12ª sessão teve 67 proposituras, sendo 12 relacionadas ao novo coronavírus

Distribuição de máscaras nos terminais e fornecimento de marmitas a alunos carentes foram algumas das propostas
12ª sessão teve 67 proposituras, sendo 12 relacionadas ao novo coronavírus

Foto: João Guilherme D´Arcadia ACS/CMI

Como não poderia deixar de ser, a pandemia do Covid-19 mantém-se como o tema principal tratado pelos vereadores. Na sessão de ontem, a 12ª do ano, das 67 proposituras apresentadas, 12 tratavam de questões relacionadas à doença.
Massao Kanesaki sugeriu ao prefeito a distribuição gratuita, nos terminais de ônibus do município, de máscaras de proteção. “Como o governo do Estado decretou a obrigatoriedade do uso de máscara aos usuários do transporte público, em táxis e em transporte por aplicativos, vejo como medida necessária e urgente a distribuição gratuita delas, como forma de reforçar as ações de combate ao coronavírus”, justificou.
O vereador Jorge Luis Lepinsk Pepo apresentou indicação recomendando o fornecimento de marmitas aos alunos de baixa renda da rede pública de ensino. “Muitos estudantes dependiam da merenda escolar para poderem se alimentar, mas, com a pandemia, as aulas foram suspensas. Por isso, estou sugerindo ao prefeito que o município mantenha o fornecimento por meio de marmitas a esses alunos”.
Alexandre Peres, por sua vez, sugeriu a implementação de um programa de incentivo para que os pacientes curados da Covid-19 doem plasma para o Hemocentro da Unicamp. “A Unicamp anunciou que deverá iniciar a coleta de plasma e usá-lo em um protocolo de pesquisa envolvendo o tratamento de pessoas com a doença. Se os resultados forem positivos, essa poderá ser uma opção de tratamento e uma forma de os pacientes de Indaiatuba colaborarem para a cura de outros indaiatubanos e de pessoas de nossa região”.
O vereador Luiz Alberto Pereira Cebolinha pede ao prefeito que oriente os supermercados e os postos de combustíveis a disponibilizarem álcool em gel aos clientes. “O uso do produto para limpeza das mãos, além da lavagem regular, está entre as principais recomendações para prevenção contra o novo coronavírus”, ressaltou.
Edvaldo Bertipaglia recomenda que sejam adotadas medidas fiscalizatórias mais rígidas por parte da Prefeitura no que se refere às filas de atendimento das agências bancárias e das lotéricas da cidade. “Ultimamente as casas lotéricas e agências bancárias têm registrado aumento de movimento, até por conta do calendário de pagamentos e benefícios. Ocorre que constatamos clientes sem máscaras e às vezes até aglomerados, o que aumenta em muito o risco de contágio”.
O vereador Arthur Spíndola sugeriu a instalação de pontos de coleta para o descarte de máscaras usadas. “É necessário que haja cuidado específico no descarte, uma vez que, se a máscara for direto para o ambiente ou até mesmo no processo de triagem dos resíduos urbanos, ela pode infectar outras pessoas”, afirmou.

OUTROS ASSUNTOS

Questões relacionadas à infraestrutura urbana também receberam a atenção dos vereadores. O presidente Hélio Ribeiro indicou a implantação de vagas de estacionamento em 45 graus na avenida 9 de Dezembro, no Jardim Pedroso, nas imediações e defronte ao Centro Universitário Max Planck. “O objetivo é conferir maior conforto e segurança para as pessoas que utilizam a avenida e que precisam acessar os estabelecimentos próximos, garantindo a eles comodidade a acesso facilitado, possibilitando ainda a saída do estacionamento com um campo de visão melhor do tráfego”, afirmou.
João de Souza Januba sugeriu a substituição de lombadas comuns pela elevada nos dois sentidos da avenida Francisco de Paula Leite, em frente à padaria D’Conti. Segundo o vereador, a lombada elevada “se faz necessária porque o lugar é frequentado por muitas crianças e adultos e, naquele trecho, os veículos transitam em alta velocidade, o que pode causar acidentes”.
O vereador Luiz Carlos Chiaparine recomendou a repintura de sinalização de solo em toda a extensão da rua Pedro Gonçalves, visando trazer maior segurança para os motoristas e pedestres.
Ricardo França pede a fiscalização, adequação e manutenção das rampas de acesso para pessoas com cadeiras de rodas nos calçamentos do município. “Em 2000, o governo federal sancionou a Lei de Acessibilidade que dispõe sobre as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Mesmo assim, constata-se em inúmeras regiões do município a inadequação perante os critérios de acessibilidade, notadamente quanto ao estado de conservação das rampas instaladas nas calçadas”.
A vereadora Silene Carvalini indicou a implantação de área de lazer e academia ao ar livre na rua João Otto, no Alto da Bela Vista. Silene argumenta que esse é um pedido antigo dos moradores da região.
Já Adeilson Pereira da Silva Figura sugere a construção de uma quadra poliesportiva para atender as crianças, jovens e idosos dos bairros Jardim Monte Verde, Regina, Colonial, Lauro Bueno, Portal do Sol, Hubert e João Pioli.

MOÇÕES

Na sessão também foram apresentadas 4 moções: uma de congratulação e três de pesar.
O vereador Alexandre Peres congratulou-se com os Guardas Civis Leandro Renato Barbosa e Murilo Cainelles de Araújo por evitarem, bravamente, que uma jovem de 25 anos cometesse suicídio saltando do alto da ponte sobre a rodovia Santos Dumont, no quilômetro 75. No mesmo dia, 3 de maio, a jovem também foi salva após outra tentativa, tendo sido resgatada do córrego Barnabé pelos GCM Mauro de Oliveira e PM Cabo Leandro Pereira da Silva.
As moções de pesar referem-se ao falecimento do pastor João Batista Serafim, ocorrido domingo, dia 10, -- moção apresentada por Silene Carvalini. Alexandre Peres lamentou o falecimento de Leonor Amstalden e de Renato Sccoco.