Autoridades discutem futuro do Aeroporto de Viracopos

Presidente Pepo Lepinsk participa de encontro com secretário nacional de Aviação Civil

Prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participam na manhã desta terça-feira (14) do encontro “O Futuro de Viracopos” – reunião que debate os rumos do aeroporto. O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, representa o Legislativo de Indaiatuba na atividade.
O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, apresenta detalhes do novo modelo de concessão de Viracopos, que deve ser concretizado em abril de 2022. A relicitação prevê gestão 100% privada, sem a participação da Infraero.
Durante o encontro, foram apresentados planos de ampliação e outros investimentos no aeroporto.
Entretanto, lideranças políticas da região temem que o modelo diminua a capacidade operacional, com queda nos investimentos e comprometimento dos postos de trabalho.
O parlamento reivindica a manutenção da área atual do aeroporto ou o adiamento da relicitação a fim de discutir os termos do novo certame.
“O aeroporto de Viracopos é fonte de receita não apenas para os municípios, mas também para milhares de pessoas que atuam no transporte de passageiros e de cargas. Por isso, os vereadores estão todos empenhados em não comprometer esse importante ativo da nossa região”, afirma Pepo Lepinsk.
Localizado em Campinas e a apenas 15 quilômetros do centro de Indaiatuba, Viracopos tem 86,9 mil metros quadrados de pátio para as aeronaves e 17,6 milhões de metros quadrados de área total. Por ano, a capacidade de passageiros é de 6,8 milhões de pessoas.