Vereadores elogiam e aprovam criação de cursinho pré-vestibular gratuito pela FIEC

Emenda ao projeto estende também aos alunos com bolsa integral de escolas particulares o direito às vagas

A Câmara aprovou ontem em regime de urgência e por unanimidade projeto do prefeito Nilson Gaspar que autoriza a FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) a abrir um cursinho pré-vestibular gratuito no município.

O projeto original reservava todas as 120 vagas aos estudantes do ensino médio da rede pública, mas em reunião dos vereadores com o superintendente da FIEC, Mario Cobianchi, entendeu-se que seria necessária a apresentação de emenda que estendesse o direito às vagas também aos alunos de escolas particulares agraciados com bolsa integral.

“Faço aqui um elogio a mais esta opção de ensino gratuito. É isso que muda a vida das pessoas. Parabéns ao Mário Cobianchi”, disse o vereador Ricardo França.

Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) enalteceu o entendimento existente entre os vereadores: “Fica aqui a minha gratidão a todos os companheiros desta Casa. Pois aqui há o entendimento de que precisamos criar oportunidades para os jovens poderem evoluir e ingressarem em uma universidade. Parabéns a todos”.

O presidente Hélio Ribeiro ressaltou a importância da gratuidade. “Todos sabemos dos custos de um cursinho pré-vestibular. Por isso tenho a certeza de que muitos vão aproveitar esta oportunidade”, afirmou.

COMO SERÁ

De acordo com o projeto, o cursinho será ministrado por professores vinculados à FIEC e à Secretaria Municipal de Educação, além de professores voluntários de “diversas áreas com notório conhecimento das respectivas disciplinas”.

O curso será semiextensivo, de duração semestral e as aulas serão ministradas de acordo com o calendário e horários de aulas elaborados pela FIEC. Para matricular-se, o candidato deverá ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio, residir no município e ser aprovado em exame de seleção.

O cursinho terá 120 vagas em 2019, a um custo de R$ 70 mil provenientes do superávit financeiro registrado pela FIEC em 2018. A partir de 2020 o número de vagas será dobrado, a um custo de R$ 120 mil anuais.