Vereadores visitam escola para divulgar “Parlamento Jovem”

Educacional e democrático, projeto é direcionado aos estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e particular

O presidente da Câmara Hélio Ribeiro e os vereadores Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) e Ricardo França visitaram quarta-feira a E.E. Profª. Maria Aparecida Pinto da Cunha para divulgar o projeto “Parlamento Jovem” aos alunos e professores. Os assessores dos vereadores Alexandre Peres, Massao Kanesaki e Silene Carvalini também participaram da divulgação.

“O interesse demonstrado pelos alunos foi enorme”, disse Hélio Ribeiro, que contou que, tão logo ouviram as explicações dos vereadores e dos assessores, inúmeros estudantes falaram que gostariam de se inscrever e participar do projeto.

“O Parlamento Jovem” é direcionado aos estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular e tem como objetivo proporcionar a eles a experiência de poderem vivenciar as atividades e o cotidiano dos vereadores por um dia.

As escolas inscrevem seus alunos para serem “vereadores por um dia”. Após os esclarecimentos dos vereadores, os estudantes elegem seus vereadores e, a partir de um processo interno, debatem os mais variados temas que são transformados em indicações, moções e projetos, que visam solucionar problemas reais da comunidade em que vivem.

Dias depois, os alunos eleitos são empossados pelos vereadores da Câmara, em Sessão Ordinária Simulada, que reproduz exatamente a sessão ocorrida toda segunda-feira, às 18h, no Plenário da Câmara.

A sessão solene que receberá os “vereadores” da Escola Maria Aparecida Pinto da Cunha será realizada no dia 3, a partir das 8h30, e é aberta ao público.