Vereadora Silene homenageia nefrologista Marcelo Pinelli

Com uma Moção de Congratulações, o médico foi reconhecido pelas ações que marcaram o Dia Mundial do Rim

O médico nefrologista Marcelo Pinelli, foi agraciado pela vereadora Silene Carvalini, com uma Moção de Congratulações durante a 7ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal, ocorrida dia 1º de abril.

Na justificativa, a vereadora parabeniza Pinelli pela realização do Matriciamento em Nefrologia para médicos e enfermeiros, evento ocorrido na Câmara Municipal, no dia 14 de março, Dia Mundial do Rim. A data faz parte do calendário oficial de Indaiatuba.

Pinelli é diretor técnico do Hospital Dia e Mini-Hospital de Indaiatuba. Com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Secretária Municipal da Saúde (SESAU), participaram dos eventos, além do Dr. Marcelo Pinelli, Dr. Fabrício Milani, Dra. Maria Cristina Bem Costa Dra. Cinthia Carbonara (coordenadora de hemodiálise do Hospital Augusto de Oliveira Camargo -- HAOC), Dra. Cíntia Torres, Dra. Janaína Coimbra, Dra. Thais Gentil, Dr. Ricardo PRECISO DO NOME COMPLETO

O Dia Mundial do Rim é lembrado, em Indaiatuba, há dez anos. “Todos os anos, fazemos um trabalho junto à população para tentar conscientizar sobre a importância dos cuidados para evitar as doenças renais crônicas. É um trabalho de equipe, de todos os nefrologistas do município. Agradeço à vereadora Silene pelo reconhecimento do nosso empenho. Ela também fez a lei municipal que garante uma semana para esclarecimento da população sobre as doenças renais. Estendo meus agradecimentos ao prefeito Nilson Gaspar, a secretaria da Saúde, Graziela Garcia e todos os envolvidos nessa ação”, agradeceu Pinelli. “Vale ressaltar que a SESAU disponibiliza atendimento médico nefrológico em todos os estágios da doença renal crônica desde o nível 1 até o 5”, acrescenta.

Controle

Qualquer pessoa pode ter doença renal, mas quem tem diabete, obesidade ou hipertensão arterial tem mais riscos. Além disso, quem tem alguma doença que leva ao acometimento dos rins, como o lúpus, também tem mais riscos – essa doença, inclusive, atinge mais mulheres. O importante, portanto, é o diagnóstico precoce – que pode ser feito por meio de dois exames. A Urina tipo I é a mais importante, seguido pelo exame da creatinina que é a segunda mais importante.

O tratamento da doença renal crônica muda de acordo com a gravidade. A ideia, na maioria dos casos, é evitar ou retardar a diálise ou o transplante. “Inicialmente, são indicadas mudanças no estilo de vida, como a diminuição do peso, o fim do tabagismo e do etilismo, a realização de atividades físicas e a manutenção de uma alimentação saudável, que inclui frutas, legumes e menos alimentos ultraprocessados. Quando a pessoa tem hipertensão arterial, ela é medicada para controle disso. Se é diabética, a ideia é que ela tenha o melhor controle possível da doença.

Já em fases mais avançadas, considerada a fase 5 da doença renal crônica, o paciente tem uma função renal muito comprometida, então tem de ser encaminhado para um serviço de terapia renal substitutiva, que consiste na diálise ou no transplante de rim. O acompanhamento deve ser regular, os exames devem ser feitos de tempos em tempos, dependendo do estágio.

“Quando apresentei o que hoje é a Lei Municipal 6.683, que institui no Município de Indaiatuba a ‘Semana de Conscientização e Prevenção das Doenças Renais’, foi pensando em disseminar informação e evitar o agravamento das doenças renais; e só posso ficar honrada com essa semana”, afirma a vereadora e enfermeira Silene Carvalini

Quais são os cinco estágios da doença renal?

A TFG, que significa taxa de filtração glomerular, estima a função renal. Se a TFG é de 26, isso significa que seus rins estão funcionando a aproximadamente 26 por cento da taxa normal.

LEVE

ESTÁGIO 1 (Em risco), TFG > 90

ESTÁGIO 2, TFG 89-60

Dano renal com leve perda da função renal