Alunos do Colégio Episteme visitam a Câmara

Divididos em duas turmas, estudantes conhecem melhor o funcionamento do Palácio Votura

Sessenta alunos do Colégio Episteme visitaram a Câmara Municipal nesta terça-feira (16), acompanhados pelas professoras Christiane Rezende e Evelyn Riola Batista e pelo coordenador pedagógico Álvaro Rezende. A visita foi agendada pelo gabinete do vereador Luiz Carlos Chiaparine.
Divididos em duas turmas de 30, os estudantes (entre 12 e 14 anos), fizeram perguntas sobre atribuição dos vereadores, atuação legislativa e funcionamento da Câmara ao presidente Pepo Lepinsk, ao vereador Wilson Índio da Doze e a servidores da Casa.
Indagado como seria uma cidade perfeita, o presidente respondeu que, na sua opinião, “nenhuma cidade ainda chegou ao estágio da perfeição”, mas – ressaltou -- a população e as autoridades de Indaiatuba “estão fazendo de tudo para que a nossa linda cidade seja uma das melhores do País, em todos os setores”.
A seguir, Pepo perguntou quem gostava de morar em Indaiatuba, e todos os adolescentes levantaram as mãos. “A nossa cidade é realmente diferenciada e é um grande privilégio viver aqui”, reforçou o presidente.
Índio da Doze discorreu sobre a sua atuação como vereador e contou as razões que o levaram a ser o autor da lei que disciplina as propagandas nos postos de gasolina. “A propaganda tem de ser clara, com os dizeres a respeito da promoção, com a mesma tipologia e dimensões do preço ofertado”, expôs.
Interessados em saber como “uma ideia vira uma lei” – na expressão empregada por um aluno --, os adolescentes foram convidados a presenciar a protocolização de uma proposição na Secretaria da Câmara, setor no qual a tramitação das matérias se inicia. “Daí, o projeto passa pelas Comissões para que ele seja analisado em seus aspectos legais e formais, para aí sim ir para votação em plenário”, explicou o presidente.