Câmara e moradores do Recreio Campestre debatem soluções para enxurradas

Vídeos feitos pelos moradores mostraram a situação mais crítica de três ruas

13/01/2023

Seis vereadores e 43 moradores do bairro Recreio Campestre Internacional de Viracopos se reuniram nesta quinta-feira (12) na Câmara Municipal em busca de solução definitiva para os problemas que se apresentam em três ruas do bairro todas as vezes que chove forte.
Vídeos feitos pelos moradores, e exibidos na reunião, mostraram a situação em que se encontram as ruas Jerivá, Catiguá e Guarita desde dezembro – mês em que teve início o período de chuvas torrenciais que vêm causando transtornos em todo o município e que, de acordo com o Serviço de Águas e Esgoto (SAAE), são as mais volumosas dos últimos 40 anos.
“Jerivá, Catiguá e Guarita são ruas de terra, têm topografia muito acidentada e acabam recebendo as águas que caem nas áreas mais elevadas da região, águas que descem na forma de verdadeiras enxurradas, causando imensas crateras nas três vias”, explicou o presidente da Câmara Pepo Lepinsk, que também é morador da região e articulou, juntamente com o líder do bairro Aírton Chaves, a realização do encontro.
O líder da bancada do prefeito na Câmara, vereador Arthur Spíndola, conversou com o secretário municipal de Obras, que lhe explicou que só há uma solução para o problema: o PCM – Plano Comunitário de Melhorias, modalidade de contratação de obras de infraestrutura em que os proprietários de imóveis do trecho a ser beneficiado aceitam ratear os custos das benfeitorias. Isso porque há vedações legais que impedem o poder público de custear intervenções desta natureza. “Infelizmente, não há milagres. Para resolver o drama dos moradores, serão necessárias grandes obras de infraestrutura”.
Spíndola lembrou que em 2019 o prefeito Nilson Gaspar reuniu-se com os moradores da região, apresentou-lhes o custo das obras e o valor que caberia a cada proprietário de lote. “Naquela oportunidade, não houve a adesão necessária para que o PCM fosse viabilizado”, destacou.
O líder Aírton Chaves ressalvou que, no encontro com o prefeito em 2019, mais de uma dezena de loteamentos da mesma região foi incluído no estudo de viabilidade financeira, o que fez com que a adesão ao PCM ficasse em número insuficiente. “Se tiver um PCM só para o Recreio Campestre, acredito que a adesão dos moradores será grande”.
Os seis vereadores presentes – Pepo, Arthur, Silene Carvalini, Leandro Pinto, Othniel Harfuch e Sérgio Teixeira – comprometeram-se a, nos próximos dias, entregar um ofício ao prefeito solicitando máximo empenho para que até o final de janeiro seja apresentado um novo plano de adesão aos moradores. “Que seja pelo menos para as três ruas mais problemáticas, até porque o custo de manutenção daquelas vias é muito alto. Além disso, o material vai parar na represa do Mirim, assoreando-a ainda mais”, comentou o presidente da Câmara.
Os vereadores ressaltaram também que buscarão recursos federais e estaduais com destinação específica para as obras de infraestrutura do bairro. “Tudo faremos para que os custos sejam justos e o pagamento pelas melhorias não onere demais as famílias”, afirmou Pepo.

registrado em: fixa