Vereadores propõem mais de 100 matérias no primeiro mês

Mesmo em recesso, Câmara de Indaiatuba reúne demandas da população e apresenta ofícios, indicações e projetos de lei

O primeiro mês de trabalho na Câmara de Indaiatuba contou com a apresentação de 101 matérias – indicações, requerimentos, moções e projetos de lei que devem ser lidos na primeira sessão do ano, em fevereiro. Mesmo durante o recesso, os legisladores buscaram se inteirar das demandas da população para preparar os primeiros documentos de 2021.

Em janeiro, além de se instalar em seus gabinetes, os vereadores visitaram bairros e receberam moradores e representantes de entidades do município, respeitadas as recomendações sanitárias impostas pela pandemia de coronavírus. O resultado foi um volume de trabalho muito expressivo.

O presidente da Casa, Pepo Lepinsk, lembra que a Câmara já realizou três sessões extraordinárias neste ano. “Votamos projetos importantes, como o Refis, de autoria do Poder Executivo, que dá uma chance do contribuinte honrar seus compromissos em um momento tão difícil como o que estamos passando”, afirma o chefe do Legislativo, que prepara uma série de intervenções na área de acessibilidade da Câmara.

O vereador Alexandre Peres já assinou 20 matérias, entre as quais três indicações que sugerem a construção de uma unidade de saúde, uma escola municipal e uma área de lazer no Jardim Veneza. O legislador também pretende se dedicar neste ano aos pedidos para mais escolas com horário integral e aos investimentos em saneamento, sua atividade profissional.

Em seu primeiro mandato, a vereadora Ana Bannwart teve os primeiros contatos com a população e apresentou uma indicação solicitando um Centro Oncológico para Indaiatuba. “Hoje os pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia precisam ir a Campinas ou a outras cidades, sendo que um centro aqui ajudaria no tratamento destas pessoas”, afirma.

A causa animal segue motivando Arthur Spíndola, que prestou juramento na última sessão extraordinária. O vereador sugere que o governo do Estado viabilize investimentos para uma Unidade de Saúde Animal no município – a indicação foi assinada junto com o vereador Décio Rocha, que também estreou na Casa e vem percorrendo várias secretarias municipais desde que o ano começou.

Leandro José Pinto, que está no primeiro mandato, vem aproveitando os contatos estreitos que fez no período em que esteve na prefeitura para viabilizar pedidos ao Poder Executivo. A infraestrutura urbana e o esporte são duas das áreas em que pretende dedicar mais energia do seu mandato.

São de autoria de Luiz Carlos Chiaparine quatro indicações que pedem melhorias viárias, instalação de equipamentos públicos e projetos sociais. Em um deles, o vereador requer a colocação de faixas de pedestres nos cruzamentos da Vila Suíça. Em outro, sugere recapeamento em via de Itaici.

O vereador Prof. Luiz Carlos da Silva esteve no Jardim Oliveira Camargo na primeira semana do ano – visita durante a qual ouviu sugestões da população. O resultado foi a apresentação da indicação 20/2021, que prevê a instalação de móveis e bebedouros na unidade de saúde do bairro. “Pretendo continuar visitando a comunidade ao longo deste período”, salienta o legislador.

Preocupado com as consequências da pandemia de coronavírus, Othniel Harfuch sugere que as unidades da Secretaria de Esportes que estão paralisadas emprestem as linhas telefônicas para que os servidores da Secretaria de Saúde possam manter contato com pacientes que contraíram a doença ou que tiveram contato com casos positivos.

O vereador Ricardo França apresentou projeto de lei que dispõe sobre a transparência da folha de pagamento dos órgãos do poder público municipal. Por meio de indicação, o legislador sugere ainda a concessão de vale-transporte proporcional aos dias trabalhados aos servidores municipais que necessitem de transporte coletivo de passageiros.

A primeira-secretária da Casa, Silene Carvalini, recomenda a colocação de grades nos parquinhos do município. “Essa indicação visa proporcionar mais segurança para as crianças e tranquilidade aos pais e acompanhantes. Também evita que os animais entrem, levando riscos às crianças”, afirma a legisladora.

Índio da Doze esteve em janeiro nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Jardim Morada do Sol. Ele elaborou indicação que propõe mudança no acesso das ambulâncias, encurtando o caminho das equipes de socorro. “É algo simples de fazer e que vai melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes”, aponta.

A primeira sessão ordinária da Câmara de Indaiatuba, na qual todos os textos apresentados no recesso serão lidos, acontece no dia 18 de fevereiro, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube.