Assistência Social ganha destaque em semestre legislativo

Ao todo, foram 36 matérias relacionadas às políticas de auxílio, acolhimento e assistência

Com média de duas matérias por sessão, as políticas públicas de assistência social receberam atenção da Câmara de Indaiatuba no primeiro semestre legislativo. A pandemia de coronavírus, que agravou a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social, aumentou a preocupação dos vereadores.
As indicações e os projetos de lei buscaram fortalecer ainda mais a rede de proteção social e seus principais promotores: o poder público, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), e as entidades assistenciais, que desempenham o importante papel de acolhimento e de capacitação profissional.
A concessão do auxílio-emergencial de R$ 600, provenientes do governo federal, também foi alvo de indicações dos vereadores – preocupados em fazer chegar o benefício mesmo entre aqueles que possuem dificuldade em se dirigir até uma agência bancária para sacar o recurso.
As tarifas sociais de água e luz mereceram fiscalização por parte do Poder Legislativo, que se deteve ainda nas condições de trabalho dos profissionais da assistência social.