Câmara apresenta 1 mil matérias nos primeiros 5 meses

Indicações se transformam em políticas públicas e ações de governo; projetos de lei auxiliam no combate à pandemia

Os vereadores de Indaiatuba apresentaram 1.014 matérias nos primeiros cinco meses da legislatura. São indicações, projetos de lei, requerimentos e outras proposituras que se transformam em ações de governo e políticas públicas que melhoram a vida do cidadão (veja os números completos na tabela).
A média é de 84 matérias por sessão, o que representa o expressivo volume de trabalho e empenho dos gabinetes neste período.
A maior parte das indicações se refere a intervenções urbanas, como melhorias nas condições viárias, ações de mobilidade e conservação e zeladoria de espaços públicos.
Os documentos vão além, e apresentam sugestões para o Poder Executivo também nas áreas de saúde e economia, fortemente impactadas pela pandemia de coronavírus.
As indicações podem "nascer" por iniciativa dos próprios vereadores, mas muitas vezes surgem a partir das demandas da população. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, os legisladores conseguiram acolher as sugestões feitas pelos moradores.
"A Câmara trabalhou muito neste período. Posso dizer que os gabinetes se empenharam ao máximo para atender aos anseios da população dentro de nossas atribuições e possibilidades", afirma o presidente Pepo Lepinsk. "Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que os vereadores se reúnem às segundas-feiras e o trabalho para ali. Pelo contrário. A sessão consolida um período de planejamento legislativo que acontece todos os dias na rotina da Casa".
Entre as leis do Executivo aprovadas neste período, destaque para o auxílio municipal às famílias em situação de vulnerabilidade, para a abertura de renegociação de dívidas com a municipalidade e para a inclusão de Indaiatuba no consórcio para aquisição de vacinas. "A Prefeitura agiu de maneira sensível e competente nas fases mais agudas da pandemia, e encontrou na Câmara uma aliada para todas as iniciativas de interesse público", pontua o presidente.
No trabalho administrativo, a Casa se firmou como a mais econômica entre os grandes municípios da RMC e as principais cidades do Estado.
"A Mesa Diretora e todos os demais vereadores estão muito empenhados em ajudar a cidade nesse momento tão complicado, e em função disso conseguimos viabilizar iniciativas inovadoras que atendem a população que mais precisa", analisa a primeira-secretária Silene Carvalini.
A relação das mil matérias apresentadas pode ser obtida de maneira discriminada, por autor e sessão, no site do Legislativo. As sessões ordinárias acontecem todas as segundas-feiras, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube.

registrado em: