Câmara aprova alterações no plano de carreira dos guardas civis

Enquete interna com 260 votos mostrou que 92% dos GCMs foram favoráveis às alterações
18/10/2023
Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (16), por unanimidade, projeto de lei complementar que altera dispositivos do Quadro de Pessoal e do Plano de Carreira da Guarda Civil de Indaiatuba.

A principal alteração trata da extinção das classes Guarda Civil de 2ª e 3ª classes, base da carreira. Com isso, após a aprovação no curso de formação, os integrantes da corporação passam a ser guarda civil de primeira classe e, tão logo aprovados no estágio probatório de três anos, guarda civil de classe especial.

Os 15 oficiais, divididos entre inspetores-chefes e inspetores de divisão, também foram beneficiados. Antes impedidos de receberem o cartão alimentação, agora passarão a recebê-lo.

Tais mudanças no Plano de Carreira e nos benefícios concedidos à categoria vão assegurar aos componentes da Guarda melhoria salarial médio de 11%, e um impacto anual na folha de pagamentos superior a R$ 5 milhões.

O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, afirmou ter ficado muto satisfeito com a aprovação do projeto de lei em plenário. “Todos votamos a favor do projeto porque entendemos que, a partir de agora, os vencimentos dos integrantes da gloriosa Guarda Civil de Indaiatuba vão se equiparar aos das demais guardas civis dos outros municípios da região”, explicou.

“E nada mais justo do que reconhecer em lei o tanto que os guardas civis fizeram e aos inúmeros riscos a que se expuseram para que a nossa cidade alcançasse as melhores posições no quesito segurança pública do País”, completou.

Antes do envio do projeto de lei à Câmara, foi realizada enquete entre os integrantes da GCM. Instados a se manifestarem, 260 integrantes da corporação (de um efetivo de 306) se posicionaram na enquete e 92% deles se manifestaram favoráveis às alterações propostas.

OUTRAS MATÉRIAS
Na 29ª sessão ordinária do ano, os vereadores apresentaram 73 indicações e sete moções. Em muitas das ações sugeridas à administração, os parlamentares destacaram providências para a redução dos danos causados pelas chuvas torrenciais dos últimos dias e a adoção de medidas preventivas.

ÁRVORES
Leandro Pinto indicou a realização de inspeção das árvores do bairro Jardim Pau Preto. A medida visa avaliar o estado de conservação dos espécimes para se saber quais devem ser podadas ou removidas. Nos dias de chuva forte, de muitas árvores caem grandes galhos, podendo machucar pessoas ou causar danos a veículos que transitam ou estão estacionados no bairro -- justificou.

CADEIRAS
Othniel Harfuch propôs que a Prefeitura disponibilize cadeiras de rodas às pessoas com deficiências que frequentam o Complexo Esportivo Cidemar Aparecido Gomes (Mazinho), na Cecap. “A acessibilidade no esporte é muito importante, porque permite que as pessoas com deficiência possam viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social”, reforçou.

ESPAÇO PET
Luiz Carlos Chiaparine sugeriu a instalação de um espaço PET na praça Laércio Neumeister, na Cidade Nova II. “A praça acabou de ser revitalizada e ficou um espaço muito agradável”, comentou. “Pensando em deixar o local ainda melhor, sugerimos que se implante um espaço PET no local”, disse.

PISTA
Hélio Ribeiro solicitou a manutenção da pista de caminhada e da iluminação do trecho que vai da rua Antônio Angelino Rossi (antiga rua 80) até a avenida Ário Barnabé, de ambos os lados do Parque Ecológico. O pedido visa promover maior segurança na caminhada das pessoas que praticam suas atividades físicas, bem quanto daquelas que percorrem o referido trecho para sua locomoção, argumentou.

WI-FI
Sérgio Teixeira pediu a ativação do sistema de wi-fi já instalado na praça Rui Barbosa. O parlamentar observou que a medida incentivará os munícipes a frequentarem a praça, já que lhes trará mais conforto e bem-estar.

BOMBEIROS
Du Tonin e Ana Maria dos Santos recomendaram que a administração municipal doe terreno à Secretaria de Estado de Segurança Pública para a construção de uma sede do Corpo de Bombeiros na Zona Sul da cidade. “Com o crescimento da população, é imprescindível a instalação de uma unidade do corpo de bombeiros na região que mais cresce, e que demanda serviços como a primeira linha de defesa contra incêndios e outros sinistros”, afirmou.

CENTRO ESPORTIVO
Ana Maria dos Santos indicou a realização de serviços de manutenção do Centro Esportivo do Trabalhador, no bairro Cidade Nova II. A pista de corrida se encontra com buracos e pedriscos, e há a necessidade de reparos na cadeira de transferência, nos parelhos de calistenia, nos chuveiros dos banheiros, além de limpeza das piscinas externas e a pintura nos aparelhos do parque infantil. A vereadora sugeriu também a construção de vestiários e/ou de banheiros nas proximidades da piscina de hidroginástica.

PEDESTRES
Alexandre Peres recomendou a implantação de faixa de pedestres elevada próxima à entrada principal do Colégio Rodin (rua Padre José de Anchieta, 484, Vila Sfeir), visando garantir mais segurança, especialmente para os estudantes, na entrada e na saída da escola. É importante – destaca o parlamentar – reforçar a sinalização nas proximidades da unidade escolar.

PROJETOS
Pepo Lepinsk defendeu a criação de mais projetos sociais/educacionais destinados a beneficiar crianças e adolescentes – projetos que visem ao desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos menores, a partir dos seus interesses, demandas e potencialidades. “As atividades deverão ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, tendo por fim a socialização e o fortalecimento de vínculos e interesse pelas artes e pelo estudo”, justificou o presidente da Câmara.

HEMODIÁLISE
Silene Carvalini propôs o aumento do numero de cadeiras de hemodiálise no município. A hemodiálise é um procedimento vital para a sobrevivência de inúmeros cidadãos que sofrem de doenças renais crônicas – observa a vereadora, que é enfermeira e professora de Enfermagem. Além disso, a demanda pelo tratamento tem crescido de maneira significativa em Indaiatuba nos últimos anos, superando a atual capacidade de atendimento. “Tal situação tem gerado longas filas de espera, atraso no início dos tratamentos e, lamentavelmente, a impossibilidade de atender a todos os pacientes que necessitam de hemodiálise no município”.

NASCENTES
Wilson Índio da Doze indicou a recuperação das nascentes existentes na Fazenda Pimenta. A recuperação das nascentes irá beneficiar a todos – argumenta o vereador --, pois ajudará na captação da água e na irrigação das plantações.

FARMACÊUTICO
Luci dos Santos defendeu a presença de farmacêutico permanente no PSF do Jardim Carlos Aldrovandi. A legisladora afirma que a demanda por medicamentos na unidade de saúde supera o número de cem, diariamente, o que por si só já recomendaria a presença do profissional em todos os dias da semana. “Hoje a farmácia atende três dias por semana, apenas; nos demais dias, a farmácia fica fechada”, sublinhou.

registrado em: fixa