50 indicações são encaminhadas ao Executivo

Sugestões de obras e serviços se referem a intervenções de qualificação profissional, trânsito, obras, entre outros temas

Cinquenta sugestões de obras e de serviços formuladas pelos vereadores e aprovadas na sessão desta segunda-feira (27) serão encaminhadas para análise e apreciação do chefe do Executivo. As indicações se referem a ações de governo buscando melhorias nos mais variados setores do município, como qualificação profissional, trânsito, obras em vias públicas e cuidados com a saúde das pessoas.

PANIFICAÇÃO
O vereador Luiz Carlos Chiaparine indicou a implantação de curso prático de panificação e confeitaria na cozinha industrial da Fiec – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura. “Tal solicitação se faz para que os próprios alunos dos cursos técnicos de Nutrição e Cozinha possam colocar em práticas seus estudos e ao mesmo tempo ensinar os munícipes interessados em obter renda extra com seu novo negócio”.

PLACAS DE SINALIZAÇÃO
Pepo Lepinsk solicitou a instalação, em caráter de urgência, de placas de sinalização para conscientizar e alertar ciclistas, motos e veículos automotores sobre a existência de animais na estrada dos Cavaleiros, muito utilizada como rota de passeio a cavalo, já que é via de terra. “A sinalização e conscientização ajuda a minimizar eventuais acidentes, alertar a todos e promover mais segurança para quem utiliza a estrada – seja para recreação seja para o dia a dia”, justificou o vereador.

PLACAS SELETIVAS
Ricardo França sugere a instalação de placas seletivas com dizeres sobre o número da linha municipal, o itinerário e o horário de funcionamento nos pontos de ônibus do município. “Recebi reclamações sobre a dificuldade enfrentada pelos usuários do transporte público coletivo para identificarem as linhas municipais que atendem aos diversos pontos de ônibus do município. Segundo consta, os munícipes apontam que, na maioria das paradas de ônibus, verifica-se apenas a presença da placa que identifica o local de embarque e desembarque de passageiros”.

ECOPONTO
O vereador Othniel Harfuch indicou a implantação de um ecoponto subterrâneo de coleta seletiva na Praça Dr. Otávio do Amaral Gurgel na Vila Castelo Branco. “Justifico que, em contato com moradores, recebemos reclamações de que não há local apropriado para o descarte correto e que por esse motivo muitos não o fazem. A implantação do ecoponto vem ao encontro das ações que contribuem a favor do meio ambiente e das boas práticas dos nossos munícipes”.

ONCOLOGIA INTEGRATIVA
Ana Maria dos Santos sugere que seja implementada na rede SUS do município a prática de Oncologia Integrativa para tratamento de pacientes com câncer. A vereadora observa que, embora a oncologia tenha avançado, a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento não melhorou: dor, náuseas e sequelas permanecem. “O paciente sofre muito com o tratamento alopático e é nessa lacuna que a Oncologia Integrativa, através da utilização de práticas integrativas e complementares em saúde, pode contribuir”.

CIRURGIA DE CATARATA
Wilson Índio da Doze indica a realização de mutirão para cirurgias de catarata, uma vez que a “fila é extensa desde o início da pandemia, e muitos estão aguardando há tempos pelo procedimento cirúrgico”.

SINALIZAÇÃO
O vereador Décio Rocha solicita a instalação de redutor de velocidade e de sinalização horizontal e vertical na interseção das ruas Siqueira Campos e Treze de Maio, tendo em vista o número considerável de veículos que trafegam pela região, a fim de evitar os acidentes que lá ocorrem com frequência.

CALÇAMENTO
Alexandre Peres pleiteia a construção de calçamento para pedestres na avenida Conceição, em frente ao Instituto Indaiá, no Cidade Nova II. “A construção de calçada nesse local visa oferecer mais tranquilidade e segurança aos pedestres”, afirma.

JARDIM PAULISTANO
Sérgio Teixeira indica a manutenção e reparos no Parque Ecológico no Jardim Paulistano. “Há vários pontos necessitando de manutenção e reparos (bueiros das laterais do campo de futebol, na ciclovia e pista de caminhada, principalmente no sentido à Toyota), para trazer mais segurança, bem-estar e conforto a todos que utilizam o parque”.

CONVÊNIO
Silene Carvalini sugere a celebração de convênio da Prefeitura com a SEST Senai e com o Centro Educacional Honda, para treinamento e capacitação de motoboys, profissão que está regulamentada em nível federal, através da lei 12.009 de 29 de julho de 2009.

ÁREA DE CONFLITO
Arthur Spíndola solicita a implantação de demarcação de área de conflito no cruzamento da rua Quinze de Novembro com a avenida Conceição. “Temos um fluxo intenso de veículos na avenida Conceição e, em horários de pico, o movimento é ainda maior chegando a causar engarrafamentos”.

AMBULÂNCIA
O vereador Leandro Pinto pediu, em caráter de urgência, que seja disponibilizada uma ambulância no Posto de Guarda do Bairro Campo Bonito para atender em tempo integral a população. “O bairro Campo Bonito necessita de um veículo para auxiliar no transporte de pacientes para o Hospital Augusto de Oliveira Camargo – HAOC, principalmente à noite, quando muitas pessoas eventualmente precisam de atendimento médico”, declarou.