastará que o professor apresente na bilheteria qualquer documento que comprove sua condição de docente.

“Os professores – argumenta o parlamentar -- são profissionais que têm sobre seus ombros a responsabilidade de ensinar, multiplicar a cultura em todas as suas formas e acepções. Para isso, o seu desenvolvimento cultural é parte vital da sua formação e de seu aperfeiçoamento profissional, mas, em muitas ocasiões, a barreira econômica impede o acesso do professor a eventos culturais que seriam importantes para seu aprendizado e posterior transmissão aos alunos”.

Reciclagem

Também recebeu aprovação projeto do vereador Alexandre Peres que institui a Semana de Conscientização sobre a Reciclagem. A comemoração, a ser incluída no Calendário Oficial do Município, ocorrerá anualmente na semana do dia 17 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem.

Peres observa que apenas 1,3% do plástico gerado no Brasil é reciclado, percentual muito abaixo da média mundial, que atinge os 9%. Além disso – destaca o parlamentar – dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento indicam que o país recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados. “Para haver reciclagem e sustentabilidade, é fundamental que haja a separação do lixo produzido em casa, com cada cidadão fazendo a sua parte, descartando os resíduos secos nas ilhas ecológicas da cidade. A conscientização da população, portanto, é igualmente primordial para que alcancemos resultados efetivos de reciclagem”.

Aniversário

Hélio Ribeiro conseguiu o apoio dos demais vereadores para sua proposta de inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município do Aniversário do bairro Jardim do Sol (também conhecida como Vila Mercedes), a ser comemorado anualmente no dia 19 de fevereiro.

O vereador ressalta que o bairro teve início no ano de 1979, para receber as famílias dos operários transferidos da região metropolitana de São Paulo para trabalharem na unidade da Mercedes-Benz de Campinas. “O bairro é um exemplo de determinação, perseverança e união, comprovando que as pessoas, quando juntas, podem conquistar e colaborar com o progresso e o avanço do lugar onde vivem”.

Denominação

A Câmara aprovou a denominação “Nilton Cortijos Jaguaribe”, sugerida pelo vereador Leandro Pinto, para a atual rua 12 do Parque Reserva Santa Maria.

Leandro Pinto lembrou que o Nilton Jaguaribe era engenheiro e atuou no desenvolvimento do Jardim Morada do Sol e da fase inicial da avenida Ário Barnabé e da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. E também atuou na fundação da Associação dos Engenheiros, tendo chegado à presidência da entidade em 1982. O homenageado faleceu no último dia 12 de fevereiro.

INDICAÇÕES

Durante a sessão foram apreciadas 83 matérias – 61 indicações e 22 moções. Conheça algumas delas.

AMPLIAÇÃO

Luiz Carlos Chiaparine solicitou a ampliação da área coberta da Creche Municipal Prof. Luciana Cândido Carneiro, no Jardim Tropical. Esta é uma demanda antiga da comunidade escolar – frisa o parlamentar. “Atualmente, o playground não possui cobertura e, por isso, os brinquedos ficam acomodados na área utilizada como refeitório, o que cria dificuldades para a circulação das crianças e dos servidores”, observa.

PETs

Ricardo França sugere à Secretaria da Saúde que seja ampliada a cobertura vacinal gratuita de animais domésticos com a disponibilização das vacinas polivalentes V08 e V10. O vereador informa que essas vacinas imunizam contra doenças como adenovirose, coronavirose, parainfluenza canina, parvovirose e leptospirose canina. “Quanto mais animais estiverem imunizados, melhores serão as condições de prevenção coletiva”, reforça o legislador.

UTI

Ana Maria dos Santos indica a implementação de novos leitos de UTI Pediátrica no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). “Famílias encontram-se desesperadas com suas crianças que esperam por uma vaga na fila de espera, correndo na maioria das vezes risco de vida”, afirma a vereadora.

ITAICI

Pepo Lepinsk defende a instalação de uma Base Avançada da Guarda Municipal na região do Itaici. O presidente da Câmara argumenta que as Guardas Municipais sempre buscam o policiamento em integração com a população, e “isso é de suma importância, pois os cidadãos veem a Guarda à luz do valor da amizade, virando sua parceiraa no combate ao crime”.

SENSORIAL

Wilson Índio da Doze propôs a construção de um jardim sensorial em Indaiatuba. Mas o que seria um jardim sensorial? O vereador explica: “É um espaço que proporciona lazer e prazer para todos, incluindo as pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual, auditiva ou de locomoção. Os idosos também podem usufruir desse espaço, com sua natural perda de mobilidade e redução dos sentidos”. Infelizmente – prossegue Índio – a maioria dos jardins, tanto residenciais quanto públicos, não atende a essa parcela da sociedade.

MANUTENÇÃO

Leandro Pinto solicita a manutenção urgente da galeria de águas pluviais da praça da rua Cristiano Gomes de Lima, na Vila Florença, Itaici. De acordo com o vereador, o tubo da galeria se encontra quebrado e, toda vez que chove, abre-se um grande buraco, colocando em risco as pessoas que passam pelo local. 

HIDROTERAPIA

Othniel Harfuch sugere a implementação de aulas de hidroterapia no Núcleo Esportivo Espaço Bem Viver. O parlamentar argumenta que o Núcleo já disponibiliza aulas de hidroginástica, musculação, ginástica funcional, alongamento e dança-terapia, sendo uma referência em atendimento em toda a região. A implantação de aulas de hidroterapia serviria de complemento para o condicionamento físico dos usuários do espaço e de pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos e respiratórios.

REDUTOR

Hélio Ribeiro recomenda a implantação de um redutor de velocidade (lombada) na avenida Manoel Ruz Peres, na altura do número 2877. O vereador explica que a via tem fluxo intenso e que alguns condutores trafegam em alta velocidade pelo local, colocando em risco a segurança dos moradores do Jardim Hubert e Jardim Colonial que, com frequência, precisam atravessar a avenida.

MELIPONÁRIO

Arthur Spíndola defende a criação de um meliponário – local que reúne caixas para as chamadas abelhas indígenas ou sem ferrão -- no Bosque do Saber. Spíndola informa que no Brasil existem mais de 200 espécies de abelhas sem ferrão, que também produzem mel, própolis e cera. “Um meliponário – explica o legislador – é um lugar de alto potencial educativo, econômico, ambiental e cultural, além de ser de baixo custo de instalação e de fácil manejo”.

CALÇADA

Sérgio Teixeira indica a realização de campanhas que incentivem e orientem os munícipes a implantar projetos de calçada verde na cidade. “Precisamos orientar e ajudar os cidadãos a respeito dos cuidados, benefícios e importância do plantio correto de árvores e de manter espaços permeáveis na calçadas”, frisa o vereador.

REPINTURA

Silene Carvalini solicita a repintura da sinalização de solo na rua dos Indaiás, próximo à saída do km 53.

CAÇAMBAS

Alexandre Peres recomenda que seja intensificada a fiscalização sobre as caçambas utilizadas para recolhimento de entulhos. O parlamentar afirma que vem recebendo queixas de que há caçambas instaladas em desacordo com a legislação que rege o serviço. “Recentemente uma jovem, de apenas 19 anos, morreu após colidir com sua moto em uma caçamba”, lembrou.