Vereadores instituem a Semana do Patriotismo e de Prevenção à Prematuridade e às Arritmias Cardíacas

A segunda sessão do ano teve a apresentação de 91 proposituras e a aprovação de 10 projetos de lei

Foto: ACS/CMI - Anselmo Cabral

Os vereadores aprovaram ontem (27) a instituição de três importantes datas: a Semana do Patriotismo, Civismo e Cidadania (de autoria de Hélio Ribeiro), o mês “Novembro Roxo” de prevenção à prematuridade natal – da vereadora Silene Carvalini - e o Dia de Prevenção às Arritmias Cardíacas e à Morte Súbita, de autoria de Massao Kanesaki.
O projeto de Hélio Ribeiro é baseado em proposta apresentada em sessão do Parlamento Jovem. “Foi inspirada em propositura do vereador jovem Carlos Eduardo Dias Rezende, da escola Hélio Cerqueira Leite”, detalhou Hélio na sessão. “Todos os anos, na última semana de abril, podemos contar com atividades e apresentações culturais tendo como lema o incentivo ao patriotismo, com o envolvimento dos estabelecimentos de ensino para a execução e o cântico do Hino Nacional e o Hino de Indaiatuba, antes do início das aulas. A proposta visa à valorização dos símbolos nacionais e locais, despertando o sentimento de nacionalidade, civismo e cidadania”.
Silene Carvalini explica a necessidade de instituir o “Novembro Roxo”: “Segundo dados da Unicef e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no País são prematuros, o que alcança um número alarmante de 300 mil nascidos prematuros todos os anos. E importa observar que 53% dos óbitos no primeiro ano de vida estão diretamente ligados à prematuridade”.
A vereadora, que é enfermeira profissional, propõe que, anualmente no mês de novembro, o Poder Público realize a divulgação dos fatores de risco como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, pré-natal deficitário e a gestação na adolescência ou tardia, bem como o alto índice de césares eletivas, e sua relação causal com a ocorrência de partos prematuros e o das mortes a eles associadas”.
A proposta de Massao Kanesaki, por sua vez, visa conscientizar a população a respeito das medidas preventivas, diagnóstico e tratamentos das arritmias cardíacas e da morte súbita. Para isso, o vereador defende que a Prefeitura realize ações educativas com aulas sobre atividades de ressuscitação cardiopulmonar, com ou sem desfibriladores. “As doenças cardiológicas são as que mais matam no mundo, superando casos de câncer e acidentes de trânsito. E, dentre elas, as arritmias cardíacas, que causam a morte súbita de mais de 300 mil brasileiros todos os anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas”. Por isso – completa Massao --, ações para instruir a população leiga a identificar a frequência cardíaca desregulada são fundamentais”.

OUTRAS APROVAÇÕES

Na mesma sessão, a segunda do ano, foram apresentadas 91 proposituras -- 73 indicações, 1 requerimento, 12 matérias e 5 moções.
Na fase da ordem do dia, os vereadores ainda ratificaram a aprovação de dois projetos de lei votados na semana passada e para os quais, pelo seu teor, a Lei Orgânica do Município exige aprovação em duas sessões distintas. Os projetos dispõem sobre:

• A obrigatoriedade de exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows e eventos culturais no município (de autoria de Luiz Alberto Pereira Cebolinha);
• E que se dê prioridade na marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas para pessoas com acromatose (albinismo), do vereador Jorge Luis Lepinski Pepo.

DO EXECUTIVO

Projeto encaminhado pelo prefeito, que trata do serviço de transporte remunerado de passageiros por aplicativos, foi aprovado em primeira votação. A proposta do Executivo estabelece uma série de alterações na lei 7.225, conhecida como a lei da Uber.

Para conhecer os projetos na íntegra, clique aqui